Radônio

Paciente sendo submetido à Radioterapia.

O radônio, elemento químico pertencente à família dos gases nobres, é totalmente natural e se forma durante o decaimento do urânio-238. Possui símbolo Rn, número atômico igual a 86 (86 prótons e 86 elétrons), e massa atômica relativa de 222 u.

Localização na tabela periódica: grupo 18 ou 8 A.


Ocorrência na natureza: pequenas quantidades de radônio podem ser encontradas em fontes de águas termais. O elemento também é expelido naturalmente pela superfície da terra, principalmente em regiões de solo granítico.

Características físicas do Radônio: é um elemento radioativo, incolor, encontra-se no estado gasoso e é inerte, ou seja, não reage com outros elementos.

Aplicações do Radônio: é usado no tratamento de câncer, nas chamadas radioterapias e também como componente de cápsulas para aplicação em pacientes com tumores, nesses casos o gás é obtido a partir do elemento químico radioativo Rádio (Ra).

Publicado por Líria Alves de Souza
História
Grécia Antiga: Pólis
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais características de uma pólis grega. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos