Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Fisiologia
  4. Estrogênio

Estrogênio

Estrogênio é um termo utilizado para se referir a um grupo de hormônios relacionados, principalmente, com a manutenção e o controle da função reprodutiva feminina.

Estrogênio ou estrógeno é um termo utilizado para se referir não apenas a um hormônio, e sim a um grupo de hormônios esteroides formado por 18 carbonos. Nesse grupo encontramos 17β-estradiol, estrona e estriol, sendo 17β-estradiol o principal deles.

Onde o estrogênio é produzido?

O estrogênio, conhecido como o hormônio sexual feminino, é secretado principalmente pelos ovários. Entretanto, vale salientar que esse hormônio é produzido também em outras partes do corpo, como nas glândulas adrenais. No caso do estriol, sua produção acontece em maior quantidade no fígado e em tecidos periféricos. Apesar de ser chamado de hormônio feminino, ele também ocorre em homens, que têm níveis menores desse hormônio na corrente sanguínea.

Qual a função do estrogênio?

O estrogênio está relacionado a uma grande variedade de funções, destacando-se:

  • Manutenção e controle da função reprodutiva feminina – os estrogênios agem induzindo a proliferação celular e garantindo, assim, a reconstituição do endométrio perdido na menstruação e a produção de cílios na tuba uterina;

Leia também: Ciclo menstrual


Estrogênio garante a proliferação do endométrio e sua consequente reconstituição após a menstruação

  • Desenvolvimento das características sexuais femininas secundárias, como mamas e surgimento dos pelos pubianos;

  • O estradiol apresenta relação com o comportamento sexual da mulher;

  • O estradiol relaciona-se com o padrão de deposição de gordura, induzindo a deposição de gordura nas mamas e quadris;

  • O estradiol aumenta a retenção de líquidos;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • O estradiol está relacionado ao metabolismo do cálcio;

  • O estrogênio desempenha ainda importante papel na fertilidade masculina, segundo pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo1.

O estrogênio nas pílulas anticoncepcionais

As pílulas anticoncepcionais podem ser formadas exclusivamente por progestágenos ou, ainda, um estrogênio associado a um progestágeno. Essas últimas são chamados de combinadas e contêm hormônios sintéticos semelhantes aos produzidos pela mulher. Elas atuam principalmente inibindo a ovulação e alterando as características do muco cervical e endométrio.

Leia mais: Pílula anticoncepcional


Pílulas anticoncepcionais combinadas apresentam progestágeno e estrogênio sintéticos

Diminuição dos níveis de estrogênio em mulheres

A queda dos níveis de estrogênio apresenta consequências para a vida da mulher. A diminuição desses níveis hormonais, por exemplo, é a principal causa da osteoporose. Além disso, a redução dos níveis de estrogênio relaciona-se também a doenças cardiovasculares e aumento do peso, com mudança no padrão de distribuição de gordura do corpo. Podemos destacar ainda disfunções menstruais, alterações na genitália, disfunção sexual e alterações na pele.

Saiba mais: Riscos dos contraceptivos orais

Geralmente, para aliviar os sintomas decorrentes da redução dos estrogênios, é recomendada a terapia hormonal. Essa terapia apresenta alguns riscos e não pode ser realizada por todas as mulheres, devendo, portanto, ser feita apenas com recomendação médica.

____________________________

1 Para conferir a matéria completa, acesse: Hormônio feminino é fundamental na fertilidade masculina.

Estrogênio é um termo utilizado para se referir a um grupo de hormônios
Estrogênio é um termo utilizado para se referir a um grupo de hormônios
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

O estrogênio é um hormônio sexual encontrado em homens e mulheres, entretanto, está presente em níveis maiores nas mulheres. Esse hormônio pode ser produzido em diferentes partes, exceto:

a) Hipófise.

b) Ovários.

c) Adrenais.

d) Fígado.

e) Tecidos periféricos.

Questão 2

Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente uma função que pode ser atribuída ao estrogênio.

a) Padrão de deposição de gordura no corpo da mulher.

b) Crescimento dos ossos.

c) Aumento das taxas de glicose no sangue.

d) Redução dos níveis de glicose no sangue.

e) Estimulação do hipotálamo.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Ovulação
Você sabe o que é ovulação? Clique aqui e conheça mais sobre esse processo, entenda o que é período fértil e descubra como os anticoncepcionais orais atuam.
Ciclo menstrual
Você sabe o que é ciclo menstrual? Clique aqui, entenda o que é o ciclo menstrual e conheça melhor as fases que o compõem: folicular, lútea e menstrual.
Puberdade
Clique aqui e saiba mais sobre a puberdade: quando ela começa, quando termina, o que é puberdade precoce e as modificações que ocorrem no corpo nesse processo.
A pílula anticoncepcional previne a gravidez, porém não evita DST
Pílula anticoncepcional
Compreenda como funciona a pílula anticoncepcional, seus efeitos colaterais e seus tipos.
Na menstruação, há a eliminação de sangue e partes do endométrio
Menstruação
Entenda o que é a menstruação e descubra por que ocorre esse processo natural e quais os principais distúrbios menstruais que afetam as mulheres.
O que a menstruação diz sobre o organismo feminino.
Variações dos ciclos menstruais
Variações dos ciclos menstruais, o que é menstruação, características dos ciclos menstruais, menstruação normal, hemorragia, menstruação de grande fluxo, menstruação rápida, menstruação periódica, menstruação ausente.