Cálcio

Recém-nascidos precisam de fosfato de cálcio para desenvolver os ossos.

O cálcio é considerado o mineral mais abundante em nosso corpo, ele é essencial desde o nascimento, recém-nascidos precisam de fosfato de cálcio Ca3(PO4)2 para desenvolver os ossos: por isso o aleitamento é tão importante nessa fase, já que o leite materno, além de ser o alimento mais completo, é uma fonte natural de cálcio.

Adultos também precisam desse mineral para prevenir a osteoporose: doença que se manifesta na velhice. O cálcio ainda auxilia em outras funções vitais como: redução da pressão sanguínea, contração muscular apropriada, batimentos cardíacos regulados e baixos níveis de colesterol.


A ingestão satisfatória de cálcio está associada com a redução de risco de doenças cardiovasculares em mulheres na pós-menopausa, esse mineral também é um ótimo aliado na redução de sintomas da TPM (tensão pré-menstrual).

A absorção de cálcio no intestino e a sua passagem para o sangue e ossos, são realizadas sob controle hormonal, daí o porquê dos efeitos benéficos do cálcio em relação às questões hormonais femininas. Por essas e outras razões, as mulheres precisam desfrutar de uma dieta rica em cálcio.

Dicas de alimentos ricos em cálcio: os laticínios (derivados do leite) são considerados fontes primárias de cálcio, e vegetais como espinafre, brócolis, entre outros.

Publicado por Líria Alves de Souza
Português
Requeriu, requereu ou requis?
Requeriu, requereu ou requis? Qual é a forma mais adequada de se conjugar o verbo requerer?