450 anos de William Shakespeare
Ato 3, cena 1
Elsinor, na sala do castelo
HAMLET - "Ser ou não ser, eis a questão.
Será mais nobre sofrer na alma
Pedradas e flechadas do destino feroz
Ou pegar em armas contra o mar de angústias
E, combatendo-o, dar-lhe fim?
(Tradução de Millôr Fernandes)
O trecho que você acabou de ler foi retirado da famosa obra de William Shakespeare, Hamlet. “Ser ou não ser, eis a questão”, célebre frase da literatura mundial que é repetida à exaustão por ser a mais existencialista das indagações. A peça cujo enredo situa-se na Dinamarca conta a história do príncipe Hamlet e sua obstinação por vingar a morte do pai, o rei Cláudio, morto pelo próprio irmão, que, depois de sua morte, ocupa o trono do reino e casa-se com a rainha Gertrude. A peça, uma das mais encenadas em todo o mundo, reflete sobre o drama da consciência e o eterno dilema do homem no mundo.
“Ser ou não ser, eis a questão” reflete o drama do homem, vulnerável às vicissitudes do destino
William Shakespeare nasceu em Stratford-Upon-Avon, na Inglaterra, em 23 de abril de 1564 (ano e mês tradicionalmente atribuídos ao seu nascimento). Portanto, no ano de 2014, o mundo celebra os 450 anos do mais famoso dramaturgo e poeta inglês de todos os tempos. Sua produção literária concentrou-se entre os anos de 1590 e 1613, e seu primeiro livro de sucesso foi Romeu e Julieta, que ficaria conhecido como a maior – e mais trágica – história de amor de todos os tempos. A história gira em torno de dois jovens apaixonados, cuja rivalidade entre as famílias obriga-os a viverem um amor impossível. Posteriormente, escreveria as mais importantes obras da língua inglesa, Hamlet, Rei Lear e Macbeth.
Considerada a maior e mais trágica história de amor de todos os tempos, Romeu e Julieta foi a primeira obra de sucesso de William Shakespeare
Apesar de ter sido um poeta e dramaturgo que alcançou prestígio e reconhecimento em sua época, Shakespeare só atingiria o patamar de maior escritor da língua inglesa no século XIX, quando sua obra foi redescoberta por românticos e vitorianos, sendo objeto de análise na academia e inserida nos mais diversos contextos culturais e políticos do mundo. Shakespeare escreveu mais de 38 peças, divididas entre comédias, tragédias e peças históricas. Morreu no ano de 1616 na mesma cidade onde nasceu e no mesmo dia de seu nascimento, 23 de abril.
Em comemoração aos 450 anos de William Shakespeare, o Mundo Educação selecionou para você uma lista de cinco filmes baseados na obra de Shakespeare. Temos certeza de que você vai gostar e certamente se sentirá mais entusiasmado para conhecer melhor as obras originais do escritor. Bom divertimento!
-
Romeu e Julieta: Há duas versões cinematográficas famosas para um dos maiores clássicos de Shakespeare. A primeira, Romeu e Julieta, de 1968, do diretor Franco Zefirelli, e a mais recente, de 1996, do diretor Baz Luhrmann, Romeu + Julieta.
-
Dessa você provavelmente não sabia: A animação produzida pela Disney no ano de 1994, O Rei Leão, dos diretores Roger Allers e Rob Minkoffé, é inspirada em Hamlet. Assim como o famoso príncipe da Dinamarca, Simba também pretende vingar a morte do pai, encomendada pelo próprio irmão para destituí-lo do trono.
-
Produzido em 2004 e dirigido por Michael Radford, o filme O Mercador de Veneza é baseado no livro de mesmo nome, de autoria de Shakespeare.
-
Em 1967, o cineasta italiano Franco Zefirelli dirigiu o filme A megera domada, também inspirado no livro homônimo de Shakespeare.
-
Finalizando nossos cinco filmes baseados na obra de Shakespeare, Dez coisas que odeio em você, de 1999, dirigido por Gil Junger. A produção apresenta uma versão moderna e jovial do livro A megera domada.