Whatsapp icon Whatsapp

A investigação científica

“A Teoria da Gravitação Universal de Einstein tomou o lugar da de Newton, mas as maçãs não permaneceram suspensas no ar, aguardando o resultado”. Step
“A Teoria da Gravitação Universal de Einstein tomou o lugar da de Newton, mas as maçãs não permaneceram suspensas no ar, aguardando o resultado”. Step
A Biologia é uma ciência que busca explicações para os fenômenos da natureza, estabelecendo relações entre os fatos observados.

A observação é o primeiro passo para as investigações e é a partir dela que o cientista buscará respostas a perguntas como “porque tal fenômeno ocorre?” ou “que relação este fenômeno tem com aquele?”. Para estas perguntas, o estudioso da ciência deverá formular possíveis respostas, as chamadas hipóteses. Estas últimas deverão estar baseadas em diversas informações já conhecidas e, para tal, uma boa pesquisa é imprescindível.

Estas suposições devem ser testáveis e, a partir delas, são feitas deduções, que prevêem o que pode acontecer se a hipótese estiver correta. Assim, testes experimentais e/ou novas observações são feitas para testar as hipóteses e averiguar se as deduções podem ser confirmadas ou refutadas.

Uma vez que uma hipótese é aceita, esta é divulgada, auxiliando em trabalhos posteriores de outros cientistas. Geralmente, essa divulgação se dá por meio de publicações, apresentações em eventos, como congressos e, inclusive, comunicações pessoais.

Uma hipótese confirmada por inúmeras experimentações, por muito tempo irrefutável, pode-se tornar uma teoria - conjunto de leis, conceitos e modelos - que busca explicar diversos fenômenos. Entretanto, mesmo uma teoria bem consolidada, como a Teoria da Evolução ou a Teoria da Gravitação Universal são passíveis de mudanças, na medida em que novas teorias e observações são realizadas, de modo que haja possibilidades de novas descobertas.
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Alcoolismo: um problema de dependência psicológica
Alcoolismo
Alcoolismo, Doenças crônicas, Dependência química, Depressão, Vício, Bebidas alcoólicas, Exclusão comportamental, Hábitos adquiridos e/ou transmitidos geneticamente, Tendência ao consumo de bebidas, Cirrose hepática, Abstinência, Alcoólicos Anônimos (AA), Reabilitação.
Células sanguíneas de mamíferos.
Biologia celular
Introdução ao estudo das células: a Biologia Celular (no passado, denominada Citologia).
Proteína
Bioquímica
Canal responsável pelo estudo das substâncias orgânicas e inorgânicas que fazem parte da constituição dos seres vivos.
Órgãos do aparelho digestório humano.
Digestão
Digestão, o quê compreende a digestão, importância da digestão, o quê são os micronutrientes, o quê são os macronutrientes, órgãos que fazem parte do processo digestório, a mastigação, a deglutição.
Febre
Clique aqui e aprenda mais sobre a febre. Neste texto abordaremos o que é febre, e conheceremos seu mecanismo e como é feito seu tratamento.
A coloração das folhas de hortelã ocorre em virtude da presença de clorofila
Por que as plantas são verdes?
Compreenda por que algumas plantas são verdes e outras não.
Aferição da pressão arterial, uma prática preventiva importante.
Pressão Arterial
Você sabe o que é pressão arterial? E pressão sistólica e diastólica? Descubra aqui as respostas!
Depois de um dia de estudo, nada melhor do que dormir!
Sono e o aprendizado
A importância de uma boa noite de sono para o aprendizado.
video icon
Biologia
Peroxissomos
Peroxissomos são organelas membranosas de contorno arredondado que ocorrem em células animais e de plantas. Estão diretamente ligados à oxidação de certas substâncias orgânicas, em especial ácidos graxos. São famosos por estarem relacionados com processos de desintoxicação da célula e, assim, do organismo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.