Probabilidade e Possibilidade

A probabilidade representa números associados aos diferentes finais para uma situação em andamento, sendo que cada final em si caracteriza uma possibilidade.
Possibilidades de um evento

Vamos entender o que é Possibilidade e probabilidade:

Possibilidade é algo que pode acontecer, mas não é certeza.

Quando dizemos: Pode ser que chova hoje! Há possibilidade de chuva, mas não é certeza que vai chover.

Imagine que você jogou uma moeda para cima, nesse caso há duas possibilidades, ela pode cair do lado cara ou coroa, a cara seria a efígie da República ou o "homenageado" e a coroa, o lado do valor.


Moeda, duas faces e duas possibilidades

A mesma ideia para um jogo de dado: ao lançar um dado temos seis possibilidades para o lado que cairá para cima, como mostra a imagem.


Dado: 6 faces e 6 possibilidades

Assim, podemos desenvolver nosso Raciocínio Combinatório que é a maneira de calcular o número total de possibilidades de um caso. Vamos lá!

Júlio tem três camisetas e três bonés de cores diferentes. Quais são as possibilidades de ele sair para passear sem repetir as peças?

Vamos raciocinar: Com cada camiseta ele pode usar três bonés diferentes; então multiplicaremos o número de camiseta vezes o número de bonés.

3 x 3 = 9 Possibilidades

Probabilidade, do mesmo jeito que a Possibilidade, é qualquer coisa que pode acontecer. Só que na Probabilidade tem-se uma estimativa de quanto pode e quanto não pode acontecer. No caso da moeda, por exemplo:

50% de sair cara
50% de sair coroa

Por que 50%?
A probabilidade de sair coroa é uma de duas possibilidades. Representamos 1/2 = 0,5
Multiplicamos por 100 para obter o valor em porcentagem: 0,5 x 100 = 50

 

Vamos calcular a probabilidade: Ao atirar um dado, qual a probabilidade de sair o lado 5 voltado para cima?

O dado possui 6 lados, o lado 5 é uma possibilidade desses seis lados, então representamos pela fração 1/6 = 0,16 x 100 = 16%. A probabilidade de sair o lado 5 para cima é de 16%.Vamos calcular a probabilidade: Ao atirar um dado, qual a probabilidade de sair o lado 5 voltado para cima?

Publicado por Camila Garcia
Português
Requeriu, requereu ou requis?
Requeriu, requereu ou requis? Qual é a forma mais adequada de se conjugar o verbo requerer?