Sal por toda parte

Sais de banho

Engana quem pensa que sal é só aquele encontrado em nossa cozinha (cloreto de sódio-NaCl). Existe uma infinidade de sais, de forma artificial ou livres na natureza, prontos para serem utilizados nas mais variadas aplicações. Vejamos os sais mais conhecidos:

Carbonato ácido de sódio (NaHCO3): mais conhecido como Bicarbonato de sódio, um sal ácido que reage com água liberando CO2 e produzindo NaOH. Aplicação: em efervescentes que combatem a acidez estomacal, fermento para bolos e extintores de incêndio.


Carbonato de sódio (Na2CO3): conhecido popularmente como soda cáustica, é usado na fabricação de sabões e detergentes, celulose e papel. É utilizado nas estações de tratamento de água (ETA’s) e em piscinas como neutralizante da acidez da água.

Nitrato de potássio (KNO3) e Nitrato de sódio (NaNO3): esse último também é conhecido como salitre-do-chile – ambos são empregados como conservantes dos embutidos de carne (presunto, salame, mortadela, rosbife).

Carbonato de cálcio (CaCO3): sal sólido branco insolúvel em água, retirado do calcário, da calcita ou do mármore. É encontrado também nas cascas de ovos, nas pérolas e nos recifes de corais. É aplicado na fabricação do cimento, vidro, cal virgem, etc. Esse sal tem uma importante aplicação na agricultura, é usado para correção da acidez do solo.

Fluoreto de sódio (NaF2): sal que auxilia na formação do esmalte dental, aumentando a resistência à cáries. Em razão dessa função, é aplicado em pastas de dente e enxaguatórios bucais.

Sulfito de sódio (Na2SO3): sal sólido cristalino usado na conservação de alimentos, refinação de açúcar e no processo de clareamento do papel sulfite.

Veja mais!

Aplicação dos sais inorgânicos

Publicado por Líria Alves de Souza
Sociologia
Friedrich Engels
Veja nesta videoaula uma breve biografia de Friedrich Engels, um dos maiores nomes do marxismo.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos