A Religião do antigo Egito

Os egípcios cultuavam vários deuses que possuíam, cada um, características peculiares

A religião do antigo Egito dominava todos os aspectos sociais egípcios. Era politeísta, cada região/localidade possuía seus deuses. A unidade política egípcia organizou em um só conjunto todos os grandes deuses que a sociedade deveria cultuar. Entre eles, se destacavam:

, deus do Sol (principal deus da religião egípcia).

Toth, deus da sabedoria, do conhecimento e da Lua.

Anúbis, deus dos mortos e o do submundo.

Bastet, deusa da fertilidade, protetora das mulheres grávidas.

Hathor, deusa do amor, da alegria, da dança, do vinho e das festas.

Hórus, deus do céu (filho de Osíris e Ísis).

Khnum, deus pastor e das nascentes e das cheias do rio Nilo.

Maat, deusa da justiça e do equilíbrio.

Ptah, deus de Mênfis, considerado criador do mundo e dos artesões.

Seth, deus da tempestade, do mal, da destruição e da violência.

Sobek, deus da paciência e da astúcia.

Osíris, deus da vida após a morte.

Isis, deusa do amor.

Tefnut, deus da nuvem e umidade.

Chu, deus do ar seco.

Geb, deus da terra.

Amon (de Tebas,) deus dos deuses do Egito, depois cultuado junto com Rá, com o nome de Amon-Rá.

Osíris era o deus mais popular, pois simbolizava o próprio Nilo e seu nome estava ligado a uma lenda que conta que seu irmão, Set, o assassinou e o cortou em pedaços. Depois, Isis, mulher de Osíris, carinhosamente conseguiu reunir cada parte do corpo do esposo e as enfaixou. Assim, Osíris voltou à vida, mas foi afastado do mundo terreno e passou a habitar a morada dos deuses, onde os mortos eram julgados de acordo com a vida que levavam na Terra. A crença em uma vida depois da morte e a formação da alma entre os egípcios explicou o costume do embalsamento dos cadáveres. O povo no antigo Egito acreditava que o homem possuía duas almas, Ba e Ka. A segunda alma era o elo com o corpo, podendo entrar em estágio de decomposição. Para evitar o sofrimento ou a destruição do Ka, era costume o embalsamento dos cadáveres. Depois de todo o processo de embalsamento, a múmia era colocada em um sarcófago, ao lado do qual eram depositados objetos pessoais do morto e estatuetas que o simbolizavam.

As múmias egípcias foram e ainda continuam sendo mistério para muitos antropólogos e arqueólogos. Elas são famosas pelo fato de, depois de milênios, muitas delas, ainda se encontrarem de forma quase perfeita.

Publicado por Lilian Maria Martins de Aguiar
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!