Whatsapp icon Whatsapp

Colágeno

O colágeno é uma proteína estrutural que está relacionada com a integridade de muitos tecidos, como a cartilagem e aqueles que formam a pele.
O colágeno está relacionado com a sustentação da pele
O colágeno está relacionado com a sustentação da pele

O colágeno, do grego Kolla, que significa cola, e Genno, que significa produção, é uma classe de proteínas fibrosas de origem animal que possui um papel estrutural importante em alguns tecidos, sendo responsável, por exemplo, pela integridade das cartilagens, da pele e dos vasos sanguíneos. Além disso, o colágeno ajuda nos processos de cicatrização e regeneração e na hidratação do corpo.


Características do colágeno

O colágeno é uma proteína formada por cadeias dos aminoácidos glicina, prolina, lisina, hidroxilisina, hidroxiprolina e alanina, que estão organizadas de forma paralela. São conhecidos cerca de 29 tipos diferentes de colágeno, que se diferenciam na composição de aminoácidos, nos arranjos, no diâmetro e na localização dos tecidos.

Com estrutura molecular simples, o colágeno é insolúvel em água em virtude da grande quantidade de aminoácidos hidrofóbicos. Eles também se destacam por formar fibras insolúveis com grande força elástica e com capacidade de hidratação.


Formação do colágeno

Os diferentes tipos de colágeno são produzidos em nível celular como pró-colágenos e, posteriormente, são secretados. As enzimas colagenases clivam os fragmentos terminais dessas moléculas. Assim sendo, sem os fragmentos terminais, as moléculas de pró-colágeno tornam-se colágeno. Este, por sua vez, sofre polimerização e dá origem às fibrilas colágenas, que se agregam para formar as famosas fibras colágenas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Tecidos que possuem colágeno

O colágeno está presente principalmente nos tecidos conjuntivos, onde é encontrado em grande quantidade. Além desses tecidos, essa proteína estrutural é encontrada em músculos e na camada córnea dos olhos.


Obtenção do colágeno

A extração do colágeno é um processo de grande interesse para a indústria, uma vez que essa proteína tem sido usada em substituição aos agentes sintéticos. Ela pode ser retirada de várias espécies de animais, entretanto, no nosso país, é obtida principalmente de subprodutos da indústria da carne, como cartilagens, ligamentos e camadas internas do couro bovino. A partir do colágeno nativo, é possível obter a fibra de colágeno, o colágeno hidrolisado e o colágeno parcialmente hidrolisado (gelatina).


Benefícios do uso do colágeno

Veja os principais benefícios do colágeno, uma importante fonte de fibras nutritivas e de proteína animal.

  • Prevenção e tratamento das disfunções gastrointestinais e como um substituto parcial da carne;

  • Tratamentos para melhorar a elasticidade e firmeza da pele, além de prevenir doenças como osteoporose, hipertensão e úlcera gástrica;

  • Pode ser usado como biomaterial, uma vez que ocorre em grande quantidade nos animais;

  • Possui grande resistência e elasticidade;

  • Pode servir como matriz de liberação de medicamentos e pode ser trabalhado de diversas formas.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Gelatina
Gelatina, o que é a gelatina, benefícios da gelatina, a composição da gelatina, como encontrar a gelatina, a gelatina alimentar, a gelatina suplementar, a associação da gelatina com os demais alimentos.
Tecido Conjuntivo
Compreenda o que é o tecido conjuntivo e conheça suas funções e tipos.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.