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Coordenação motora

Coordenação motora relaciona-se com a nossa capacidade de realizar movimentos articulados como pular, pintar, escrever, correr e manipular pequenos objetos.
Pintar está relacionado à capacidade motora
Pintar está relacionado à capacidade motora

Coordenação motora diz respeito à capacidade do nosso corpo de realizar movimentos articulados e é resultado da interação entre os sistemas muscular, esquelético, nervoso e sensorial. É graças a ela que somos capazes de andar, correr, escrever, pular, pintar e desenhar.


A coordenação melhora com o tempo?

É bastante claro que a coordenação motora é aperfeiçoada durante nossa vida. Desde a gestação, realizamos movimentos, mas, com o tempo, eles se tornam mais precisos e com algum objetivo. Ao nascer, um bebê já realiza movimentos, porém é apenas com o tempo que ele irá fazê-los de maneira voluntária e consciente, esticando seu corpo para pegar um objeto, por exemplo.

Além disso, podemos perceber a evolução da nossa coordenação ao iniciar uma criança na prática esportiva. Nesse momento, ela passa a trabalhar melhor alguns movimentos, tornando sua coordenação mais precisa e ágil. Um exemplo é a prática do basquete, em que observamos o aumento da capacidade de realizar movimentos e manusear a bola ao mesmo tempo, além de acertar as cestas, é claro.


O que é coordenação motora grossa e fina?

A coordenação motora pode ser classificada em dois tipos: coordenação motora grossa e coordenação motora fina.

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  • Coordenação motora grossa: envolve habilidades menos delicadas, como pular, subir e descer escadas. Está relacionada a grupos grandes de músculos e diretamente ligada à capacidade para realizar atividades esportivas. Vale salientar que a prática de esportes pode ajudar a desenvolver essa coordenação motora.

  • Coordenação motora fina: relaciona-se com habilidades mais delicadas, como desenhar, pintar e manusear objetos pequenos. Nesse caso, observa-se um envolvimento de pequenos músculos.


Todas as pessoas apresentam a mesma coordenação motora?

Cada pessoa apresenta capacidades distintas assim como ritmos diferentes. O que é fácil para uma pessoa pode ser completamente impossível para outra. Assim, é importante garantir que o indivíduo seja estimulado de modo a desenvolver de maneira adequada sua coordenação motora.

Existem desordens motoras que levam o indivíduo a ter dificuldades de desenvolver determinadas habilidades motoras. Em muitos casos, essas desordens são observadas na escola, quando se verifica a dificuldade do aluno de realizar as atividades indicadas, como pintar dentro de limites. Em outras pessoas essas desordens estão associadas a problemas como hiperatividade e dificuldade de leitura, sendo fundamental, portanto, o acompanhamento do indivíduo para seu melhor desenvolvimento.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
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