Reatividade dos metais

Os metais em geral são muito reativos, eles reagem com a água, com ácidos, com bases, entre outros. Vejamos exemplos de cada uma dessas ocorrências:

Reação com ácidos

O ouro é um exemplo de metal que sofre esse tipo de reação, mas possui uma condição: não reage com ácidos isolados. Para que o ataque aconteça é preciso uma mistura de ácidos, é a chamada água régia. Esta solução se forma da junção de ácido clorídrico (HCl) e ácido nítrico (HNO3). Acompanhe a reação:

Au (s) + 3 HNO3 (aq) + 4 HCl (aq) → HAuCl4 (aq) + 3 H2O (l) + 3 NO2 (g)

Reação com água

A água reage com alguns metais originando como produto gás hidrogênio (H2) e hidróxido de sódio (NaOH). Estes metais são pertencentes à classe de Metais alcalinos e Metais alcalino-terrosos, como: Lítio (Li), Bário (Ba), Césio (Cs), Potássio (K), Rádio (Ra), Cálcio (Ca), Estrôncio (Sr), entre outros.

Equação do processo:

2 Ba (s) + 2 H2O (l) → 2 BaOH (aq) + H2 (g)

Reação com bases

Somente alguns metais possuem a propriedade de reagir com bases, são eles: Zinco (Zn), Chumbo (Pb), Estanho (Sn), Alumínio (Al).

Zn (s) + 2 NaOH (aq) → Na2ZnO2 (aq) + H2 (g)

O produto será um sal e gás hidrogênio (H2).

Veja mais!

Metais
Conheça as características dos metais


 

Publicado por Líria Alves de Souza
História
Grécia Antiga: Os Cretenses
Assista à nossa videoaula para conhecer a história dos cretenses. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos