Diferenças entre crocodilos e jacarés
Muitas pessoas acreditam que é impossível diferenciar jacarés e crocodilos por causa de sua grande semelhança. Entretanto, ao analisar de perto esses répteis da ordem Crocodylia, percebemos que existem diferenças marcantes entre esses animais.
→ Crocodilo
O crocodilo pertence à família Crocodylidae, que vive em ambientes aquáticos, existindo espécies tanto em água doce quanto salgada. Em nosso país, não são encontrados crocodilos, portanto, todos os répteis desse porte existentes aqui são jacarés. Crocodilos são muito comuns na África, Ásia e Oceania.
Uma de suas particularidades é o quarto dente de cada lado do maxilar inferior permanecer visível mesmo quando o animal está com a boca fechada. Além disso, os crocodilos possuem dentes inferiores e superiores alinhados. Outro ponto que merece destaque ao analisar os crocodilos é o focinho afilado e alongado.
→ Jacaré
O jacaré pertence à família Alligatoridae e é encontrado apenas em ambiente de água doce. No Brasil, encontramos seis espécies de jacaré, o que torna o país o maior em diversidade de crocodilianos do mundo. Os jacarés existentes em nosso país são: jacaré-açu ou jacaré-gigante (Melanosuchus niger); jacaretinga (Caiman crocodilus); jacaré-coroa (Paleosuchus trigonatus e Paleosuchus palpebrosus); jacaré do pantanal (Caiman yacare), jacaré do papo amarelo (Caiman latirostris).
O focinho e os dentes do jacaré são muito característicos desses répteis
O quarto dente de cada lado do maxilar inferior dos jacarés permanece escondido em reentrâncias e só fica visível quando o animal abre a boca. Além disso, diferentemente dos crocodilos, os dentes inferiores e superiores dos jacarés não são alinhados. Outra diferença é o focinho largo e arredondado.
→ Comparação entre crocodilos e jacarés
Veja a seguir um quadro comparativo que resume as principais diferenças encontradas entre crocodilos e jacarés: