Whatsapp icon Whatsapp

Coordenação motora

Coordenação motora relaciona-se com a nossa capacidade de realizar movimentos articulados como pular, pintar, escrever, correr e manipular pequenos objetos.
Pintar está relacionado à capacidade motora
Pintar está relacionado à capacidade motora

Coordenação motora diz respeito à capacidade do nosso corpo de realizar movimentos articulados e é resultado da interação entre os sistemas muscular, esquelético, nervoso e sensorial. É graças a ela que somos capazes de andar, correr, escrever, pular, pintar e desenhar.


A coordenação melhora com o tempo?

É bastante claro que a coordenação motora é aperfeiçoada durante nossa vida. Desde a gestação, realizamos movimentos, mas, com o tempo, eles se tornam mais precisos e com algum objetivo. Ao nascer, um bebê já realiza movimentos, porém é apenas com o tempo que ele irá fazê-los de maneira voluntária e consciente, esticando seu corpo para pegar um objeto, por exemplo.

Além disso, podemos perceber a evolução da nossa coordenação ao iniciar uma criança na prática esportiva. Nesse momento, ela passa a trabalhar melhor alguns movimentos, tornando sua coordenação mais precisa e ágil. Um exemplo é a prática do basquete, em que observamos o aumento da capacidade de realizar movimentos e manusear a bola ao mesmo tempo, além de acertar as cestas, é claro.


O que é coordenação motora grossa e fina?

A coordenação motora pode ser classificada em dois tipos: coordenação motora grossa e coordenação motora fina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Coordenação motora grossa: envolve habilidades menos delicadas, como pular, subir e descer escadas. Está relacionada a grupos grandes de músculos e diretamente ligada à capacidade para realizar atividades esportivas. Vale salientar que a prática de esportes pode ajudar a desenvolver essa coordenação motora.

  • Coordenação motora fina: relaciona-se com habilidades mais delicadas, como desenhar, pintar e manusear objetos pequenos. Nesse caso, observa-se um envolvimento de pequenos músculos.


Todas as pessoas apresentam a mesma coordenação motora?

Cada pessoa apresenta capacidades distintas assim como ritmos diferentes. O que é fácil para uma pessoa pode ser completamente impossível para outra. Assim, é importante garantir que o indivíduo seja estimulado de modo a desenvolver de maneira adequada sua coordenação motora.

Existem desordens motoras que levam o indivíduo a ter dificuldades de desenvolver determinadas habilidades motoras. Em muitos casos, essas desordens são observadas na escola, quando se verifica a dificuldade do aluno de realizar as atividades indicadas, como pintar dentro de limites. Em outras pessoas essas desordens estão associadas a problemas como hiperatividade e dificuldade de leitura, sendo fundamental, portanto, o acompanhamento do indivíduo para seu melhor desenvolvimento.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Fisiologia do Sistema Nervoso
A recepção e emissão de impulsos elétricos e o funcionamento do sistema nervoso.
Sistema Nervoso Central
Entenda o Sistema Nervoso Central (SNC), a parte do sistema nervoso composta pelo encéfalo e pela medula espinhal.
Sistema Nervoso Periférico
Entenda o Sistema Nervoso Periférico, uma parte do sistema nervoso formada por nervos e gânglios e que atua no transporte de informações.
Sistema esquelético
Compreenda mais sobre os componentes do sistema esquelético e as suas funções.
Tecido muscular
Clique aqui e aprenda um pouco mais sobre o tecido muscular. Neste texto apresentaremos as características, as funções e os tipos de tecido muscular.
Tecido nervoso
Saiba mais sobre o tecido nervoso, um tecido relacionado com a percepção do meio interno e externo e que possui como célula principal o neurônio.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.