Radiação Gama

Explosão de raios Gama no espaço.
A Radiação gama, proveniente dos raios gama (γ), é um tipo de radiação eletromagnética produzida geralmente por elementos radioativos. Os raios gama, devido à alta energia que possuem, são capazes de penetrar na matéria mais profundamente que a radiação alfa ou beta.

O processo de irradiação de diferentes produtos com raios gama cresce significativamente no mundo. Devido à sua elevada energia, podem causar danos no núcleo das células, por isso são usados para esterilizar equipamentos médicos, alimentos e diversos outros produtos.

Com relação a produtos alimentícios, a irradiação com raios gama permite a descontaminação de alimentos através da eliminação de microrganismos patogênicos, tais como a Salmonella Typhimurium. Além disso, eleva a vida útil do produto, aumentando o seu tempo na prateleira.

No espaço, as explosões cósmicas de raios gama são os fenômenos que emitem a maior quantidade de energia por unidade de tempo no universo. Uma única explosão, com uma duração típica de alguns segundos, emite tanta energia em raios gama quanto o Sol vai emitir durante toda a sua vida (estimada em 10 bilhões de anos).

A cintilografia provém de material radioativo.
Aplicações da radioatividade
Elementos químicos radioativos, emitir radiações, partículas alfa, partículas beta, raios gama, aplicações benéficas da radioatividade, isótopos radioativos, radiotraçadores, radiografia, pausterização térmica, agentes produtores da deterioração.
Combinação de efeito explosivo com danos radioativos.
Bomba de dispersão radiológica
Dispositivo que usa da disperção para alcançar efeitos radiológicos.
O Césio 137 é um elemento altamente radioativo
Césio 137
O que é Césio 137, acidente do Césio em Goiânia, isótopo radioativo, fissão de urânio ou plutônio, equipamentos de radiografia, emitir radiações gama, fiscalização do lixo radioativo, Comissão Nacional de Energia Nuclear, conseqüências do Césio 137.
Mutação gerada pelo contato com radiações.
Efeitos da radiação no corpo humano
Saiba sobre as consequências do contato com a radiação.
Emissão de partícula Beta
Emissão Beta
Como as partículas negativas são emitidas?
Imagem representativa da emissão gama
Emissão gama
A maior quantidade de energia por unidade de tempo no universo.
Cada raio carrega consigo, em média, 109 Joules, o equivalente a 300 kWh de energia
Fatos curiosos sobre os raios
Veja algumas curiosidades sobre os raios, as descargas elétricas atmosféricas que nos fascinam e assustam ao mesmo tempo.
Frederick Soddy propôs as leis da radioatividade *
Leis da radioatividade
Conheça as leis da radioatividade e como elas explicam a formação de um novo elemento químico a partir de emissões radioativas!
O clímax da produção de neutrinos (tipos de léptons) ocorre quando as estrelas morrem, como na explosão da supernova acima
Os léptons
Conheça a classe de partículas subatômicas dos léptons, que envolve o elétron, o muon, o tau e os neutrinos de cada um deles.
Apesar de ser representado na cor laranja ou em tons avermelhados, o Sol apresenta outra cor originalmente
Qual é a cor do Sol?
Você sabia que o Sol não é laranja? Então, qual é realmente a cor desse astro? Quando visto por observadores fora da atmosfera terrestre, o Sol apresenta uma cor específica. Por causa de suas reações de fusão nuclear, ele produz todos os comprimentos de onda da radiação visível. Descubra qual é a cor do sol!
Radiação
Fique por dentro dos assuntos relacionados à radiação. Conheça sua definição, seus tipos e suas aplicações.
Radiações Alfa, Beta e Gama
Radiações invisíveis aos olhos humanos, mas de extrema importância.
Radioatividade do Urânio
Como foi descoberta a radiação emitida por este elemento.
Radioatividade natural e a artificial, como surgiu cada uma delas?
Radioatividade natural e artificial
Origem das diferentes radiações.
Central nuclear
Uso da Energia Nuclear
Mudanças da constituição do núcleo de um átomo, átomo de urânio, fissão nuclear, central nuclear, energia nuclear, materiais radioativos, reator nuclear, energia elétrica, ciclo termodinâmico.
O ateneu | Análise Literária
Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida de Júlia Lopes de Almeida, uma das escritoras mais importantes da literatura brasileira. Confira nossa análise!