Poliuretano versátil

O poliuretano versátil é um polímero bastante resistente e leve, ele é muito utilizado na fabricação de preservativos.
Poliuretano na forma de bisnagas

O polímero que recebe o nome poliuretano é caracterizado por ser um material super leve. Essa característica lhe confere uma vasta utilização, daí nosso termo “poliuretano versátil”.

A começar pela camisinha, um popular e eficiente método contraceptivo que tem sua composição em polímeros, e para garantir a leveza dos preservativos, o poliuretano se mostrou perfeito. Apesar de assumir a forma delicada (fina e leve) de um preservativo, o poliuretano é super resistente e garante que os micro-organismos causadores de doenças sexualmente transmissíveis (vírus e bactérias) não ultrapassem as barreiras da camisinha.


Essa leveza inigualável é produto de um intenso trabalho dos químicos. O poliuretano é obtido através da reação de moléculas que têm um grupo álcool com outras que têm grupos isocianato. À medida que os componentes se misturam, uma forte ligação química é formada. Em seguida é feita a adição de líquido volátil, o que resulta em bolhas de gás no plástico, até chegar à seguinte composição: 95% de gás, daí o porquê de o poliuretano ser leve.

Mais utilizações do polímero: enchimento de assentos em carros, revestimento à prova de som embaixo dos carpetes automotivos, painéis isolantes, etc.

Publicado por Líria Alves de Souza
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.