Metais

As características únicas apresentadas pelos metais é que os diferem das demais substâncias: a maioria é sólida à temperatura ambiente (25°C) e apresentam cor prateada. Mas existem exceções como o Mercúrio (Hg), que é o único metal encontrado na natureza no estado líquido, e possui cor prateada e um brilho característico denominado “aspecto metálico”. O Cobre (Cu) e o Ouro (Au) também se diferem dos outros metais e apresentam coloração vermelha e dourada respectivamente.

Algumas experiências realizadas com Raios-x levaram à concepção que os metais sólidos possuem um agrupamento de cátions fixos, rodeados por elétrons. Esses elétrons estão deslocalizados porque pertencem à camada de valência e não são atraídos pelo núcleo. Esses experimentos definiram a estrutura atômica dos metais, que é a chamada “Estrutura Cristalina”. Esse fator é responsável pelas propriedades dos Metais, que são:

Condutibilidade: os metais são excelentes condutores de corrente elétrica e de calor. A capacidade que os metais têm de conduzir eletricidade se explica pela presença da nuvem de elétrons, que conduz corrente elétrica nos fios de eletricidade, não só neles, mas em qualquer objeto metálico.

Os fios de transmissão elétrica são feitos de alumínio ou cobre, assim como as panelas que usamos para cozinhar alimentos. Os metais possuem a capacidade de conduzir calor de 10 a 100 vezes mais rápido do que outras substâncias.

Brilho: os objetos metálicos, quando polidos, apresentam um brilho característico dos metais, por causa dos elétrons livres localizados na superfície dos objetos que absorvem e irradiam a luz.

Maleabilidade: essa é a capacidade que os metais têm de produzir lâminas e chapas muito finas.

Ductibilidade: produzem fios. Se aplicarmos uma pressão adequada em regiões específicas na superfície de um metal, esse pode se transformar em fios e lâminas.

Maleabilidade: permite obter diversos objetos.
Composto estável: camada de valência completa.
Regra do Octeto
Como os átomos se ligam para atingir a estabilidade eletrônica?
Gases se apresentam como moléculas ou átomos isolados.
Estudo do comportamento dos gases
Reação dos gases ao aumento de temperatura e pressão.
Linus Pauling criou um diagrama de distribuição eletrônica que serve tanto para átomos neutros como para íons
Distribuição eletrônica de íons
Aprenda a realizar a distribuição eletrônica de íons no diagrama de Linus Pauling.
A medida da temperatura é uma propriedade intensiva
Propriedades intensivas e extensivas
Conheça o que diferencia as propriedades intensivas e extensivas e como algumas delas podem ser usadas para identificar as substâncias.
A grafita é um alótropo do ametal carbono que tem capacidade de conduzir corrente elétrica
Propriedades dos ametais
Conheça as principais propriedades físicas e químicas dos ametais!
Modelo de hibridização entre um orbital s e um orbital p
Hibridização do Berílio
Clique e aprenda como se processa a hibridização do Berílio e conheça ainda a forma como seus orbitais devem ser classificados e representados!
A confecção de joias é uma aplicação dos metais nobres
Metais nobres
Clique e aprenda o que são os metais nobres e conheça as principais características de cada um deles!
Botes salva-vidas podem ser inflados a partir de reações com hidróxidos
Reações com hidretos
Clique e aprenda os princípios e como devemos proceder na montagem de equações que representam reações com hidretos.
As massas atômicas dos elementos que aparecem na Tabela Periódica levam em conta todos os isótopos naturais que os formam
Massa atômica de um elemento
Entenda qual é a diferença entre a massa atômica de um elemento e a massa atômica de um átomo, além de compreender como elas são determinadas.
Semelhanças entre átomos
Saiba a diferença entre Isótonos, Isóbaros e Isótopos.
As três maiores partículas subatômicas
Aprenda sobre elétrons, nêutrons e prótons.
Os três estados físicos ou de agregação da água são: sólido, líquido e gasoso
Gráfico de Mudança de Estado Físico
O gráfico de mudança de estado de qualquer substância pura apresenta sempre dois patamares com temperaturas fixas.