Whatsapp icon Whatsapp

Michelangelo

Michelangelo foi um renomado artista do período renascentista, conhecido por realizar pinturas e esculturas belíssimas. Entre suas obras estão os afrescos da Capela Sistina.
Ilustração de um homem com barba, feito com base no autorretrato do perfil de Michelangelo.
Michelangelo é um dos principais nomes da arte renascentista.

Michelangelo foi um renomado artista italiano do período renascentista, conhecido por ser um dos maiores artistas do Ocidente e possuir algumas das obras mais famosas da arte ocidental. Ele teve formação humanista e foi fortemente influenciado pela cultura clássica, produzindo pinturas e esculturas sob essa influência.

O artista ficou muito conhecido por suas esculturas e por suas pinturas, mas realizou trabalhos como arquiteto e também escrevia sonetos. Entre alguns de seus trabalhos mais conhecidos estão Pietà, Davi e os afrescos que ele fez no teto da Capela Sistina.

Leia também: Leonardo da Vinci — vida e obra de um dos artistas mais completos de todos os tempos

Resumo sobre Michelangelo

  • Michelangelo foi um artista renascentista, considerado um dos grandes representantes do seu período.

  • Ficou conhecido, principalmente, por suas esculturas, mas também era pintor, arquiteto e poeta.

  • Michelangelo era originário de uma família aristocrática decadente: os Buonarroti.

  • Durante alguns anos foi financiado pelos Médici, família que comandava Florença.

  • Foi o autor de Pietà, Davi e dos afrescos no teto da Capela Sistina.

Infância de Michelangelo

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu no dia 6 de março de 1475, sendo originário da cidade de Caprese, localizada na região da Toscana, na Itália. Na época, aquela região fazia parte da República de Florença, um estado que existiu até meados do século XVI. Michelangelo pertencia a uma família aristocrática, mas que possuía uma condição financeira decadente.

O pai de Michelangelo era Ludovico di Leonardo Buonarroti Simoni, um homem que pertencia a uma família dona de um banco em Florença que havia falido. Na ocasião do nascimento de Michelangelo, Ludovico trabalhava como administrador de duas cidades: Caprese e Chiusi della Verna.

A mãe de Michelangelo era chamada Francesca di Neri del Miniato di Siena, e a família de Michelangelo ainda era formada por seus quatro irmãos, chamados Lionardo, Buonarroto, Giovansimone e Gismondo. Quando Michelangelo tinha seis anos, sua mãe faleceu, e sua criação foi realizada por uma cuidadora.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Início dos estudos artísticos de Michelangelo

Os relatos da infância de Michelangelo demonstram o apreço que ele tinha pelas artes e os atritos que isso criava com o seu pai, que não queria que seu filho seguisse esse caminho. A educação de Michelangelo foi realizada em Florença, e ele foi educado de acordo com os valores humanistas que estavam em evidência naquela época.

Com 13 anos, Michelangelo conseguiu que seu pai o deixasse ingressar nas artes, e o jovem foi enviado para estudar com Domenico Ghirlandaio, um renomado artista renascentista que era conhecido por seus afrescos. A relação de Michelangelo com Ghirlandaio não era boa, e pouco mais de um ano depois ele deixou de ser aprendiz do artista.

Especula-se que Ghirlandaio tinha ciúmes do talento de Michelangelo, mas outra possibilidade envolve a personalidade de Michelangelo, conhecido por ser uma pessoa de difícil convivência. Em 1489, o governante de Florença e membro da família mais poderosa da região, Lorenzo de Médici, decidiu se tornar patrocinador de Michelangelo.

Os Médici eram conhecidos por usar a sua fortuna para financiar diferentes artistas renascentistas, o que fez de Florença um dos grandes centros do Renascimento na Itália. Entre 1490 e 1492, ele estudou na Escola Neoplatônica Florentina e passou a residir com a família Médici. Ele pôde ampliar os seus conhecimentos humanistas e ampliou o seu contato com a cultura clássica, o que aumentou o seu repertório artístico.

Michelangelo ainda teve contato com a escultura por meio de um escultor que trabalhava para os Médici chamado Bertoldo di Giovanni. Um dos primeiros trabalhos de Michelangelo na escultura foi uma estátua de Hércules, produzida entre os anos de 1493 e 1494. Essa estátua foi vendida e enviada para a França, mas perdeu-se em algum momento do século XVIII.

Características da arte de Michelangelo

Michelangelo mudou-se bastante de cidade entre os anos de 1492 e 1496, residindo em Florença, Bolonha e Veneza, sempre atuando como artista e dando maior importância à escultura. A formação humanista de Michelangelo fez com que ele fosse fortemente influenciado pela arte clássica, e isso é perceptível no estilo e nos temas que ele abordava.

Em 1496, Michelangelo mudou-se para Roma, cidade que ampliou suas oportunidades de trabalho, mas também de conhecimento. A partir de então, Michelangelo consolidou o seu nome, não apenas como um dos grandes artistas de sua época, mas como um dos maiores artistas de todos os tempos, com a sua arte sendo uma das mais famosas em todo o Ocidente.

Saiba mais: Classicismo — movimento artístico que surgiu no contexto do Renascimento

Obras mais importantes de Michelangelo

Em 1499, Michelangelo criou Pietà, uma escultura que retrata a Virgem Maria lamentando abraçada sobre o corpo morto de Jesus Cristo. A estátua foi criada como um pedido de um cardeal francês para Michelangelo e atualmente está exposta no Vaticano. Esse é considerado até hoje um dos principais trabalhos do artista renascentista.

 Escultura de uma mulher, a Virgem Maria, segurando o corpo morto de Jesus em seu colo.
A escultura Pietà tornou o trabalho de Michelangelo muito conhecido. [1]

Em 1499, Michelangelo retornou a Florença, porque recebeu um pedido para trabalhar em uma escultura para a Catedral de Florença. A encomenda demandava uma escultura de Davi, personagem bíblico. Foi iniciado aqui um dos grandes trabalhos da vida de Michelangelo. A construção de Davi estendeu-se de 1501 a 1504 e deu origem a uma obra de grandes dimensões.

A escultura criada por Michelangelo possui mais de cinco metros de altura e foi considerada um trabalho artístico de tamanha qualidade que não foi colocada na catedral da cidade, mas, sim, na frente do Palácio dos Priores. Atualmente, a escultura está na Galeria de Belas Artes de Florença e é uma das obras mais conhecidas desse artista.

Michelangelo também recebeu grande destaque por trabalhos na pintura, apesar de preferir trabalhar com esculturas. Em 1508, Michelangelo foi designado pelo papa Júlio II a realizar os afrescos no teto da Capela Sistina. Michelangelo realizou o trabalho contra a sua vontade e dedicou-se a ele entre os anos de 1508 e 1511.

Selo postal do Vaticano mostrando detalhe da pintura dos afrescos da Capela Sistina em que Deus e Adão estão representados.
Entre os trabalhos mais conhecidos de Michelangelo estão os afrescos no teto da Capela Sistina. Aqui, uma cena famosa da pintura em um selo. [2]

Este também foi um dos principais trabalhos artísticos feitos por Michelangelo, e os afrescos pintados por ele se tornaram algumas das imagens mais reproduzidas de todos os tempos. O destaque é a imagem de Deus flutuando com o braço e o dedo esticados tentando alcançar o dedo de Adão. Os afrescos pintados por Michelangelo reproduzem cenas do Antigo Testamento e causaram algum desconforto pela quantidade de pessoas nuas.

Veja também: Pablo Picasso — um dos maiores artistas do século XX

Morte de Michelangelo

Ao longo de sua vida, Michelangelo ainda trabalhou com arquitetura, realizando uma série de trabalhos do tipo em Florença, e também escrevia sonetos. Ele faleceu em Roma, no dia 18 de fevereiro de 1564, e seu corpo foi enterrado em uma basílica na cidade de Florença.

Créditos das imagens

[1] j_rueda / Shutterstock

[2] catwalker / Shutterstock

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Mona Lisa
Clique aqui e saiba detalhes sobre a Mona Lisa, a obra mais famosa de Leonardo da Vinci. Descubra quem pode ser a pessoa retratada na pintura.
Classicismo
Conheça mais sobre o Classicismo: seus principais autores, suas obras e as características que marcaram esse importante movimento artístico.
Fases do Renascimento Italiano
Os distintos períodos que marcam o Renascimento na Itália.
Humanismo
Clique e entenda o que foi e quais são as características do humanismo!
Leonardo da Vinci
Clique aqui e saiba quem foi Leonardo da Vinci. Conheça sua história e suas obras e entenda qual é a sua importância como artista.
Pablo Picasso
Clique para saber detalhes da vida artística e pessoal de Pablo Picasso. Saiba como se iniciou a carreira de um dos maiores artistas que o mundo conheceu no século XX.