Whatsapp icon Whatsapp

A arte da palavra: a Literatura

A literatura é a arte da palavra, mas não apenas isso: “A literatura existe através da linguagem, ou melhor, apesar da linguagem”. (Jorge Luis Borges)
“A literatura torna o mundo real, dando-lhe forma e permanência
“A literatura torna o mundo real, dando-lhe forma e permanência

O que é literatura?

Seria demasiado pretensioso tentar responder de maneira objetiva a essa pergunta. A literatura, como toda arte, prescinde de significação, não pode ser contida porque alcança o inatingível, o imensurável. A literatura é a arte da palavra e faz da palavra o seu principal objeto, concedendo-lhe outras possibilidades, retirando-lhe do seu lugar habitual e transpondo-a para um universo onde apenas homens e mulheres dotados de subjetividade podem percebê-la.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A literatura não permite caminhar, mas permite respirar”.
Roland Barthes

Gostar de literatura exige desapego, afinal de contas, a literatura não serve para nada. Aliás, nem tudo precisa servir para algo: há coisas que dispensam funcionalidade, que existem apenas para embelezar a vida, para aguçar a sensibilidade de quem não se contenta somente com aquilo que é real. A arte, em geral, e a literatura, em particular, são atividades cuja grandeza reside nessa sublime “inutilidade”. A literatura é fruição, é mergulhar no prazer que a leitura pode oferecer. O prazer estético que a literatura proporciona torna-nos mais atentos àquilo que é impalpável, torna-nos sensíveis às dores do mundo.

“A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta”. Fernando Pessoa
“A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta”. Fernando Pessoa

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso”.

Livro do Desassossego – Bernardo Soares (heterônimo de Fernando Pessoa)

“A literatura existe porque a vida não basta”, assim definiu a literatura o mestre Fernando Pessoa. O que seria da vida se não houvesse os momentos de fuga que nos permitem abstrair e, assim, amenizar a dureza da rotina e suas inúmeras obrigações que preenchem de vazio nossos dias? Se para Pessoa escrever é esquecer, para o leitor, ler é esquecer, é permitir-se entrar em sintonia com a palavra, com o estado de fruição que só a arte nos permite experimentar. A vida não basta, e para isso existe a literatura, para preencher os vazios que a realidade não consegue perceber.

A literatura antecipa sempre a vida. Não a copia, amolda-a aos seus desígnios”.
Oscar Wilde

Para ajudá-lo(a) a encontrar possíveis respostas para a nossa pergunta inicial, o Mundo Educação preparou uma seção especial sobre a arte da palavra: a literatura. Nela você encontrará diversos artigos sobre a arte literária e os elementos que a constituem, artigos que proporcionarão a você uma viagem para um universo onde só as grandes almas podem ver. Desejamos a você uma boa leitura e bons estudos!

Publicado por Luana Castro Alves Perez

Artigos de A arte da palavra: a Literatura

450 anos de William Shakespeare
450 anos de William Shakespeare: Saiba mais sobre a vida e obra do mais importante escritor da língua inglesa.
Macunaíma
Leia o resumo e a análise da obra “Macunaíma”. Conheça o enredo e as características mais importantes desse romance modernista de Mário de Andrade.
A Linguagem Teatral
Conheça mais sobre as origens deste gênero literário.
A poesia visual: Concretismo
Palavra, imagem e som na literatura brasileira: Clique e conheça o Concretismo.
A rima
Aprenda o que é rima e saiba como classificá-la entre soante e toante.
A última crônica de Carlos Drummond de Andrade
Ciao: A última crônica de Carlos Drummond de Andrade. Clique e leia o último texto de Drummond publicado pelo Jornal do Brasil.
Alexandre Dumas
Conheça o escritor francês e romântico Alexandre Dumas. Saiba quais são as principais características de suas obras e veja algumas frases do autor.
Anton Tchekhov
Saiba quem foi o escritor russo Anton Tchekhov, conheça as principais características de suas obras e leia algumas frases desse autor realista.
As rimas e suas combinações
Aprenda os diferentes tipos de combinações de rimas analisando a estruturação dos versos do poema.
As variadas formas de intertextualização
Clique aqui e aprenda dois exemplos comuns de intertextualização!
Charles Baudelaire
Conheça o escritor francês Charles Baudelaire. Saiba quais são as principais características de suas obras. Leia algumas frases do autor.
Charles Bukowski
Saiba quem é o escritor estado-unidense Charles Bukowski. Descubra quais são as principais características de suas obras. E conheça algumas frases desse autor.
Cinco mães da Literatura nacional
Comemore o dia das mães lembrando as mais famosas mães da Literatura nacional!
Cinco poemas de Cora Coralina
“Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça”: Conheça cinco poemas de Cora Coralina, a poeta das coisas simples.
Cinco poemas de Manuel Bandeira
Literatura brasileira: Clique e conheça cinco poemas de Manuel Bandeira, um dos expoentes do Modernismo.
Dez poemas de amor em língua portuguesa
Leia e apaixone-se: Dez poemas de amor em língua portuguesa.
Dom Casmurro
Veja o enredo do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. Leia a análise dessa obra, assim como suas características principais e seus elementos mais marcantes.
Dos românticos aos modernos: O essencial da poesia brasileira
Dos românticos aos modernos: Conheça dez poemas essenciais da poesia brasileira.
Edgar Allan Poe
Saiba quem é Edgar Allan Poe. Conheça o seu estilo literário. Veja quais são as suas principais obras, e confira algumas de suas frases.
Émile Zola
Conheça um pouco da biografia de Émile Zola e o estilo de suas obras. Leia também um resumo de “Germinal”.
Epopeia
Entenda o que é a epopeia. Saiba qual é sua estrutura e que elementos compõem-na. Conheça as principais obras do gênero.
Estrofes simples e compostas
Aprenda a diferença entre estrofes simples e compostas e saiba como identificá-las a partir da métrica de seus versos.
Eu lírico
Entenda o que é o eu lírico e como ele se manifesta. Veja como identificar essa voz poética e qual é a diferença entre eu lírico e poeta.
Federico García Lorca
Conheça Federico García Lorca, autor assassinado no contexto da Guerra Civil Espanhola. Conheça seus famosos poemas e peças de teatro.
Fiódor Dostoiévski
Clique aqui e saiba quem foi Fiódor Dostoiévski, autor de “Crime e castigo”. Conheça as características literárias de suas obras. Leia algumas frases do autor.
Foco narrativo
Clique aqui, saiba o que é o foco narrativo, descubra quais são seus tipos e entenda qual é a relação entre foco narrativo e narrador.
Franz Kafka
Saiba quem foi Franz Kafka, entenda quais são suas principais obras e leia uma análise da novela A Metamorfose, além de conferir frases do autor.
Gabriel García Márquez
Saiba quem foi Gabriel García Márquez, importante autor latino-americano. Leia detalhes de sua biografia, descubra suas principais obras e veja frases do autor.
Gênero dramático
Conheça as principais características do gênero dramático. Descubra qual é a estrutura de textos desse gênero. E saiba a diferença entre tragédia e comédia.
Gênero épico
Aprenda mais sobre o gênero épico. Conheça sua origem assim como suas principais características. Leia também os trechos dos textos épicos mais famosos do mundo.
Gêneros literários
Saiba quais são os gêneros literários e suas características, bem como conheça os seus subgêneros.
Goethe
Clique aqui, descubra quem é o autor alemão Johann Wolfgang von Goethe e saiba quais são as principais características de suas obras.
Gregório Duvivier: humorista, roteirista e escritor
Conheça um pouco mais sobre Gregório Duvivier, um artista múltiplo!
Gustave Flaubert
Saiba quem é Gustave Flaubert e as características de suas obras. Veja também algumas frases do autor.
Haicai
Você conhece o haicai? Saiba quais as características desse tipo de poema e como se desenvolveu no Brasil. Veja também alguns exemplos e dicas de como escrevê-lo!
Haikai
Haikai: A arte de fazer um poema com apenas três versos. Leia e inspire-se!
História em quadrinhos
Conheça a origem das histórias em quadrinhos. Aprenda quais são as suas características estruturais e as possíveis temáticas a serem abordadas nelas.
Julio Cortázar
Conheça a vida, a obra e frases marcantes de Julio Cortázar, escritor argentino que revolucionou o jeito de narrar na América Latina.
Júlio Verne
Saiba quem é o escritor francês Júlio Verne. Veja quais são as características de suas principais obras e, além disso, conheça algumas frases do autor.
Liev Tolstói
Conheça a vida e a obra de Liev Tolstói. Saiba quais são suas principais obras, e leia trechos de suas narrativas. Veja também algumas frases famosas do autor.
Linguagem literária
Saiba o que é a linguagem literária. Descubra quais são as suas características e veja quais são as diferenças entre linguagem literária e linguagem não literária.
Linguagem não literária
Linguagem e informação: Conheça os principais aspectos da linguagem não literária.
Literatura africana
Conheça as principais características da literatura africana em língua portuguesa, seus principais autores e obras, e saiba o que é literatura afro-brasileira.
Literatura de cordel
Entenda como a literatura de cordel chegou ao Brasil e se fez como resistência da cultura regional. Leia sobre seus principais autores e características.
Literatura fantástica
Conheça as características da literatura fantástica. Veja quais são as obras e os autores mais conhecidos da literatura fantástica no Brasil e no mundo.
Literatura grega
Conheça a literatura grega, uma das mais antigas da história. Veja suas características, seus principais autores e suas fases.
Literatura negra
Conheça as características da literatura negra. Veja os principais autores e obras desse tipo de literatura e entenda qual é a importância dessa literatura.
Madrigal
Você sabe o que é um madrigal? Descubra o lirismo presente nessa forma poética.
Marcel Proust
Saiba quem foi o famoso autor francês Marcel Proust. Conheça as principais características de suas obras. Além disso, leia algumas frases desse romancista.
Maya Angelou
Saiba quem foi a poetisa Maya Angelou. Conheça a sua biografia e o que ela defendeu em suas obras. Leia algumas frases e poemas de Maya Angelou.
Mia Couto
Veja quem é Mia Couto, importante escritor moçambicano. Conheça as características de suas obras. Leia algumas frases do autor.
O negro na literatura brasileira
Clique aqui e saiba como foi feita a representação do negro na literatura brasileira no passado e descubra como ela é feita no presente.
O que é Literatura?
Neste artigo, refletimos sobre a Literatura, arte da palavra que permite a interação verbal e o registro das transformações culturais e históricas.
O que é poema?
Você sabe o que é um poema? Clique e confira as características desse importante gênero textual.
O que é poesia?
Você sabe o que é poesia? Clique e saiba mais sobre a relação da poesia com as diferentes manifestações artísticas.
Pablo Neruda
Saiba quem é o poeta e diplomata chileno Pablo Neruda. Conheça as principais características de suas obras. Veja algumas frases do autor.
Padre Antônio Vieira
Clique aqui e saiba quem foi Padre Antônio Vieira, importante autor do Barroco. Conheça o estilo literário de suas obras. E leia algumas frases do autor.
Paulina Chiziane
Saiba quem é a escritora Paulina Chiziane, veja quais são as principais características de suas obras e conheça seu livro “Niketche: uma história de poligamia”.
Pepetela
Conheça a vida e a obra de Pepetela, um dos mais importantes escritores angolanos da contemporaneidade, autor do famoso romance histórico Mayombe.
Poesia de Caio Fernando Abreu
A poesia de Caio Fernando Abreu: Clique e conheça cinco poemas de um dos mais populares escritores brasileiros.
Poesia de Ferreira Gullar
A poesia como instrumento de conscientização social: Clique e conheça a poesia de Ferreira Gullar!
Poesia de Machado de Assis
Os versos do Bruxo do Cosme Velho: Clique e conheça a poesia de Machado de Assis.
Poesia, poema e soneto
Você sabe qual é a diferença entre poesia, poema e soneto? Clique e saiba mais sobre o gênero lírico!
Recursos estilísticos da poesia: figuras de linguagem
As figuras de linguagens representam alguns recursos estilísticos da poesia que tornam a mensagem mais expressiva. Conheça algumas delas aqui!
Romance
Aprenda o que é o gênero romance. Conheça suas principais características e seus elementos constituintes. Saiba quais são os tipos de romance que existem.
Romance Policial
Suspense, mistério e crimes: Mergulhe nas incríveis histórias do Romance Policial.
Simone de Beauvoir
Clique aqui, conheça a romancista francesa Simone de Beauvoir e saiba quais são as principais características de suas obras.
Soneto
Saiba o que é o soneto e como ele surgiu. Conheça os principais tipos de soneto e suas características. Além disso, veja exemplos de cada um.
Tipos de verso
Saiba o que é verso e conheça os tipos existentes, além de conferir exemplos e exercícios resolvidos.
Triste fim de Policarpo Quaresma
Confira o enredo e a análise da obra Triste fim de Policarpo Quaresma. Saiba qual o contexto desse romance de Lima Barreto e quais as suas características.
Verso, estrofe e rima
Entenda o que são versos, estrofes, rimas e suas classificações. Aprenda também o que é sílaba poética e como fazer a escansão ou metrificação dos poemas.
Victor Hugo
Conheça Victor Hugo, grande nome do romantismo francês. Conheça seu estilo literário, e veja quais obras ele escreveu. Leia algumas de suas frases.