Chá Verde

O chá verde é rico em substâncias antioxidantes e auxilia na prevenção de algumas doenças

O chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da erva Camellia sinensis. Diferencia-se do chá preto pelo fato das folhas sofrerem pouca oxidação. O chá, que é muito consumido na China e no Japão, ganhou popularidade no ocidente há pouco tempo devido as suas propriedades antioxidantes.

A forma de prepará-lo é diferente dos chás tradicionais, não se utiliza água fervente e o tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos. Vários estudos sobre os benefícios do chá verde apontam que ele auxilia na prevenção de algumas doenças como o câncer; aumenta a proporção do bom colesterol. Ajuda a prevenir doenças circulatórias e cardíacas.


Conta a lenda chinesa que o chá nasceu no ano de 2737 a.C., quando o imperador Shen Nung estava descansando sob uma árvore e provou algumas folhas que caíram em uma vasilha de água que seus servos ferviam para beber.

O primeiro registro escrito sobre o uso do chá data do século III a.C. Durante a dinastia Tang, a China ficou definida como responsável pela introdução do chá no mundo. A cultura do chá foi difundida no Japão no início do século IX, esta se deu por monges budistas que levaram da China algumas sementes.

O chá não chegou de forma tão rápida à Europa, foi introduzido no continente no início do século XVII, devido à utilidade do comércio entre a Europa e o Oriente.

O chá é conhecido principalmente por seu efeito estimulante. Suas propriedades terapêuticas e cosméticas estão sendo confirmadas pela ciência. O chá verde é rico em flavonóides, substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Contém também manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2.

Publicado por Patrícia Lopes Dantas
Português
Requeriu, requereu ou requis?
Requeriu, requereu ou requis? Qual é a forma mais adequada de se conjugar o verbo requerer?