Eletrólise na obtenção de elementos químicos

Como obter Cloro líquido?
Eletrólise é um processo de transformação artificial promovido por um gerador elétrico, tem grande utilização em indústrias na obtenção de elementos químicos, dentre eles metais alcalinos, alcalino-terrosos e gás cloro.

Vejamos como é possível isolar diferentes elementos através da eletrólise ígnea. Os processos a seguir ocorrem em altas temperaturas e na ausência de água (o que diferencia a eletrólise ígnea da aquosa).

- Podemos isolar o elemento Sódio através da eletrólise ígnea de NaCl (cloreto de sódio) fundido em um processo que ocorre a cerca de 800°C.

- Alumínio pode ser obtido pela eletrólise ígnea de Al2O3 (bauxita).

- Cloro gasoso é convertido em Cloro líquido pela eletrólise ígnea do gás cloro (Cl2).

A eletrólise do gás Cloro é muito útil. Graças à transformação do Cloro gasoso em Cloro líquido é possível obter compostos orgânicos clorados, alvejantes, cloro para tratamento de águas para consumo e de piscinas.

É válido ressaltar que na Eletrólise ígnea a passagem da corrente elétrica se dá em substância iônica no estado de fusão, diferente da eletrólise aquosa, em que a passagem elétrica ocorre através de um líquido condutor.

Veja mais!

Purificação de alumínio através da eletrólise. 
Publicado por Líria Alves de Souza
História
Grécia Antiga: Os Cretenses
Assista à nossa videoaula para conhecer a história dos cretenses. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos