Whatsapp icon Whatsapp

Polímero Natural

O látex extraído da seringueira origina polímeros.
O látex extraído da seringueira origina polímeros.

Os polímeros naturais podem ser divididos em dois grupos distintos denominados de polímeros de adição e condensação.

Polímeros de condensação

Os polissacarídeos e as proteínas são polímeros de condensação obtidos a partir de monossacarídeos e aminoácidos, respectivamente.


Polissacarídeos

Os polissacarídeos podem ser a celulose, o amido e o glicogênio, tendo em vista que são retirados através da polimerização dos monossacarídeos, a sua fórmula é C6H12O6. O principal polissacarídeo é a sacarose, popularmente conhecida como açúcar.
Os polissacarídeos são formados a partir da junção de muitas moléculas de monossacarídeos.

n C6H12O ____________ (C6H10O5)n + (n – 1) H2O
glicose ____________ amido, glicogênio e celulose


O amido é importante em nossa alimentação, ele é fonte de carboidratos encontrados em alimentos como cereais, algumas raízes, batata, trigo, arroz, milho, mandioca e cevada.
O polissacarídeo encontrado em abundância na natureza é a celulose.


Proteínas

Proteína nada mais é que polímeros gerados através da condensação de α-aminoácido, as proteínas se encontram inseridas em todas as células vivas, algumas são responsáveis pelo aparecimento de fibras musculares, cabelo e pele, já as enzimas atuam como catalisadores nas reações que acontecem no organismo, também existem proteínas que têm função de regular o metabolismo e que contribui no sistema imunológico.


Polímeros de adição

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 A borracha natural é um polímero de adição, ela é obtida da árvore Hevea brasiliensis, que é uma árvore típica da região Amazônica e popularmente conhecida como Seringueira. A extração da borracha é simples, é feita uma incisão (corte) no caule e em seguida se obtém um líquido branco denominado Látex, que se transforma em borracha.
O monômero da borracha é o 2-metilbuta-1,3-dieno:
 

 

Vulcanização

O processo de transformação do látex em borracha recebe o nome de Vulcanização e é feito do seguinte modo:

O látex obtido da seringueira é precipitado originando uma substância viscosa, a borracha natural. O uso da borracha natural é restrito por ser facilmente alterada segundo a temperatura, nos dias mais frios a borracha fica quebradiça, enquanto que em dias mais quentes o material apresenta uma característica mais gosmenta. Sendo assim, a massa viscosa obtida do látex é aquecida com enxofre originando a borracha vulcanizada. Esse tipo de borracha é mais resistente porque não recebe influência em relação à temperatura, é também bastante elástica e resistente a atritos.

Publicado por Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados

Cadeias carbônicas
Clique aqui e saiba o que são as cadeias carbônicas. Conheça os critérios utilizados em sua classificação. Entenda como é estabelecida sua nomenclatura.
Descoberta dos polímeros
Descoberta dos polímeros, monômeros, polimerização, polímero da Segunda Guerra Mundial, isolante elétrico de radares militares, polietileno de baixa densidade, sacolas plásticas, polietileno de alta densidade.
Estudo do Carbono
Estrutura do carbono, postulados de Couper-Kekulé, Unidade fundamental da Química Orgânica, formação dos compostos orgânicos, Archibald Scott Couper, Friedrich August Kekulé, Tetravalência constante, valências do carbono, clorometano, Encadeamento constante, sacarose, ácido sulfúrico, carvão.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.