Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Anatomia Humana
  4. Hormônios Sexuais

Hormônios Sexuais

A testosterona, produzida nos testículos, e a progesterona e o estrógeno, produzidos nos ovários, são exemplos de hormônios sexuais.

Os hormônios sexuais são substâncias produzidas nas gônadas, testosterona nos testículos (em indivíduos do gênero masculino) e progesterona e estrógeno nos ovários (em indivíduos do gênero feminino).

Durante a infância esses hormônios são inibidos, tendo sua produção iniciada durante a puberdade, sendo responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias:

Masculinas (13 a 16 anos) → surgimento de pêlos pelo corpo (na face, na axila e na região pubiana), aumento em tamanho do pênis, espessamento das cordas vocais, iniciação da espermatogênese.

Femininas (12 a 15 anos) → surgimento de pêlos pelo corpo, desenvolvimento da cintura pélvica (quadril), desenvolvimento dos seios, início do ciclo menstrual e ovogênese.

A produção desses hormônios ocorre devido a estímulos emitidos pelo hipotálamo (região do cérebro com função reguladora de processos metabólicos), liberando fatores hormonais gonadotróficos, com ação na hipófise (glândula do sistema nervoso) que libera FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante), atuando sobre as gônadas.

Nos testículos o FSH estimula as células dos tubos seminíferos a desencadearem o processo de divisão meiótica para produção de espermatozóides, enquanto o LH estimula as células intersticiais na produção de testosterona afirmando os caracteres sexuais secundários.

Nos ovários, o FSH inicia o amadurecimento das células foliculares, estimulando a secreção de estrógeno que prosseguirá com o desenvolvimento do folículo. O LH promove ainda mais a secreção de estrógeno, induzido a ovulação, rompendo o folículo e liberando o ovócito primário.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

Os hormônios sexuais femininos são responsáveis pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas e pelo controle do ciclo menstrual. São hormônios sexuais femininos:

a) insulina e glucagon.

b) testosterona e TSH.

c) progesterona e estrógeno.

d) estrógeno e glucagon.

e) T3 e T4.

Questão 2

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino, sendo responsável pela diferencial sexual, produção de espermatozoides, desenvolvimento dos músculos e promoção da libido. Esse importante hormônio é produzido no homem em qual órgão?

a) pênis.

b) hipófise.

c) hipotálamo.

d) testículo.

e) mamas.

Mais Questões
Assuntos relacionados
A atração sexual, geralmente, está associada à escolha de um parceiro saudável
Atração sexual
Entenda o que é a atração sexual e os diversos fatores que influenciam a escolha de um parceiro sexual, desde as causas físicas até as genéticas.
Mais de 30 identidades de gênero já foram reconhecidas
Orientação Sexual e Identidade de Gênero
A orientação sexual e a identidade de gênero são dois termos presentes no cotidiano. Entenda o significado de cada um na sexualidade.
A junção articulada das vértebras.
Funções da coluna vertebral
Sustentação, proteção, mobilidade e agilidade da estrutura corporal.
A coluna apresenta, naturalmente, curvaturas
Desvios posturais
Lordose, escoliose e cifose: alterações na coluna representadas por desvios anormais ou acentuação de seus desvios naturais.
Traqueia
Amplie seus conhecimentos a respeito da traqueia clicando aqui! Neste texto falaremos mais a respeito das características desse órgão e sua função.
Câncer do intestino pode causar hemorragia digestiva.
Hemorragia digestiva
A hemorragia digestiva é um sinal de que algo não vai bem. Veja aqui algumas de suas causas.
A hérnia inguinal é uma situação mais frequente em homens
O que é hérnia inguinal?
Saiba o que hérnia inguinal, suas causas, sintomas e formas de tratamento.
A química explica o que sentimos quando estamos apaixonados.
Química do amor
Saiba qual é a "química" do amor e descubra quais substâncias estão envolvidas nesse fascinante e complexo fenômeno.
Um exemplo de hormônio é a insulina, que garante a entrada de glicose nas células
Hormônios
Entenda o que são hormônios, substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que garantem a homeostase do corpo.
Os ovários são estruturas presentes no corpo da mulher que estão relacionadas com a reprodução
Ovários
Conheça as características dos ovários, órgãos do sistema genital feminino que produzem os ovócitos secundários e os hormônios sexuais.
Glândulas que fazem parte do sistema endócrino
Sistema Endócrino
Clique aqui e conheça as principais glândulas do nosso sistema endócrino.
Rins
Conheça mais sobre os rins! Neste texto falaremos a respeito da estrutura desses órgãos, como manter a saúde renal, e conheceremos alguns problemas renais.
O sistema linfático atua em conjunto com o sistema circulatório e é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos branco
Sistema linfático
Conheça mais sobre o sistema linfático – sistema responsável pela defesa do nosso organismo.