Células Eucariontes

As células eucariontes, também denominadas células eucarióticas, são consideradas células verdadeiras, mais complexas em relação às procarióticas por possuírem um desenvolvido sistema de membranas.

Esse tipo celular, típico da constituição estrutural dos fungos, protozoários, animais e plantas, apresenta interior celular bem compartimentado, ou seja, uma divisão de funções metabólicas entre as organelas citoplasmáticas: retículo endoplasmático liso e rugoso (RER), mitocôndrias, organoplastos, lisossomos, peroxissomo e complexo de golgi.

A célula eucarionte vegetal.

No entanto, um importante aspecto evolutivo das células eucarióticas é a individualização de um núcleo ou carioteca, delimitado por membrana nuclear ou cariomembrana, restringindo em seu interior o material cromossômico.

Evolutivamente, acredita-se que o surgimento das células eucariontes tenha partido do processo de emissão de prolongamentos ou invaginações da membrana plasmática em células primitivas, que foram adquirindo crescente complexidade à medida que se multiplicavam.

Quanto à existência dos cloroplastos e mitocôndrias no interior dos eucariotos, acredita-se que relações simbióticas foram mantidas entre células procarióticas englobadas por células eucarióticas, mantendo um harmônico sistema celular.

A célula eucarionte animal.
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro

Ao analisarmos uma célula eucariótica e compará-la com uma célula procariótica, percebemos que as organelas existentes não são as mesmas nos dois tipos celulares. Isso ocorre porque nas células eucarióticas:

a) não existem organelas membranosas.

b) o número de organelas membranosas é inferior ao número de organelas presente nas células procarióticas.

c) existem organelas membranosas e nas células procarióticas não.

d) não encontramos ribossomos.

e) encontramos apenas ribossomos.

A presença de núcleo bem definido caracteriza uma célula eucarionte, diferenciando-a de uma célula procarionte. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome correto da membrana que separa o material genético do citoplasma.

a) carioteca.

b) membrana plasmática.

c) parede celular.

d) tonoplasto.

e) plasmalema.

A descoberta da célula foi fundamental para o rumo dos estudos em Biologia
Descoberta da célula
Conheça como ocorreu a descoberta da célula e entenda o porquê desse termo.
Observe a localização do retículo endoplasmático na célula
Retículo endoplasmático
Aprenda as principais características do retículo endoplasmático e entenda a diferença entre seus dois tipos.
De acordo com a teoria celular, todos os seres vivos são compostos por células
Teoria Celular
Você já ouviu falar a respeito da teoria celular? Clique aqui e descubra por que essa teoria é tão importante para a Biologia!
As mitocôndrias estão presentes apenas em células eucariontes
Mitocôndrias
Clique aqui para saber mais sobre as mitocôndrias, organelas da célula eucarionte que realizam a respiração celular.
Esquema simplificado do processo de sinalização celular
Sinalização celular
Compreenda melhor o processo de sinalização celular e conheça as diferentes rotas por que uma molécula sinalizadora pode seguir.
A célula vegetal apresenta parede celular, vacúolo e plastídios
Célula vegetal
Conheça mais sobre a célula vegetal e aprenda algumas particularidades dessa estrutura que compõe as plantas.
Complexo golgiense
Conheça mais a respeito do complexo golgiense clicando aqui. Neste texto abordaremos as principais características dessa organela e suas funções.
Diferença entre células procarióticas e eucarióticas
Você sabe a diferença entre células procarióticas e eucarióticas? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre esses dois tipos celulares e conheça suas diferenças.
Ribossomos
Amplie seus conhecimentos sobre os ribossomos clicando aqui! Neste texto falaremos sobre a estrutura do ribossomo bem como sobre seu papel na síntese de proteínas.
A composição membranosa de uma mitocôndria.
A Origem das Mitocôndrias
A hipótese simbiótica das mitocôndrias nas células eucariontes.