Polímero Natural

Os polímeros naturais podem ser divididos em dois grupos distintos denominados de polímeros de adição e condensação.

Polímeros de condensação

Os polissacarídeos e as proteínas são polímeros de condensação obtidos a partir de monossacarídeos e aminoácidos, respectivamente.

Polissacarídeos

Os polissacarídeos podem ser a celulose, o amido e o glicogênio, tendo em vista que são retirados através da polimerização dos monossacarídeos, a sua fórmula é C6H12O6. O principal polissacarídeo é a sacarose, popularmente conhecida como açúcar.
Os polissacarídeos são formados a partir da junção de muitas moléculas de monossacarídeos.

n C6H12O ____________ (C6H10O5)n + (n – 1) H2O
glicose ____________ amido, glicogênio e celulose

O amido é importante em nossa alimentação, ele é fonte de carboidratos encontrados em alimentos como cereais, algumas raízes, batata, trigo, arroz, milho, mandioca e cevada.
O polissacarídeo encontrado em abundância na natureza é a celulose.

Proteínas

Proteína nada mais é que polímeros gerados através da condensação de α-aminoácido, as proteínas se encontram inseridas em todas as células vivas, algumas são responsáveis pelo aparecimento de fibras musculares, cabelo e pele, já as enzimas atuam como catalisadores nas reações que acontecem no organismo, também existem proteínas que têm função de regular o metabolismo e que contribui no sistema imunológico.

Polímeros de adição

A borracha natural é um polímero de adição, ela é obtida da árvore Hevea brasiliensis, que é uma árvore típica da região Amazônica e popularmente conhecida como Seringueira. A extração da borracha é simples, é feita uma incisão (corte) no caule e em seguida se obtém um líquido branco denominado Látex, que se transforma em borracha.
O monômero da borracha é o 2-metilbuta-1,3-dieno:

Vulcanização

O processo de transformação do látex em borracha recebe o nome de Vulcanização e é feito do seguinte modo:

O látex obtido da seringueira é precipitado originando uma substância viscosa, a borracha natural. O uso da borracha natural é restrito por ser facilmente alterada segundo a temperatura, nos dias mais frios a borracha fica quebradiça, enquanto que em dias mais quentes o material apresenta uma característica mais gosmenta. Sendo assim, a massa viscosa obtida do látex é aquecida com enxofre originando a borracha vulcanizada. Esse tipo de borracha é mais resistente porque não recebe influência em relação à temperatura, é também bastante elástica e resistente a atritos.

O látex extraído da seringueira origina polímeros.
Publicado por: Eduardo de Freitas
As substâncias naturais orgânicas estão presentes dentro de nós e em praticamente tudo ao nosso redor
Substâncias Naturais Orgânicas
Saiba o que são as substâncias naturais orgânicas, onde elas são encontradas e como são utilizadas.
Poliuretano na forma de bisnagas
Poliuretano versátil
Clique aqui e conheça as características e utilizações do poliuretano versátil!
Sequência de aminoácidos individuais que formam uma proteína
A química das proteínas
Aprenda quais são os elementos químicos, as formas estruturais e as principais características que envolvem a química das proteínas.
A propanona remove esmalte de unhas.
Cadeias carbônicas e suas classificações
Propanona, acetona, cetonas, heteroátomos, moléculas orgânicas, funções orgânicas, Funções nitrogenadas, Função hidrogenada, Aminas, amidas Hidrocarbonetos, Funções halogenadas, Haletos orgânicos, Funções oxigenadas, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, derivados de ácidos, fenóis, álcoois, éteres, oxigênio, Cadeia Saturada, Cadeia Insaturada.
O carbono está presente na sacarose (açúcar comum).
Estudo do Carbono
Estrutura do carbono, postulados de Couper-Kekulé, Unidade fundamental da Química Orgânica, formação dos compostos orgânicos, Archibald Scott Couper, Friedrich August Kekulé, Tetravalência constante, valências do carbono, clorometano, Encadeamento constante, sacarose, ácido sulfúrico, carvão.
Os bambolês são constituídos de polietileno.
Descoberta dos polímeros
Descoberta dos polímeros, monômeros, polimerização, polímero da Segunda Guerra Mundial, isolante elétrico de radares militares, polietileno de baixa densidade, sacolas plásticas, polietileno de alta densidade.