Emissão gama

Imagem representativa da emissão gama

A radiação gama é um tipo de radiação eletromagnética produzida geralmente por elementos radioativos. As explosões cósmicas de raios gama são os fenômenos que emitem a maior quantidade de energia por unidade de tempo no universo.

A imagem inicial simula a distribuição das partículas no jato que sai de uma estrela. As cores em amarelo e laranja simulam as partículas de energia muito elevadas, portanto correspondem a emissão dos raios gama. As partículas de menor energia espalham-se em ângulos maiores para fora do jato, estão representadas na cor azul.


A ilustração retrata o poder de penetração dos raios gama, eles não se espalham como as partículas de menor energia (em azul).
A radiação gama possui alta energia e comprimento de onda curto, ou seja, é capaz de penetrar profundamente na matéria. Em razão dessa propriedade, os raios gamas são usados em larga escala pela indústria para esterilizar equipamentos e produtos alimentícios.

A emissão gama revela uma grande importância na medicina. O Cobalto-60, por exemplo, é um emissor de radiação gama e por isso usado no tratamento do câncer. O tratamento consiste em direcionar os raios gama para o tumor, causando sua destruição.

Veja mais!

Radiação gama
– usada na esterilização de equipamentos e produtos alimentícios.

 

Publicado por Líria Alves de Souza
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.