O e-mail – Um gênero textual dinâmico

Encontramo-nos hoje, inseridos em uma sociedade extremamente dinâmica, na qual o fator “tempo” desempenha sua palavra de ordem. Para que possamos acompanhar esta evolução, precisamos nos adequar constantemente, principalmente com o manuseio referente aos recursos tecnológicos.

Sua finalidade restringe-se à comunicação entre as pessoas, uma vez que esta se dá de forma rápida e eficiente, permitindo que haja a troca de mensagens feitas em meio eletrônico, interagindo as relações pessoais e profissionais.


Essa comunicação, que antes só era possível por meio de cartas e telegramas, atualmente possibilita a troca de informações a qualquer instante, independente da distância a que se inserem os interlocutores envolvidos.

Quanto à estrutura, assemelha-se à carta no que se refere ao vocativo, texto, despedida e assinatura. A data não é fator relevante, pois o próprio programa já se incube de detalhar o dia e a hora em que a mensagem foi enviada.

No que se refere à linguagem, esta varia de acordo com o grau de intimidade estabelecido entre os interlocutores e com a finalidade a que se destina a comunicação.

Obviamente que, ao se tratar de assuntos profissionais, o vocabulário tende a apresentar um certo formalismo.

A palavra e-mail constitui a redução de eletronic mail, cuja significância é correio eletrônico, sua estrutura pauta-se pela seguinte forma: nome@provedor.com.br

O nome representa o usuário; @ é o símbolo que passa ao computador a mensagem de que o conjunto de informações é de um endereço de e-mail; o provedor é a empresa que viabiliza o acesso à Internet de forma gratuita ou mediante o pagamento de uma taxa. O termo “com” tem o sentido de comercial e “br” de Brasil.

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Geografia
O Estado de Israel e seus conflitos
Entenda as particularidades do processo de formação do Estado de Israel e os conflitos árabe-israelenses ao longo do século XX.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos