Whatsapp icon Whatsapp

Cabra (Gênero Capra)

Cabras e bodes, geralmente, apresentam barba e cornos.
Cabras e bodes, geralmente, apresentam barba e cornos.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Caprinae
Gênero: Capra


Cabra é o substantivo feminino de bode. Estes animais, quando jovens, são chamados de cabritos. São herbívoros e ruminantes; e, na grande maioria dos casos, tanto os machos quanto as fêmeas apresentam barba e cornos.

Cabras, bodes e cabritos podem pertencer à espécie Capra aegagrus, ou cabra-selvagem, cujo status de conservação, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), é vulnerável; ou serem da espécie Capra hircus, cujos representantes são domesticados. Alguns pesquisadores, no entanto, consideram esta última como uma subespécie daquela: Capra aegagrus hircus.

Independentemente de como representar este último grupo de caprinos, é fato que ele se trata de um dos primeiros a ser domesticado pela nossa espécie, aproximadamente aos 7000 a. C., no Médio Oriente, visando principalmente a produção de alimentos.

Tais animais foram introduzidos em nosso país sob o intermédio dos colonizadores portugueses, franceses e holandeses. Na atualidade, a região que abriga o maior rebanho de caprinos é a Nordeste, destinados principalmente à subsistência.

A criação de caprinos possui a vantagem adicional de se tratar de animais dóceis e que ocupam espaço consideravelmente menor do que outros animais de abate. Além da carne, pobre em gorduras; o leite e seus derivados (queijos, sorvetes, etc.), pele, pelos e esterco também são visados comercialmente.

Cabras vivem em torno de vinte anos, e sua gestação tem duração média de cinco meses.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Poríferos de água doce (Ordem Haplosclerida)
Há mais de 200 espécies de poríferos de água doce em todo o mundo, sendo 50 encontradas em nosso país. Os poríferos de água doce são filtradores, e também bentônicos.
Caramujo-africano-gigante (Achatina fulica)
Espécie exótica invasora, responsável por grandes impactos econômicos e ambientais.
Cavalo
Clique aqui e descubra mais sobre o cavalo, uma espécie de mamífero quadrúpede muito conhecida e também de grande utilidade para os seres humanos.
Corujas
As corujas são animais cercados de mitos. Clique aqui, conheça mais sobre esses animais, e entenda que não há motivos para temê-los.
Morcego (Ordem Chiroptera)
Compreenda quão importantes são os morcegos para a manutenção da vida em nosso planeta.
Tatu-bola
Conheça o tatu-bola, saiba sobre aspectos da biologia, hábitos e distribuição geográfica da mascote da Copa Mundial de 2014.
Veado (Família Cervidae)
Animais encontrados naturalmente em todo o mundo, exceto na Austrália.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.