Redigindo corretamente uma declaração

A declaração é mais um gênero textual que comumente circunda em nosso cotidiano. Sua finalidade restringe-se à veracidade prestada por alguma informação a fim de que se possa comprovar algo.

Tendo em vista que, na presente sociedade, a qual estamos inseridos, não podemos confiar somente em algo como sendo fruto da verbalização. Diante disso é que surge, cada vez mais, a necessidade de que tudo seja documentado para fins comprobatórios.

Tal medida faz com que sintamos mais seguros e amparados mediante as nossas iniciativas. Haja vista que a escrita possui um padrão formal, de modo a permitir que todo tipo de comunicação, independente de sua modalidade, torne-se registrado.

Desta maneira, a declaração é um tipo de documento destinado a uma pessoa de maior influência, pertencente às mais variadas instituições, sejam escolas, universidades, empresas públicas ou privadas, dentre outras.

Em decorrência de a mesma pertencer ao padrão escrito da linguagem, perfaz-se de algumas particularidades para sua composição. As quais serão descritas a seguir, no objetivo de contemplarmos ainda mais os nossos conhecimentos sobre as peculiaridades referentes à linguagem: 

- Geralmente, tal documentação é redigida em papel timbrado, focalizando bem o objetivo pretendido com o mesmo, ou seja, o termo “Declaração” é grafado com letras maiúsculas, tornando-se evidente. 

- Em seguida, atribui-se as informações, compondo-se de todos os elementos necessários à efetivação da mensagem. 

- Em última instância, cita-se o local seguido da correspondente data em que foi redigido, acrescido da assinatura do emissor e sua respectiva função.


Observemos o exemplo abaixo:



 

D E C L A R A Ç Ã O

DECLARO para os fins que se fizerem necessários que o funcionário -----------------(nome completo do mesmo) trabalhou nesta empresa ------------------(nome da empresa) situada à -----------------------------(endereço completo) como auxiliar de produção durante o período de 26 de janeiro de 2008 a 31 de outubro de 2009.
 

Por ser verdade firmo o presente


--------------------------
(local e data)
-----------------------------(assinatura do emissor)
Chefe do Departamento de Recursos Humanos

 

 

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos