Gêneros textuais ligados à oralidade e à cidadania
Eis que nesse momento você se depara com uma subseção que lhe permitirá entrar em contato com duas circunstâncias comunicativas cuja recorrência é tamanha no nosso cotidiano: aquela que você se manifesta, colocando-se diante de um determinado assunto e o discute por meio da oralidade, bem como aquela em que você se sente um(a) verdadeiro(a) cidadão(ã), reivindicando acerca de algo, solicitando que providências sejam tomadas.
Ao que diz respeito à primeira delas, muitas são as situações em que você participa de um seminário ou até mesmo presencia alguém relatando acerca da própria vida através da oralidade, o que configura o relato. Em se tratando da segunda, suponhamos que você deseja imensamente que um determinado problema seja solucionado, como a instalação de um semáforo na rua de sua residência. Obviamente que você, juntamente aos demais moradores, irá enviar às autoridades competentes um abaixo-assinado, uma carta aberta, ou até mesmo um manifesto.
Como percebido, trata-se de ocorrências comunicativas bastante pontuais, e que nós, em se tratando de determinadas situações, temos de nos inteirar acerca das particularidades linguísticas que as demarcam, razão pela qual optamos por criar este espaço, todinho reservado a você, no intento de fazer com que tais habilidades sejam cada vez mais aprimoradas. Dessa forma, não deixe de fazer bom uso de todas as informações que aqui se encontram a seu inteiro dispor. Assim, sempre que conveniente, dê uma “passadinha” por aqui, pois garantimos que seu tempo será todo aproveitado e você cada vez mais se tornará apto(a) a desenvolver a capacidade de que dispõe acerca da modalidade escrita da linguagem!!!