Glem Seaborg

Glenn Seaborg (1912-1999)

Glenn Seaborg, um químico norte-americano, trabalhou no projeto da bomba atômica. Juntamente com outros cientistas, realizou pesquisas envolvendo os elementos transuranianos e reações em pilhas atômicas. Para quem não sabe, os chamados elementos transuranianos são aqueles cujo número atômico é maior que 92.

Dentre os feitos de Seaborg está a organização da série dos actinídeos na Tabela Periódica dos elementos químicos. Ele propôs que os elementos Th (Tório), PA (Protactíneo) e U (Urânio) deveriam ser os primeiros membros dessa série.


Os trabalhos de Seaborg lhe renderam um prêmio Nobel no ano de 1951, pela descoberta do Plutônio. Mas não foi somente este elemento que Seabord isolou, ele e sua equipe de pesquisa foram os responsáveis pela descoberta de outros elementos como, por exemplo, amerício (Am), cúrio (Cm), berquélio (Bk), califórnio (Cf), einstênio (Es), férmio (Fm) e mendelévio (Es).

Não obstante, Seaborg se tornou diretor do Laboratório Metalúrgico da Universidade de Chicago, onde iniciou a produção industrial do plutônio (Pu). E ele foi mais além, aperfeiçoou o método de isolamento do Pu a partir dos produtos da reação.

Publicado por Líria Alves de Souza
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos