Sódio na medida certa

Derivados do leite são ricos em sódio.
O metal alcalino sódio tem sua função essencial na fisiologia animal e está presente em abundância nos tecidos e na alimentação humana. Sob forma ionizada, é um dos principais fatores de regulação osmótica do sangue, plasma, fluidos intercelulares e do equilíbrio ácido-base.

A deficiência de sódio no organismo traz conseqüências como: Letargia, fraqueza, convulsões. Por outro lado o excesso de sódio causa: Cefaléia, delírio, parada respiratória, hipertensão, eritema da pele. Sendo assim, é preciso elaborar uma dieta equilibrada desse mineral para a nossa alimentação.

A quantidade mínima de sódio que tem que estar presente no organismo para uma vida saudável é difícil de ser calculada, sendo que dietas com baixos níveis de sódio são indicadas para pacientes com problemas cardíacos, mas não há dúvidas de que é preciso reduzir a quantidade de sal (cloreto de sódio) em uma dieta, ele causa problemas como distúrbios fisiológicos e hipertensão, contudo participa de funções básicas no corpo, como equilíbrio ácido-base, equilíbrio de água no organismo, contração muscular, impulsos nervosos, ritmo cardíaco, entre outros, sendo então fundamental para a saúde física.

“A Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda que a ingestão de sal seja de 6 g por dia, o que equivale a 1 colher de chá.”

A diminuição de sódio na alimentação é uma recomendação para todos, e não só para pessoas hipertensas. A quantidade presente de sódio em alimentos de origem animal é maior que nos de origem vegetal, está nos níveis de 50 e 100 mg por 100 g. Estão incluídos nesses alimentos: leite e derivados, carnes e peixes, batatas e grãos, frutos do mar, alimentos enlatados, conservas, embutidos e defumados são ricos em sódio.

Alguns conselhos para reduzir o consumo de sal:

- Dê preferência em consumir alimentos naturais e evite os industrializados;

- Retire o saleiro da mesa durante a refeição;

- Ao preparar os alimentos utilize uma quantidade mínima de sal;

- Utilize temperos naturais para dar sabor à comida como: alho, cebola, ervas aromáticas, manjericão, alecrim, orégano, salsinha, sálvia, tomilho e outras.
Publicado por Líria Alves de Souza
Português
Requeriu, requereu ou requis?
Requeriu, requereu ou requis? Qual é a forma mais adequada de se conjugar o verbo requerer?