Ernest Rutherford

Ernest Rutherford foi um grande físico e químico, ele é responsável pela descoberta das partículas alfa e beta, além de ter conceituado a meia-vida radioativa.
Rutherford (1871-1937)

Ernest Rutherford foi um físico e químico neozelandês. Logo que iniciou sua carreira, já realizou grandes feitos, ele conceituou a meia-vida radioativa. Ainda no campo da radioatividade, realizou pesquisas relacionadas às partículas alfa e beta. Rutherford foi quem descobriu a existência de tais partículas, essa constatação lhe deu a honra de receber um prêmio Nobel no ano de 1908.

Após concluir suas investigações sobre a desintegração dos elementos e a química das substâncias radioativas, Rutherford teve uma importante colaboração para o desenvolvimento do modelo de átomo moderno. Foi ele quem defendeu a ideia de que os átomos têm sua carga positiva concentrada em um pequeno núcleo.


No ano de 1911, Rutherford criou o modelo atômico que levaria seu nome, o átomo de Rutherford. Trata-se de um modelo planetário do átomo e, anos mais tarde, já em 1917, realizou um experimento marcante: a primeira divisão do átomo, mais precisamente do núcleo atômico.

Veja mais!

Lei de Lavoisier – conheça os trabalhos deste cientista.

 

Publicado por Líria Alves de Souza
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.