Como evitar a repetição de palavras?
Você sabe o que é coesão textual?
Trata-se de um conceito semântico que se refere às relações de sentido existentes no interior do texto. Para que ela aconteça de maneira satisfatória, são necessários alguns mecanismos cuja função é estabelecer relações de sentido entre enunciados ou partes de enunciados. Entre os principais elementos de coesão textual estão a referência, a elipse, a conjunção lexical e a substituição.
A substituição consiste na colocação de um item em lugar de outro elemento do texto ou até mesmo de uma oração inteira. É um mecanismo muito útil durante o processo de escrita, pois pode eliminar uma falha textual comum, que é a repetição de palavras e ideias. Para que você aprenda a estruturar melhor seu texto, o Mundo Educação preparou dicas de redação que vão te ajudar a escrever um texto coeso e fluido. Boa leitura e bons estudos!
Elementos de coesão textual: Como evitar a repetição?
A substituição pode acontecer por meio da pronominalização ou ainda por meio de sinônimos, hiperônimos e hipônimos. Acompanhe:
⇒ Substituição por meio da pronominalização: Os pronomes são verdadeiros “coringas” para a construção textual, podendo substituir vários elementos do texto. Veja como a substituição por meio da pronominalização poderá ser feita:
1. Substituição com pronomes pessoais:
Os ânimos dos manifestantes estavam acirrados, por isso o líder do grupo pediu-lhes que ficassem calmos.
(lhes = pronome pessoal)
Evite: Os ânimos dos manifestantes estavam acirrados, por isso o líder do grupo pediu aos manifestantes que ficassem calmos.
2. Substituição com pronomes demonstrativos:
Ele disse ao colega que não o ajudaria mais. Depois disso, romperam relações.
Evite: Ele disse ao colega que não o ajudaria mais. Depois de dizer que não o ajudaria mais, romperam relações.
3. Substituição com pronomes indefinidos:
Os grevistas compareceram na assembleia e todos foram atendidos pelo secretário de educação.
Evite: Os grevistas compareceram na assembleia e os grevistas foram atendidos pelo secretário de educação.
4. Substituição com pronomes adverbiais:
O casal de namorados foi ao cinema e, quando chegaram lá, a sessão já havia começado.
Evite: O casal de namorados foi a cinema e, quando chegaram ao cinema, a sessão já havia começado.
5. Substituição com pronomes relativos:
Seguiu o conselho dos pais e abandonou a música, que era sua grande paixão.
Evite: Seguiu o conselho dos pais e abandonou a música, a música era sua grande paixão.
6. Substituição com pronomes numerais:
Pai e filho viajaram para a Europa, os dois estavam ansiosos para conhecer o velho continente.
Evite: Pai e filho viajaram para a Europa, pai e filho estavam ansiosos para conhecer o velho continente.
⇒ Substituição por meio de sinônimos, hiperônimos e hipônimos:
1. Sinônimos:
Os professores do curso de Direito fizeram uma avaliação com os alunos do último período da graduação. Os docentes também pediram aos estudantes que respondessem a um questionário sobre a instituição.
Evite: Os professores do curso de Direito fizeram uma avaliação com os alunos do último período do curso de Direito. Os professores também pediram aos alunos que respondessem a um questionário sobre a instituição.
2. Hiperônimos e hipônimos:
Comprou abóbora, cenoura, batata e mandioca. Faria todos os legumes no almoço de domingo.
Evite: Comprou abóbora, cenoura, batata e mandioca. Faria abóbora, cenoura, batata e mandioca no almoço de domingo.
Os militares foram homenageados durante a cerimônia. Generais, coronéis, sargentos e cabos ficaram emocionados com o discurso do governador.
Evite: Os militares foram homenageados durante a cerimônia. Os militares ficaram emocionados com o discurso do governador.