Cangurus
Os cangurus são mamíferos australianos do grupo dos marsupiais, assim como os gambás e coalas. Eles fazem parte da família Macropodidae, sendo também chamados de macrópodes, que significa “pés grandes”. Nessa família, estão os chamados cangurus e também os wallabies, wallaroos, cangurus das árvores e pademelons.
→ Características dos cangurus
Os cangurus são animais grandes que apresentam grandes pernas traseiras e pés compridos. Eles usam as pernas traseiras para saltar e utilizam sua cauda para garantir o equilíbrio necessário. Quando se move de maneira mais devagar, utiliza a cauda como uma espécie de quinto membro. As patas dianteiras são pequenas. Os cangurus apresentam hábitos crepusculares e noturnos. São animais herbívoros que se alimentam de uma grande variedade de plantas.
Leia também: Herbivoria
Os cangurus são mamíferos que se destacam por serem marsupiais. Esse grupo peculiar de mamíferos caracteriza-se por garantir o desenvolvimento do embrião no útero da mãe por um certo período de tempo e ter um nascimento precoce do filhote, o qual completa seu desenvolvimento durante o período de amamentação. Na grande maioria das espécies, os indivíduos, após o nascimento, permanecem em uma espécie de bolsa chamada de marsúpio, daí a denominação marsupial.
Vale ressaltar que os filhotes nascem bem pequenos, com cerca de 2,5 cm de comprimento. Esses pequenos filhotes, então, sobem por meio do pelo da mãe até a bolsa. Quando chegam dentro da bolsa, eles alimentam-se do leite da mãe. Eles ficam ali até adquirirem capacidade de explorar o habitat sozinhos.
O canguru permanece no marsúpio logo após seu nascimento.
Os cangurus enfrentam como principais ameaças os seres humanos e os cães selvagens chamados de dingos. Ao perceberem ameaça, os cangurus utilizam seus fortes pés para baterem contra o chão. Em momento de confronto, esses animais, muitas vezes, chutam o predador.
→ Espécies de cangurus
Costuma-se considerar como cangurus quatro espécies do gênero Macropus. São elas:
Macropus rufus é a maior espécie de canguru.
• Canguru-vermelho (Macropus rufus): Esse canguru destaca-se como sendo o maior entre todos os cangurus e também como o maior marsupial vivente no planeta. O canguru-vermelho pode atingir até mais de 2 metros desde a ponta do rabo até a cabeça e pesar mais de 90 kg. Ele é nativo da Austrália e é encontrado em regiões áridas e semiáridas. Vivem em média 22 anos. Atualmente, está classificado na Lista Vermelha da IUCN na categoria “pouco preocupante”.
Macropus fuliginosus é uma espécie encontrada em diferentes habitat.
• Canguru-cinza-oriental (Macropus giganteus): Essa espécie de canguru é muito similar ao canguru-cinza-ocidental, sendo, por muito tempo, tratados como subespécies. Eles são encontrados em diferentes habitat, como florestas e pastagens. É uma espécie noturna, vive em grupos e reúne-se em locais onde o alimento é abundante. Atualmente, está classificado na Lista Vermelha da IUCN na categoria “pouco preocupante”.
Macropus fuliginosus é uma espécie encontrada no sul da Austrália.
• Canguru-cinza-ocidental (Macropus fuliginosus): Essa espécie é encontrada em maior parte do sul da Austrália. Esse animal apresenta um corpo grande e locomove-se em baixa velocidade, utilizando a locomoção por “cinco pés” e saltos bípedes velozes. Atualmente, está classificado na Lista Vermelha da IUCN na categoria “pouco preocupante”.
Macropus antilopinus pode ser encontrado em grandes grupos de até 30 animais.
• Canguru antilopíneo (Macropus antilopinus): Essa espécie pode ser encontrada em grupos de até 30 animais e é observada em florestas em regeneração, campos abertos e sub-bosques. Atualmente, está classificado na Lista Vermelha da IUCN na categoria “pouco preocupante”.
→ Curiosidades sobre os cangurus
-
O canguru-vermelho, ao nascer, apresenta um tamanho aproximado de uma abelha.
-
O canguru-vermelho nasce cerca de 33 dias após a fecundação.
-
O maior marsupial existente no planeta é o canguru-vermelho.
-
Os bebês cangurus são conhecidos como “joey” na Austrália.
-
Os cangurus gostam de viver em grupo.
-
Os cangurus podem saltar até 9 metros em um único salto.
-
Os cangurus podem atingir até 30 quilômetros por hora.
-
A cauda do canguru ajuda na locomoção e no equilíbrio.
-
Todas as espécies de canguru sofrem com a caça, sendo esses animais usados para a retirada da carne e também da pele.