Whatsapp icon Whatsapp

Castanha-do-Pará

A castanha-do-pará é a semente da castanheira-do-pará, típica da Floresta Amazônica. Ela possui um alto valor proteico e calórico, além de fibras, cálcio e ferro.
Castanha-do-Pará
Castanha-do-Pará

A castanha-do-pará é a semente da castanheira-do-pará (Bertholletia excelsa), uma árvore típica de florestas virgens, como a Floresta Amazônica, por exemplo. Inclusive, a castanheira-do-pará é uma das maiores árvores da Amazônia, chegando a atingir entre 30 e 45 metros de altura.

Embora a castanha-do-pará tenha um nome tipicamente brasileiro, sendo chamada no exterior de “Brazil nut”, seu maior exportador mundial é a Bolívia, respondendo por cerca de 50% de toda a produção. O Brasil é o segundo maior produtor, o qual responde por aproximadamente 40% da produção mundial.

Para muitos, a castanha-do-pará é considerada uma castanha, no entanto, para os especialistas, ela é uma semente, já que nas castanhas, nozes e casca se dividem e a carne é separada da casca. A castanha possui uma polpa branca e saborosa, revestida por uma casca fina e brilhante. Nativa das Guianas, Venezuela, Brasil, leste da Colômbia, leste do Peru e leste da Bolívia, a semente é bastante benéfica para a saúde.

A castanha-do-pará possui um alto valor protéico e calórico. A semente fornece o mineral selênio, importante para combater os radicais livres presentes no organismo. A castanha-do-pará também é rica em fibras, cálcio e ferro. Mesmo possuindo um alto teor calórico, essas castanhas são eficientes para quem busca perder peso, pois são ricas em gorduras monoinsaturadas que estimulam o metabolismo e a queima de gorduras.

As sementes podem ser consumidas in natura ou torradas, além de serem empregadas na fabricação de farinhas, doces e sorvetes. O óleo extraído da castanha-do-pará também pode ser utilizado na indústria de cosméticos e na fabricação de tintas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore.
21 de setembro – Dia da Árvore
Entenda a importância do Dia da Árvore e por que essa data foi escolhida clicando aqui. Neste texto abordaremos ainda a importância das espécies arbóreas tanto ecológica quanto economicamente. Citaremos também as consequências da retirada de nossas árvores.
Amora
Amora
As espécies mais comuns da amoreira são a amoreira-preta e a amoreira-branca. Conheça aqui o valor nutricional da amora!
O araticum-do-cerrado é um fruto nativo do cerrado brasileiro
Araticum-do-cerrado
Araticum-do-cerrado, fruta da mesma família da fruta-do-conde.
Cereja
Cereja
Você sabia que a cereja tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas? Clique e conheça mais sobre este fruto.
Graviola
Graviola
Benefícios da fruta para a saúde e sua utilização.
   O fruto do jamelão assemelha-se à azeitona preta.
Jamelão (Eugenia jambolana)
Planta cujo fruto pode ser a chave para a cura do câncer.
Jenipapo
Jenipapo
O jenipapo é utilizado na medicina caseira como fortificante e estimulante do apetite. Clique aqui e conheça mais sobre esse fruto.
video icon
Enem
Pré-Enem | Regra de três simples e composta
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre Regra de três simples e composta com o professor Pedro Itallo!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas