Whatsapp icon Whatsapp

Pantanal

O Pantanal é um bioma brasileiro localizado no Centro-Oeste do Brasil, nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Rico em biodiversidade, apresenta diversas espécies de fauna e flora. Possui um clima tropical, com duas estações do ano bem definidas. É conhecido mundialmente por apresentar relevo plano e áreas de inundação no período das cheias.

Nos últimos anos, o Pantanal tem sido palco de incêndios e queimadas causados pela ação humana com finalidade de implantação de atividades econômicas ligadas à pecuária e agricultura. Esse bioma possui sua economia voltada para o setor primário, com o desenvolvimento recente da agricultura e pecuária, e no setor terciário, destaca-se o turismo.

Leia também: Ilha do Bananal – maior ilha fluvial do mundo

Características do Pantanal

  • Localização do Pantanal

Encontra-se na região Centro-Oeste do Brasil — no Sul do Mato Grosso e no Noroeste do Mato Grosso do Sul.

Também se encontra no Norte do Paraguai e Leste da Bolívia.

Localização do Pantanal brasileiro
Localização do Pantanal brasileiro.
  • Flora do Pantanal

O bioma possui rica biodiversidade de flora, são mais de 2000 mil espécies de plantas, catalogadas pela Embrapa - Brasil, com presença de arbustos, árvores e plantas aquáticas, e floresta densa e fechada. Há destaque para as espécies camalote-da-meia-noite e vitória-régia. Há nessa flora diversas espécies endêmicas, ou seja, que só existem naquelas condições ambientais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A flora pantaneira tem alto potencial econômico:

  • pastagens nativas
  • plantas apícolas
  • comestíveis
  • medicinais
Vitória-régia: flor típica da região do Pantanal
Vitória-régia: flor típica da região do Pantanal.
  • Fauna do Pantanal

O Pantanal brasileiro sofre influência direta de três biomas, que são o Cerrado, a Amazônia e a Mata Atlântica. Dessa forma, apresenta rica diversidade de espécies, como:

  • 132 espécies de mamíferos: anta, capivara, veado, onça-pintada, morcego;
  • 85 espécies de répteis, sendo os jacarés com a maior variedade;
  • 463 espécies de aves: tucano, arara, tuiuiú, carão;
  • 35 espécies de anfíbios, como a rã-verde;
  • 263 espécies de peixes: pacu, pintado, bagre, traíra, dourado, piau, jaú (o maior da região).

Veja mais: Recursos naturais – elementos da natureza que podem ser utilizados por atividades humanas

Fauna: jacaré e tuiuiú no Pantanal mato-grossense.
Fauna: jacaré e tuiuiú no Pantanal mato-grossense.
  • Clima do Pantanal

O clima predominante do bioma é o Tropical, caracterizado pela presença de duas estações do ano bem definidas — inverno e verão:

  • Inverno: ocorre de abril a setembro e caracteriza-se pela ausência de chuva e por temperaturas elevadas, com média de 25 ºC.
  • Verão: ocorre de outubro a março e tem-se a presença de chuvas regulares, com temperaturas elevadas, com médias em torno dos 30 ºC.
  • Relevo do Pantanal

O Pantanal está localizado num área de planície, com altitudes médias em torno de 120 metros. Possui perfil do relevo bastante regular, e por esse motivo, apresenta diversas áreas e bacias de inundação, no verão, essas áreas chegam a ser 80% do bioma.

Ao seu redor, localiza-se diversos planaltos, responsáveis por serem divisores de águas e por terem nascentes que alimentam a hidrografia do local.

Relevo: planícies de inundação do Pantanal.
Relevo: planícies de inundação do Pantanal.
  • Solo do Pantanal

Por tratar-se de uma região onde há alagamentos constantes, os solos pantaneiros são pouco desenvolvidos e apresentam alto índice de lixiviação (quando há a lavagem da camada superficial do solo), processo esse que contribui para o baixo grau de fertilidade do solo da região. De acordo com a Embrapa, os solos mais comuns na região são:

  • Planossolos
  • Espodossolos
  • Gleissolos

De modo geral, são solos pobres e ácidos.

  • Hidrografia do Pantanal:

Por possuir uma área de planície de inundação e estar localizado numa porção de relevo plano, circuncidado por planaltos, o Pantanal recebe diversos rios que abastecem suas bacias de inundação. A região compõe a macro bacia hidrográfica do rio Prata e possui rios importantes, como:

  • Rio Paraguai
  • Rio Cuiabá
  • Rio Taquari
  • Rio Piquiri
  • Rio São Lourenço

Veja também: Quais são as atividades que gastam mais água?

Degradação do Pantanal

Nos últimos anos, o Pantanal brasileiro vem experimentando o avanço da fronteira agrícola e pecuária na região. Essas atividades econômicas, ao serem desenvolvidas, geram diversos impactos ambientais, que acabam por afetar a dinâmica do meio ambiente por completo.

Vários incêndios e queimadas foram observadas na área este ano, nos primeiros meses de 2020, o total de incêndios já é superior a 14 mil focos, segundo o IBGE. Esse fator deve-se a atividades

  • de extração de madeira de forma ilegal, com a derrubada de florestas e posterior incêndio;
  • da pecuária, com o preparo de áreas de pastagens para rebanhos bovinos;
  • da agricultura, com o preparo do solo por meio das cinzas das queimadas, que geram sua menor acidez e maior fertilidade, para o posterior plantio.

Todas essas ações na região geram diminuição da fauna e flora, com extinção total de espécies endêmicas (de animais ou plantas), e geram o empobrecimento do solo, com perda de propriedades e desertificação da área. Há a diminuição de nascentes e a perda da hidrografia local, além dos impactos diretos à atmosfera com a emissão de gases prejudiciais à saúde e que contribuem para o efeito estufa e o aquecimento global. Para saber mais sobre a degradação desse importante bioma brasileiro, leia: Queimadas no Pantanal.

Economia do Pantanal

As principais atividades econômicas desenvolvidas na região do Pantanal estão relacionadas ao setor primário da economia:

  • Pecuária: o destaque fica por conta da criação de rebanho bovino, que representa 6% do total do rebanho nacional, com aproveitamento de áreas de pastagens naturais e plantadas. Rebanho geralmente aproveitado para corte.
  • Extrativismo: temos destaque para a retirada de madeira de forma ilegal e de animais com a pesca predatória.

O turismo também possui destaque central no cenário econômico do Pantanal, pois trata-se de um bioma com belezas naturais inigualáveis. A região hoje conta com uma rica rede de hotéis, restaurantes, pousadas e outros serviços relacionados, atraindo diversos turistas todos os anos para conhecer a região do Pantanal, principalmente as bacias de inundação.

Curiosidades do Pantanal

  • O Pantanal é considerado Reserva da Biosfera, pela Unesco, por possuir diversas espécies da fauna e flora mundial;
  • Capivara, tuiuiú e cervo-do-pantanal são animais que estão correndo risco de extinção;
  • 80% do Pantanal ficam inundados na época das cheias;
  • Na região foram catalogadas 3500 espécies de plantas terrestres e aquáticas, o que torna o Pantanal um dos locais com a maior diversidade vegetal de todo o mundo.
  • Ave símbolo do Pantanal chega a medir 1,60 m de uma ponta da asa à outra.
  • O jaú é um peixe símbolo da região, e pode chegar a pesar 120 kg e medir 1,5 m.
Publicado por Gustavo Henrique Mendonça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

O bioma Amazônia é o maior do Brasil e considerado a área de maior biodiversidade do planeta.
Amazônia
Aprenda mais sobre a Amazônia. Veja suas principais características quanto à vegetação, fauna, flora, hidrografia e ao clima. Saiba a respeito do seu desmatamento.
Caatinga
Conheça as principais características da Caatinga. Entenda mais sobre a sua vegetação, e veja quais são os principais impactos ambientais presentes nesse bioma.
O aspecto seco do ecossistema Caatinga.
Caatinga
Um bioma brasileiro castigado pelo regime climático.
Bandeira de Campo Grande
Campo Grande
Saiba mais sobre o processo histórico de fundação do município de Campo Grande. Veja também dados relacionados à economia, demografia e infraestrutura da cidade.
Área de campo no Rio Grande do Sul.
Campos
Os campos são um tipo de vegetação que ocorre em pequenas áreas do Brasil. Confira!
Rico em biodiversidade, o bioma Cerrado é a segunda maior formação vegetal do Brasil.
Cerrado
Leia este texto e saiba mais sobre o Cerrado. Esse bioma abrange cerca de 22% do território brasileiro e é considerado a savana do Brasil. Aprenda mais a respeito das principais características dessa grande unidade ecológica, as quais perpassam sua fauna, flora, vegetação, hidrografia, solo e conservação.
Bandeira de Cuiabá
Cuiabá
Saiba mais sobre a história de Cuiabá. Leia sobre o papel dos bandeirantes na fundação dessa cidade e veja dados sobre a geografia, demografia e economia cuiabana.
Mata Atlântica
Saiba mais sobre a Mata Atlântica. Entenda a fauna e a flora desse bioma. Conheça os impactos ambientais causados na Mata Atlântica.
Micorriza: associação entre fungos e raízes de vegetais superiores.
Micorrizas
Saiba mais sobre esta associação entre fungos e raízes de plantas superiores.
Vegetação caducifólia da Caatinga, que perde as suas folhas no período da seca
Principais biomas brasileiros
Clique e conheça as características dos principais biomas brasileiros.
Queimadas no Pantanal
Clique e veja detalhes da origem e de como se formam as queimadas no Pantanal. Quais os impactos dessa prática na natureza, e o que os dados revelam sobre a região.
A Floresta Amazônica é a principal vegetação do Brasil.
Vegetação do Brasil
Saiba quais são os principais tipos de vegetação do Brasil. Leia sobre as características de cada uma das vegetações presentes no território brasileiro.
video icon
Português
Argumento por exemplificação
A exemplificação sempre foi um recurso importante para a explicação de conceitos mais teóricos ou mais difíceis de serem compreendidos. No caso da argumentação, a exemplificação procura colocar o leitor a favor de quem a apresenta, pois esse gesto é, sobretudo, de generosidade intelectual.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.