Nitrilas ou Cianetos
As Nitrilas ou Cianetos constituem um grupo de compostos orgânicos resultantes da substituição do átomo de hidrogênio do cianeto de hidrogênio ou ácido cianídrico (H — C ≡ N). Portanto, essa classe de compostos é caracterizada por conter o seguinte grupo funcional:
— C ≡ N
Esses compostos se apresentam em sua maioria (nitrilas alifáticas com até 14 carbonos) na forma líquida, sendo insolúveis em água e bastante tóxicos.
O próprio ácido cianídrico é considerado a nitrila de estrutura mais simples e também a mais tóxica. Ele é um líquido nas condições de pressão e temperaturas ambientes, mas seu ponto de ebulição é muito baixo (26ºC); por isso, em temperaturas um pouco maiores, torna-se um gás com cheiro de amêndoas amargas. O íon cianeto (CN-) proveniente da ionização desse gás pode levar à morte se for inalado mesmo em pequenas quantidades. Inclusive esse gás foi utilizado em câmaras de execução sistemática de prisioneiros em campos de extermínio na Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Outras nitrilas importantes são:
- Acrilonitrila (CH2 — CH2 — C ≡ N): essa nitrila, que também é conhecida como cianeto de vinila, é a propenonitrila. Em condições ambientes é um líquido menos denso que a água, de cor clara e de cheiro irritante. Seus vapores são inflamáveis e é muito utilizada na fabricação de polímeros acrílicos, como as lãs sintéticas denominadas orlon;
- Acetonitrila (CH3 — C ≡ N – etanonitrila): solvente muito utilizado em Química Orgânica, principalmente para auxiliar na extração de pesticidas em amostras de plantas, semente e produtos derivados de soja. Isso é importante porque serve para controlar abusos do uso dessas substâncias nas plantações de soja.
Nomenclatura:
A nomenclatura desses compostos pode se dar de duas formas. Na primeira forma coloca-se no fim do nome a palavra “nitrila”, sendo que o restante da nomenclatura (o prefixo e o infixo) segue as mesmas regras dos outros grupos funcionais orgânicos.
Por exemplo:
H — C ≡ N: metanonitrila
CH3 — C ≡ N: etanonitrila
CH2 — CH2 — C ≡ N: propenonitrila
CH3 — CH2 — C ≡ N: propanonitrila
A segunda forma é com o uso da palavra “cianeto”, que corresponde ao grupo funcional.
Exemplos:
H — C ≡ N: cianeto de hidrogênio
CH3 — C ≡ N: cianeto de metila
CH2 — CH2 — C ≡ N: cianeto de vinila