Whatsapp icon Whatsapp

Hormônios produzidos nas glândulas suprarrenais

Glândulas endócrinas
Glândulas endócrinas

O nosso organismo, através das glândulas que compõem o sistema endócrino, lança em nossa corrente sanguínea vários hormônios que influenciam nas atividades celulares de células específicas. Há hormônios que são proteínas, e por isso são constituídos por aminoácidos; enquanto outros hormônios são chamados de esteroides, por derivarem do colesterol. Cada hormônio tem a sua função específica, e a quantidade deles influencia muito no metabolismo do organismo.

Há hormônios que controlam o crescimento e o desenvolvimento do corpo, a reprodução e as características sexuais; hormônios que influenciam no armazenamento de energia e controlam os níveis de substâncias como a glicose, entre tantos outros.

A glândula suprarrenal é formada por dois tecidos embrionários diferentes, que originam duas partes da glândula: o córtex suprarrenal e a medula suprarrenal. Sendo assim, cada parte dessa glândula produz hormônios diferentes, como veremos a seguir.

A medula suprarrenal é responsável pela produção de adrenalina e noradrenalina. Os dois hormônios são liberados em grandes quantidades no organismo depois de fortes reações emocionais (como susto, medo, estresse) e provocam aumento dos batimentos cardíacos e pressão arterial, constrição dos vasos, etc. Algumas doenças são causadas pelo excesso desses hormônios no corpo, como a Síndrome de Cushing e o feocromocitoma.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Adrenalina: tem efeito contrário ao da insulina, sendo liberada quando o nível de glicose no sangue está baixo. Ela também atua como um neurotransmissor, sendo liberada quando há estresse físico ou mental. Sua falta causa taquicardia, bradicardia e disfunções no nível de glicose.

Noradrenalina: esse hormônio acelera os batimentos cardíacos e mantém a tonicidade muscular nos vasos sanguíneos, controlando a pressão sanguínea.

O córtex suprarrenal é responsável pela produção dos hormônios cortisol e aldosterona.

Cortisol: estimula a formação de carboidratos a partir de proteínas e outras substâncias, processo chamado de gliconeogênese. Esse hormônio também diminui a utilização de glicose pelas células, aumenta o armazenamento de glicogênio pelo fígado, mobiliza ácidos graxos que serão úteis na produção de glicose e impede o desenvolvimento de inflamações.

Aldosterona: auxilia na retenção de sódio, agindo no equilíbrio dos líquidos. Glândulas salivares e sudoríparas sofrem a influência desse hormônio na retenção de sódio, enquanto que ele também interfere na absorção de sódio pelo intestino. Aumenta a reabsorção de potássio.

Publicado por Paula Louredo Moraes

Artigos Relacionados

Adrenalina é um hormônio produzido na glândula adrenal.
Adrenalina
Clique aqui para conhecer mais sobre a adrenalina. Confira suas principais ações no organismo e seu uso na medicina.
Um exemplo de hormônio é a insulina, que garante a entrada de glicose nas células
Hormônios
Entenda o que são hormônios, substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que garantem a homeostase do corpo.
A noradrenalina é um composto da família das catecolaminas, assim como a dopamina e a adrenalina.
Noradrenalina
Aprenda mais sobre a noradrenalina, o que ela é, onde ela é produzida, suas funções no organismo, seu uso na UTI e sua relação com o transtorno bipolar e depressão.
Placenta: um importante órgão entre o organismo materno e o feto.
Placenta
Anexo embrionário que realiza trocas de substâncias necessárias ao desenvolvimento do embrião.
As plaquetas são importantes no processo de coagulação do sangue
Plaquetas
Amplie seus conhecimentos a respeito das plaquetas, estruturas presentes no sangue que são formadas a partir de megacariócitos.
Os cinco sentidos e sistemas nervosos periférico e central compõem o sistema sensorial.
Sistema Sensorial
Seção que aborda os mecanismos inerentes às sensações.
Ilustração do corpo humano rodeado das glândulas que compõem o sistema endócrino
Sistema endócrino
Quer aprender mais sobre o sistema endócrino? Clique aqui e entenda o que é esse sistema, as principais glândulas que o compõem e sua função.
Sistema reprodutor feminino
Aprenda mais a respeito do sistema reprodutor feminino aqui! Neste texto falaremos a respeito dos principais órgãos desse sistema e suas funções.
video icon
Enem
Como fazer a inscrição no Enem 2021
Vai fazer o Enem 2021 neste ano e quer tirar todas as suas dúvidas sobre a forma de se inscrever no exame mais esperado do ano? Então se liga e confira o passo a passo! Veja um passo a passo de como fazer a sua inscrição no Enem 2021.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.