Polímero Natural

O látex extraído da seringueira origina polímeros.

Os polímeros naturais podem ser divididos em dois grupos distintos denominados de polímeros de adição e condensação.

Polímeros de condensação

Os polissacarídeos e as proteínas são polímeros de condensação obtidos a partir de monossacarídeos e aminoácidos, respectivamente.

Polissacarídeos

Os polissacarídeos podem ser a celulose, o amido e o glicogênio, tendo em vista que são retirados através da polimerização dos monossacarídeos, a sua fórmula é C6H12O6. O principal polissacarídeo é a sacarose, popularmente conhecida como açúcar.
Os polissacarídeos são formados a partir da junção de muitas moléculas de monossacarídeos.

n C6H12O ____________ (C6H10O5)n + (n – 1) H2O
glicose ____________ amido, glicogênio e celulose

O amido é importante em nossa alimentação, ele é fonte de carboidratos encontrados em alimentos como cereais, algumas raízes, batata, trigo, arroz, milho, mandioca e cevada.
O polissacarídeo encontrado em abundância na natureza é a celulose.

Proteínas

Proteína nada mais é que polímeros gerados através da condensação de α-aminoácido, as proteínas se encontram inseridas em todas as células vivas, algumas são responsáveis pelo aparecimento de fibras musculares, cabelo e pele, já as enzimas atuam como catalisadores nas reações que acontecem no organismo, também existem proteínas que têm função de regular o metabolismo e que contribui no sistema imunológico.

Polímeros de adição

A borracha natural é um polímero de adição, ela é obtida da árvore Hevea brasiliensis, que é uma árvore típica da região Amazônica e popularmente conhecida como Seringueira. A extração da borracha é simples, é feita uma incisão (corte) no caule e em seguida se obtém um líquido branco denominado Látex, que se transforma em borracha.
O monômero da borracha é o 2-metilbuta-1,3-dieno:

Vulcanização

O processo de transformação do látex em borracha recebe o nome de Vulcanização e é feito do seguinte modo:

O látex obtido da seringueira é precipitado originando uma substância viscosa, a borracha natural. O uso da borracha natural é restrito por ser facilmente alterada segundo a temperatura, nos dias mais frios a borracha fica quebradiça, enquanto que em dias mais quentes o material apresenta uma característica mais gosmenta. Sendo assim, a massa viscosa obtida do látex é aquecida com enxofre originando a borracha vulcanizada. Esse tipo de borracha é mais resistente porque não recebe influência em relação à temperatura, é também bastante elástica e resistente a atritos.

Publicado por Eduardo de Freitas