Whatsapp icon Whatsapp

Célula vegetal

Assim como a célula animal, a vegetal é uma célula eucarionte e, entre suas peculiaridades, apresenta parede celular, vacúolo de suco celular e plastídios.
A célula vegetal apresenta parede celular, vacúolo e plastídios
A célula vegetal apresenta parede celular, vacúolo e plastídios

A célula vegetal, assim como a animal, é uma célula eucarionte, ou seja, uma célula que possui núcleo delimitado por membrana nuclear e organelas membranosas. Apesar dessas semelhanças, a célula vegetal diferencia-se por algumas particularidades.

Características básicas de uma célula vegetal

A célula vegetal apresenta as estruturas básicas de uma célula eucarionte: membrana plasmática, citoplasma, organelas celulares membranosas e núcleo delimitado por membrana. Essas características são compartilhadas com as células animais, mas, na vegetal, há também a presença de parede celular, vacúolo de suco celular e plastídios.

⇒ Parede celular

A parede celular está presente externamente à membrana plasmática e é uma estrutura extremamente dinâmica. Ela garante forma e rigidez para a célula, participa da defesa contra patógenos e impede o crescimento celular exagerado, quando a água entra em seu interior, e, dessa forma, impede a ruptura da membrana.

A parede celular é formada durante o desenvolvimento da célula. Inicialmente, forma-se uma parede primária e, conforme ocorre o desenvolvimento celular, a parede secundária também é constituída. Vale salientar que nem toda célula apresenta parede celular secundária.

A parede celular primária e a secundária diferenciam-se na composição. Enquanto a parede primária é rica em água, a parede secundária possui baixo teor dessa substância. Ambas as paredes apresentam celulose, além de outros polissacarídeos, tais como hemicelulose. Na parede secundária, encontra-se ainda lignina.

⇒ Vacúolo de suco celular

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O vacúolo de suco celular é um tipo específico de vacúolo, no qual existe uma grande quantidade de água e substâncias dissolvidas, que formam o suco vacuolar. O vacúolo desempenha importantes papéis para a célula, como controle osmótico, manutenção do pH, digestão de componentes celulares e armazenamento de substâncias.

⇒ Plastídios

Os plastídios são organelas celulares com envoltório composto por duas membranas importantes e são classificados de acordo com a presença ou ausência de pigmento, ou ainda conforme o tipo de substância que acumula. Podemos classificar os plastídios em três grandes grupos: cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos.

Os cloroplastos são os plastídios mais conhecidos. Eles são ricos em clorofila e estão relacionados ao processo de fotossíntese. Os cromoplastos são plastídios ricos em carotenoides. Por sua vez, os leucoplastos não possuem pigmento e têm a função de armazenar substância. Aqueles capazes de armazenar amido, por exemplo, são chamados de amiloplastos.

Outra característica interessante das células vegetais é a presença de glioxissomos, que são organelas relacionadas à germinação de sementes de oleaginosas.

Atenção: Centríolos são frequentemente descritos como estruturas exclusivas das células animais, entretanto, essa organela está presente em algumas plantas, tais como briófitas e pteridófitas.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Célula eucarionte
Clique aqui e aprenda mais sobre a célula eucarionte. Confira as características dessa célula e entenda o que a diferencia da célula procarionte.
Diferenças entre célula animal e vegetal
Clique aqui e descubra quais são as diferenças entre a célula animal e a vegetal, dois tipos de células eucariontes, ou seja, células que possuem núcleo definido.
Parede celular
Amplie seus conhecimentos a respeito das características da célula vegetal com este texto sobre a parede celular.
Plastídios
Conheça mais a respeito dos plastídios, importantes organelas da célula vegetal.
video icon
Escrito"Esterificação ou reação de esterificação" em fundo laranja.
Química
Esterificação ou reação de esterificação
As reações de esterificação são processos químicos que ocorrem entre um ácido e um álcool, nos quais o ácido doa sua hidroxila e o álcool doa um hidrogênio, resultando na formação de éster e água, daí o nome desse tipo de reação.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.