Whatsapp icon Whatsapp

O que é albinismo?

Pessoas portadoras do albinismo apresentam a pele, os cabelos e os olhos muito claros, sem nenhuma pigmentação. A falta de pigmentação é decorrente da ausência da melanina.
O albinismo pode ocorrer em qualquer espécie animal
O albinismo pode ocorrer em qualquer espécie animal

Para entendermos o que é o albinismo, vamos primeiro verificar o que é a melanina.

A melanina é uma proteína obtida da polimerização de um aminoácido chamado tirosina. Ela é fabricada nos melanócitos e caracteriza-se por ser um pigmento escuro que dá cor à pele, aos cabelos e aos olhos. A melanina, por conseguir absorver todo o comprimento de onda da luz, protege-nos da ação dos raios ultravioletas do sol.

Pessoas portadoras do albinismo, palavra derivada do latim albus, não possuem a enzima tirosinase, que atua na transformação de tirosina em melanina. Dessa forma, essas pessoas apresentam a pele, os cabelos e os olhos muito claros, sem nenhuma pigmentação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O albinismo pode afetar homens e mulheres na mesma proporção e pode ocorrer até em outras espécies de seres vivos. Há vários tipos de albinismo, mas o albinismo tipo 1 é condicionado por um alelo recessivo de uma gene localizado no cromossomo 11 humano, que codifica a enzima tirosinase, a qual atua na transformação de tirosina em melanina.

Pessoas albinas devem tomar muito cuidado com o sol, protegendo sempre a pele e também os olhos a fim de evitar queimaduras solares e câncer de pele.

Publicado por Paula Louredo Moraes

Artigos Relacionados

Alterações Cromossômicas
Síndromes ocasionadas por mutações cromossômicas.
Cariótipo
Cariótipo, Centrômero, Metacêntrico, Submetacêntrico, Acrocêntrico, Telocêntrico, Satélite, Metáfase, Condensação, Célula diplóide, Par alossômico, Par autossômico, Idiograma de cariótipo.
Hemofilia
A hemofilia é uma doença grave que afeta a coagulação. Clique aqui e entenda o que é essa doença e quais são seus sintomas, diagnóstico e tratamento.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.