Reino Monera

O Reino Monera é um dos reinos dos seres vivos e engloba os organismos procariontes, isto é, as bactérias e as arquibactérias. São unicelulares e existem representantes autotróficos, heterotróficos, parasitas e de vida livre que habitam o solo, a água, o corpo humano e interagem com diversos outros seres vivos.
As bactérias têm importância ecológica, social e econômica, tendo relevância médica, ambiental e industrial. Algumas doenças humanas são causadas por bactérias, como gonorreia, difteria, sífilis, meningite e botulismo. As arquibactérias são quimiotróficas e extremófilas, podendo ser encontradas em regiões de alta temperatura, meios extremamente ácidos ou básicos e ambientes extremos em geral.
Leia também: Afinal, o que são vírus?
Resumo sobre o reino monera
- O Reino Monera inclui os seres procariontes, que são sempre unicelulares.
- Existem dois tipos de procariontes: Bacteria e Archaea.
- Representantes do Reino Monera podem ser autotróficos, heterotróficos, de vida livre ou parasitas e habitam os mais diversos ambientes.
- A célula procarionte tem como principais características: DNA circular, ausência de membrana nuclear e presença de uma cápsula externa.
- As bactérias estão presentes normalmente no corpo humano, na água, no solo e desempenham papéis ecológicos fundamentais
- Os organismos procariontes se reproduzem assexuadamente por meio de fissão binária e sexuadamente por meio de conjugação
- As bactérias são organismos de interesse na indústria alimentícia, química e farmacêutica
- O Reino Monera se diferencia dos outros reinos de seres vivos principalmente pelo tipo celular procarionte
- Algumas bactérias podem causar doenças nos seres humanos como gonorreia, difteria, sífilis, meningite e botulismo
O que é o Reino Monera?

O Reino Monera é um dos cinco reinos da classificação de Whittaker (1969) e inclui todos os seres procariontes. O pesquisador Carl R. Woese em 1978 propôs a classificação em domínios, considerando os tipos celulares. Existem dois tipos de seres procariotos — as bactérias e as arquibactérias — e um tipo celular eucarioto, que está presente em todos os outros seres vivos (plantas, animais, fungos, protozoários etc.).
Os domínios dos seres vivos são Archaea, Bacteria e Eukarya. O Reino Monera, classificação que está em desuso, inclui os domínios Bacteria e Archaea. A característica em comum é o tipo celular procarionte, que inclui os dois subtipos dessas células. Organismos procariontes sempre são unicelulares. Nesse grupo, existem organismos autotróficos, heterotróficos, de vida livre, parasitas e que habitam os mais diversos ambientes.
Características do Reino Monera
Os integrantes do Reino Monera são seres unicelulares e procariotos. A célula procarionte não contém um núcleo organizado e seu material genético fica difuso no citoplasma. Podem conter estruturas de movimento, como flagelos, e de aderência, como fímbrias.
Os organismos procariontes possuem estruturas que envolvem a célula e podem ser indicadores de espécies e modos de vida daquele ser vivo. A membrana plasmática é envolvida pela parede celular procarionte e por uma cápsula. Esses envoltórios são importantes na proteção do organismo.

Reprodução no Reino Monera
Os procariontes podem se reproduzir de maneira assexuada (fissão binária) ou sexuada (conjugação).
- Fissão binária: o DNA cromossômico e o DNA do plasmídeo se replicam de forma independente. Esse processo dá origem a duas células-filhas idênticas à célula-mãe e caracteriza a reprodução assexuada nas bactérias. Para saber mais, clique aqui.

- Conjugação: ocorre transferência de DNA plasmídico entre indivíduos. A reprodução sexuada em bactérias é uma fonte de diversidade e está relacionada ao desenvolvimento de características como a resistência a antibióticos.

Importância do Reino Monera
Os integrantes do Reino Monera, principalmente as bactérias, têm papel fundamental em diversos processos relacionados à vida humana.
- Ecologia: as bactérias têm vital importância ecológica e estão presentes nos mais diversos processos ecológicos. Os ciclos biogeoquímicos, como o do carbono, do oxigênio e do nitrogênio, envolvem a ação de bactérias específicas que são fundamentais para a ciclagem desses nutrientes. Podem estar associadas a outros organismos, como os fungos, formando líquens, ou a raízes de diversas plantas, auxiliando na absorção de nutrientes. Muitos decompositores são bactérias e, dessa forma, são organismo essenciais nos processos ecológicos como um todo.
- Saúde: as bactérias estão relacionadas à saúde humana. Podem afetar a vida como patógenos, causando infecções e doenças. No entanto, existem diversas bactérias que são benéficas para os seres humanos. Podem ser encontradas no intestino, onde auxiliam na digestão dos alimentos e são essenciais para absorção de nutrientes de forma eficiente.
- Indústria: o uso de bactérias na indústria é amplo, desde a produção de alimentos no setor de laticínios, como queijos e iogurtes, como em outros produtos como vinagre. Podem ser utilizadas também na produção de corantes e conservantes. As bactérias são úteis na indústria de biocombustíveis, na indústria química (como no desenvolvimento de produtos de limpeza) e também no desenvolvimento de ações de conservação ambiental. Além disso, substâncias da indústria farmacêutica podem ser sintetizadas com o uso de bactérias em laboratório, como insulina, diversos hormônios, vacinas e antibióticos.
Leia também: Como as bactérias podem ser classificadas
Reino Monera x Reino Protista x Reino Fungi
O Reino Monera, o Reino Protista e o Reino Fungi incluem organismos com características diferentes, como pode ser observado no quadro abaixo.
|
Tipo Celular |
Alimentação |
Uni/Pluricelular |
Representantes |
Reino Monera |
Procarionte |
Autotróficos/ Heterotróficos |
Unicelulares |
Bactérias e arquibactérias |
Reino Protista |
Eucarionte |
Autotróficos/ Heterotróficos |
Unicelulares ou Pluricelulares |
Protozoários e algas |
Reino Fungi |
Eucarionte |
Heterotróficos |
Unicelulares ou Pluricelulares |
Fungos |
- Reino Monera: utilizando a classificação de domínios, o Reino Monera inclui Bacteria e Archaea (procariontes).
- Reino Protista: está incluído no domínio Eukarya (eucarionte). É um grupo heterogêneo que possui representantes diversos, como os protozoários, as algas e mixomicetos. Essa classificação é considerada artificial e está em desuso, pois reúne organismos que não podem ser classificados nos outros reinos (Monera, Plantae, Animalia, Fungi) e não por semelhança entre seus representantes. Para saber mais sobre esse reino, clique aqui.
- Reino Fungi: inclui os organismos considerados fungos e que possuem características que os distinguem exclusivamente. Está incluído no domínio Eukarya (eucariontes) e seus representantes possuem parede celular com quitina, são heterotróficos e, quando multicelulares, desenvolvem estruturas chamadas hifas. Para saber mais, clique aqui.
Doenças causadas por bactérias
As bactérias são responsáveis por uma variedade de doenças que podem afetar diversos sistemas do corpo humano.
- Pele e olhos: os principais grupos de bactérias que podem afetar a pele e os olhos são Staphylococcus, Streptococcus e Pseudomonas. A acne se desenvolve nos folículos pilosos e possui intensa relação com características hormonais e alimentares. No entanto, pode ser agravada por bactérias específicas, como a Propionibacterium acne, que é comumente encontrada na pele. Os olhos podem ser afetados por infecções bacterianas que desencadeiam certos tipos de conjuntivite e tracoma.
- Sistema nervoso: meningite bacteriana, tétano, botulismo, listeriose e hanseníase são doenças causadas por bactérias que afetam o sistema nervoso humano. Essas doenças podem desencadear sintomas graves e são consideradas perigosas. Existem vacinas para prevenir essas doenças, sendo parte essencial do cronograma de vacinação na infância.
- Sistema cardiovascular e linfático: diversas infecções bacterianas podem afetar o sistema cardiovascular e o sistema linfático devido à condição de sepse, que é a infecção generalizada. Ocorre normalmente com o agravo de uma infecção bacteriana local não tratada. Dessa forma, o caráter sistêmico das infecções pode gerar danos a esses sistemas, mesmo que tenham tido início em locais isolados do corpo.
- Sistema respiratório: pode ser afetado por infecções bacterianas como pneumonia, tuberculose e difteria. A vacina BCG previne formas graves da tuberculose e está presente no cronograma da vacinação na infância. É disponível também a vacina dTpa, que previne a difteria, além do tétano e da coqueluche.
- Sistema digestório: infecções bacterianas podem afetar desde a boca, causando cáries e periodontite, até o sistema digestório inferior, como a cólera, a febre tifoide, salmonela e gastroenterite (infecção alimentar). Essas infecções bacterianas são prevenidas por meio de vacina (como a cólera e a febre tifoide) e principalmente pela higiene alimentar e tratamento de água e esgoto.
- Sistema urinário e reprodutivo: infecções urinárias podem ser causadas por bactérias e podem afetar a uretra, a bexiga e os rins. Já o sistema reprodutivo pode ser afetado por infecções como as sexualmente transmissíveis (ISTs), como a gonorreia e a sífilis, que possuem tratamento por meio de antibióticos.
Para saber mais sobre as doenças causadas por bactérias, clique aqui.
Exercícios sobre o Reino Monera
1. (Enem) A tecnologia do DNA recombinante tem sido utilizada na produção animal, vegetal e microbiana para a obtenção de substâncias usadas, por exemplo, no processamento de alimentos e na produção de medicamentos. As bactérias são os organismos mais comumente utilizados nessa técnica, pois apresentam uma série de características propícias para essa tecnologia, como o
A) cromossomo linear e a reprodução via cissiparidade.
B) cromossomo circular e a reprodução assexuada do tipo bipartição.
C) cromossomo circular associado com histonas e a reprodução via meiose.
D) cromossomo circular isolado por uma membrana e a reprodução assexuada.
E) cromossomo linear isolado por uma membrana e a reprodução assexuada.
Resposta:
Letra B. As bactérias possuem DNA cromossômico circular e não possuem membrana nuclear. A reprodução assexuada ocorre meio de fissão binária (também chamada de bipartição) e a reprodução sexuada por meio de conjugação. A única alternativa que contém apenas informações corretas acerca da reprodução das bactérias que são utilizadas na tecnologia do DNA recombinante é a letra B.
2. (Enem) A classificação biológica proposta por Whittaker permite distinguir cinco grandes linhas evolutivas utilizando, como critérios de classificação, a organização celular e o modo de nutrição. Woese e seus colaboradores, com base na comparação das sequências que codificam o RNA ribossômico dos seres vivos, estabeleceram relações de ancestralidade entre os grupos e concluíram que os procariontes do reino Monera não eram um grupo coeso do ponto de vista evolutivo.
A diferença básica nas classificações citadas é que a mais recente se baseia fundamentalmente em
A) tipos de células.
B) aspectos ecológicos.
C) relações filogenéticas.
D) propriedades fisiológicas.
E) características morfológicas.
Resposta:
Letra A. A classificação de Whittaker (1969) considera a organização celular e o modo de nutrição. Na época, as diferenças entre os procariontes Archaea e Bacteria ainda não eram esclarecidas. Com o entendimento acerca dos tipos celulares procariontes presentes em arquibactérias, surgiu a classificação em domínio de Woese (1990), que utiliza como critério os três tipos celulares (dois tipos procariontes e um tipo eucarionte). Dessa forma, a alternativa A é a correta no que diz respeito à classificação mais recente em domínios.
Fontes
BLACK, JG; BLACK, LJ. Microbiologia: fundamentos e perspectivas. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.
TORTORA, GJ; FUNKE, BR; CASE, LC. Microbiologia. 10 ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
VOLLAND, JM et al. A centimeter-long bacterium with DNA contained in metabolically active, membrane-bound organelles. Science, v. 376, n. 6600, 2022, p. 1453-1458.
Ferramentas Brasil Escola





Artigos de Reino Monera

Últimas notícias
Outras matérias


