Reações de Simples Troca
Uma reação de simples troca ocorre quando reagem uma substância simples (formada por um único tipo de elemento químico) e uma substância composta (formada por mais de um tipo de elemento), originando uma nova substância simples e outra composta.
Dizemos que a substancia simples “desloca” da substância composta uma nova substância simples. Por isso, ela também é chamada de reação de deslocamento.
Outro nome comumente dado para essas reações é de substituição, pois um tipo de elemento é substituído por outro na substância composta.
Genericamente, temos:
A + BC → AB + C ou A + BC → AC + B
Um exemplo desse tipo de reação inorgânica ocorre quando o ferro reage com alguma solução ácida, como uma solução aquosa de ácido clorídrico:
2 Fe(s) + 6 HCl(aq) → 2 FeCl3(aq) + 3 H2(g)
Observe que nessa reação o ferro é a substância simples e o ácido clorídrico é a substância composta. O ferro perde três elétrons que são recebidos pelos íons hidrogênio do ácido, formando então uma nova substância simples (o gás hidrogênio – H2) e uma nova substância composta (o cloreto de ferro III- FeCl3).
Visto que nas reações de simples troca há também transferência de elétrons entre as substâncias, elas também correspondem a reações de oxirredução.
No entanto, a reação acima só ocorreu porque o ferro é mais reativo que o hidrogênio. Dessa forma, o metal (ou ametal) mais reativo precisa ser o que está na substância simples, que poderá então deslocar o outro metal (ou ametal) menos reativo que está na substância composta. Para verificarmos se a reação de simples troca realmente ocorrerá, temos que analisar a fila de reatividade dos metais e dos ametais, que são dadas abaixo:
Por exemplo, será que as reações abaixo ocorrem?
- Zn + HCl → ?
- P + HCl → ?
- Cl2 + KI → ?
- I2 + KCl → ?
Temos que:
- Zn + HCl → ZnCl2 + H2
Pela fila de reatividade dos metais, vemos que o zinco é mais reativo que o hidrogênio, por isso a reação acima ocorrerá. Se colocarmos uma lâmina de zinco numa solução de acido clorídrico, veremos a formação de uma grande efervescência, que indica a liberação de gás hidrogênio.
- Cu + HCl → Não ocorre.
O cobre é menos reativo que o hidrogênio, por isso, se colocarmos uma lâmina de cobre numa solução de ácido clorídrico, não acontecerá nada.
- Cl2 + 2 KI → 2 KCl + I2
Essa reação ocorre, porque pela fila de reatividade dos ametais, notamos que o cloro é mais reativo que o iodo.
- I2 + KCl → Não ocorre.
O iodo é menos reativo que o cloro, por isso, essa reação não acontece.