2. Química
  3. Gases
  4. Lei de Lavoisier

Lei de Lavoisier

O químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), deu início às suas descobertas sobre a Lei de Conservação das Massas no ano de 1785, que recebeu o nome de Lei de Lavoisier em homenagem ao seu criador. Esse cientista foi muito importante para a ciência, e foi até considerado o pai da química moderna.

Existe uma famosa frase para enunciar a Lei de Conservação das Massas: "Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma".

Para constatar suas idéias, Lavoisier fez inúmeras experiências em seu laboratório próprio, uma delas consistia em pesar as substâncias participantes de uma reação química, antes e depois que ela ocorresse. Lavoisier verificou que a massa total do sistema permanecia inalterada quando a reação ocorria num sistema fechado, sendo assim, concluiu que a soma total das massas das espécies envolvidas na reação (reagentes), é igual à soma total das massas das substâncias produzidas pela reação (produtos), ou seja, num sistema fechado a massa total permanece constante.

Para um melhor entendimento do proposto por Lavoisier, observe o experimento: Se colocarmos 65 g de zinco dentro de um vidro contendo 98 g de ácido sulfúrico e em seguida fecharmos o vidro, ocorrerá uma reação química entre as duas substâncias e haverá formação de sulfato de zinco e desprendimento de hidrogênio. A massa do sulfato de zinco somada com a massa do hidrogênio desprendido será de 163 g.

Repare que na reação não houve ganho nem perda de massa, o que ocorreu foi a transformação das substâncias reagentes em outras substâncias.

Outros cientistas fizeram novas experiências que visavam testar a hipótese proposta por esta lei, e mesmo ao utilizarem balanças mais modernas, de grande sensibilidade, os testes confirmaram o enunciado proposto por Lavoisier.

Laboratório de Lavoisier.
Formação de chuva ácida: ácido sulfúrico diluído.
Química da chuva ácida
Venha conhecer os elementos químicos envolvidos na formação da chuva ácida.
Uma das invenções científicas do século XVIII:  A máquina a vapor, criada por Thomas Newcomen em 1712
Principais descobertas científicas do século XVIII
Clique para descobrir quais foram as principais descobertas do século XVIII!
No forno siderúrgico, o ferro metálico é obtido a partir da redução da hematita (agente oxidante) pelo monóxido de carbono (agente redutor)
Agente Redutor e Agente Oxidante
Saiba quais são as características que distinguem um agente redutor de um agente oxidante.
Como acelerar uma reação?
Catalisadores
Saiba sobre a descoberta dos aceleradores de reações.
Calcular a velocidade instantânea e a velocidade média de reações químicas é importante principalmente nas indústrias químicas
Velocidade instantânea em uma reação química
Aprenda a calcular a velocidade instantânea, que corresponde à velocidade da reação num intervalo de tempo muito pequeno.