Pantanal
O Pantanal é um bioma brasileiro localizado no Centro-Oeste do Brasil, nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Rico em biodiversidade, apresenta diversas espécies de fauna e flora. Possui um clima tropical, com duas estações do ano bem definidas. É conhecido mundialmente por apresentar relevo plano e áreas de inundação no período das cheias.
Nos últimos anos, o Pantanal tem sido palco de incêndios e queimadas causados pela ação humana com finalidade de implantação de atividades econômicas ligadas à pecuária e agricultura. Esse bioma possui sua economia voltada para o setor primário, com o desenvolvimento recente da agricultura e pecuária, e no setor terciário, destaca-se o turismo.
Leia também: Ilha do Bananal – maior ilha fluvial do mundo
Características do Pantanal
-
Localização do Pantanal
Encontra-se na região Centro-Oeste do Brasil — no Sul do Mato Grosso e no Noroeste do Mato Grosso do Sul.
Também se encontra no Norte do Paraguai e Leste da Bolívia.
-
Flora do Pantanal
O bioma possui rica biodiversidade de flora, são mais de 2000 mil espécies de plantas, catalogadas pela Embrapa - Brasil, com presença de arbustos, árvores e plantas aquáticas, e floresta densa e fechada. Há destaque para as espécies camalote-da-meia-noite e vitória-régia. Há nessa flora diversas espécies endêmicas, ou seja, que só existem naquelas condições ambientais.
A flora pantaneira tem alto potencial econômico:
- pastagens nativas
- plantas apícolas
- comestíveis
- medicinais
-
Fauna do Pantanal
O Pantanal brasileiro sofre influência direta de três biomas, que são o Cerrado, a Amazônia e a Mata Atlântica. Dessa forma, apresenta rica diversidade de espécies, como:
- 132 espécies de mamíferos: anta, capivara, veado, onça-pintada, morcego;
- 85 espécies de répteis, sendo os jacarés com a maior variedade;
- 463 espécies de aves: tucano, arara, tuiuiú, carão;
- 35 espécies de anfíbios, como a rã-verde;
- 263 espécies de peixes: pacu, pintado, bagre, traíra, dourado, piau, jaú (o maior da região).
Veja mais: Recursos naturais – elementos da natureza que podem ser utilizados por atividades humanas
-
Clima do Pantanal
O clima predominante do bioma é o Tropical, caracterizado pela presença de duas estações do ano bem definidas — inverno e verão:
- Inverno: ocorre de abril a setembro e caracteriza-se pela ausência de chuva e por temperaturas elevadas, com média de 25 ºC.
- Verão: ocorre de outubro a março e tem-se a presença de chuvas regulares, com temperaturas elevadas, com médias em torno dos 30 ºC.
-
Relevo do Pantanal
O Pantanal está localizado num área de planície, com altitudes médias em torno de 120 metros. Possui perfil do relevo bastante regular, e por esse motivo, apresenta diversas áreas e bacias de inundação, no verão, essas áreas chegam a ser 80% do bioma.
Ao seu redor, localiza-se diversos planaltos, responsáveis por serem divisores de águas e por terem nascentes que alimentam a hidrografia do local.
-
Solo do Pantanal
Por tratar-se de uma região onde há alagamentos constantes, os solos pantaneiros são pouco desenvolvidos e apresentam alto índice de lixiviação (quando há a lavagem da camada superficial do solo), processo esse que contribui para o baixo grau de fertilidade do solo da região. De acordo com a Embrapa, os solos mais comuns na região são:
- Planossolos
- Espodossolos
- Gleissolos
De modo geral, são solos pobres e ácidos.
-
Hidrografia do Pantanal:
Por possuir uma área de planície de inundação e estar localizado numa porção de relevo plano, circuncidado por planaltos, o Pantanal recebe diversos rios que abastecem suas bacias de inundação. A região compõe a macro bacia hidrográfica do rio Prata e possui rios importantes, como:
- Rio Paraguai
- Rio Cuiabá
- Rio Taquari
- Rio Piquiri
- Rio São Lourenço
Veja também: Quais são as atividades que gastam mais água?
Degradação do Pantanal
Nos últimos anos, o Pantanal brasileiro vem experimentando o avanço da fronteira agrícola e pecuária na região. Essas atividades econômicas, ao serem desenvolvidas, geram diversos impactos ambientais, que acabam por afetar a dinâmica do meio ambiente por completo.
Vários incêndios e queimadas foram observadas na área este ano, nos primeiros meses de 2020, o total de incêndios já é superior a 14 mil focos, segundo o IBGE. Esse fator deve-se a atividades
- de extração de madeira de forma ilegal, com a derrubada de florestas e posterior incêndio;
- da pecuária, com o preparo de áreas de pastagens para rebanhos bovinos;
- da agricultura, com o preparo do solo por meio das cinzas das queimadas, que geram sua menor acidez e maior fertilidade, para o posterior plantio.
Todas essas ações na região geram diminuição da fauna e flora, com extinção total de espécies endêmicas (de animais ou plantas), e geram o empobrecimento do solo, com perda de propriedades e desertificação da área. Há a diminuição de nascentes e a perda da hidrografia local, além dos impactos diretos à atmosfera com a emissão de gases prejudiciais à saúde e que contribuem para o efeito estufa e o aquecimento global. Para saber mais sobre a degradação desse importante bioma brasileiro, leia: Queimadas no Pantanal.
Economia do Pantanal
As principais atividades econômicas desenvolvidas na região do Pantanal estão relacionadas ao setor primário da economia:
- Pecuária: o destaque fica por conta da criação de rebanho bovino, que representa 6% do total do rebanho nacional, com aproveitamento de áreas de pastagens naturais e plantadas. Rebanho geralmente aproveitado para corte.
- Extrativismo: temos destaque para a retirada de madeira de forma ilegal e de animais com a pesca predatória.
O turismo também possui destaque central no cenário econômico do Pantanal, pois trata-se de um bioma com belezas naturais inigualáveis. A região hoje conta com uma rica rede de hotéis, restaurantes, pousadas e outros serviços relacionados, atraindo diversos turistas todos os anos para conhecer a região do Pantanal, principalmente as bacias de inundação.
Curiosidades do Pantanal
- O Pantanal é considerado Reserva da Biosfera, pela Unesco, por possuir diversas espécies da fauna e flora mundial;
- Capivara, tuiuiú e cervo-do-pantanal são animais que estão correndo risco de extinção;
- 80% do Pantanal ficam inundados na época das cheias;
- Na região foram catalogadas 3500 espécies de plantas terrestres e aquáticas, o que torna o Pantanal um dos locais com a maior diversidade vegetal de todo o mundo.
- Ave símbolo do Pantanal chega a medir 1,60 m de uma ponta da asa à outra.
- O jaú é um peixe símbolo da região, e pode chegar a pesar 120 kg e medir 1,5 m.