Capivara
As capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) são mamíferos herbívoros que se destacam por levarem o título de maior roedor do mundo. Esses animais apresentam um corpo robusto e musculoso coberto por pelos marrom-escuros e podem atingir cerca de 1,3 m de comprimento e 60 cm de altura. Seu peso varia, e esses mamíferos apresentam, em média, de 20 kg a 80 kg.
→ Características da capivara
As capivaras são animais calmos e mansos, nativos da América do Sul. Vivem em locais próximos ao ambiente aquático, pois precisam da água para várias de suas atividades, como esconder de predadores e reproduzir-se. Dizemos que esse mamífero possui um hábito semiaquático.
Esses animais vivem em grupos que variam de tamanho e apresentam organização social. A quantidade de capivaras nos grupos varia de 2 a 30 animais, apresentando um macho dominante. Além do macho dominante, observa-se a presença de várias fêmeas e de indivíduos mais jovens.
As capivaras vivem em grupos, nos quais há um macho dominante
A maturidade sexual do macho e da fêmea é atingida em idades diferentes. Enquanto o macho atinge a maturidade entre 15 e 24 meses de idade, as fêmeas alcançam essa maturidade com idade entre 10 e 12 meses. A reprodução da capivara acontece geralmente na água, na região mais rasa. As capivaras possuem uma alta taxa de fecundidade e de fertilidade. Sua gestação dura aproximadamente 120 dias, e as capivaras fêmeas dão à luz, em média, três filhotes.
Esses animais são herbívoros e pastam, principalmente, ao entardecer. Alimentam-se de gramíneas e até mesmo de plantas aquáticas. Capivaras adultas podem comer mais de 5 kg de comida, dependendo de seu tamanho.
→ Curiosidades sobre a capivara
Veja a seguir algumas curiosidades sobre a capivara:
• O gênero ao qual pertence a capivara (Hydrochoerus) está relacionado com os hábitos desse animal e significa “porco d'água”.
• O nome popular da capivara possui origem tupi-guarani e significa “comedor de capim”.
• Algumas capivaras podem atingir até 100 kg.
As capivaras vivem bem em cativeiro, onde podem atingir grandes pesos
• Os dentes incisivos de uma capivara adulta podem ter de 5 cm a 6 cm.
• Muitos autores questionam se as capivaras possuem ou não rabo. Enquanto alguns afirmam que não, outros dizem que esses animais possuem um pequeno rabo encoberto por pelos.
• As patas traseiras da capivara são maiores que as dianteiras.
• A pele da capivara apresenta valor comercial e pode ser usada na indústria de couro.
• Na época da seca, as capivaras podem apresentar grupos de mais de 100 animais.
• As capivaras apresentam relação com uma doença chamada febre maculosa, que pode levar à morte. A relação está no fato de que as capivaras, algumas vezes, apresentam um carrapato chamado carrapato-estrela (Amblyomma cajennense), que é reservatório da bactéria Rickettsia rickettsii, causadora da febre maculosa. O homem, ao ser picado por um carrapato contaminado, pode desenvolver a doença.
Leia mais a respeito: Febre Maculosa
• Atualmente, as capivaras estão na categoria “pouco preocupantes” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Isso significa que, na época atual, a espécie não apresentas grandes riscos de entrar em extinção.