Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Vegetais comestíveis
  4. Jatobá-do-cerrado

Jatobá-do-cerrado

A espécie de jatobá encontrada no cerrado é a de nome científico Hymenaea stilbocarpa, da família Leguminosae. Também conhecida como jatobá-do-campo, jatobá-da-serra, jatobá-de-casca-fina e jutaí, a árvore pode alcançar até 9 metros de altura. O nome jatobá vem do guarani e significa “árvore de fruto duro”. Em outras regiões do Brasil podem ser encontradas outras espécies de jatobá.

Os frutos do jatobá-do-cerrado são apreciados in natura por populações rurais, e suas flores se destacam na paisagem, sendo muitas vezes utilizadas para ornamentação de jardins e de vias públicas. Os morcegos são os principais agentes polinizadores do jatobá.

A sua floração ocorre nos meses de dezembro a fevereiro; e sua frutificação nos meses de agosto e setembro. Em razão de sua polpa farinácea, seus frutos são utilizados na culinária para fazer mingau, biscoitos, pães e bolos. A polpa também é utilizada para a produção de geleias e licores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sua madeira é dura, incorruptível e durável, por isso ela é empregada na construção civil e naval e na feitura de esteios, vigas, assoalhos, carrocerias e móveis. De sua casca retira-se um corante amarelo; e de suas folhas, resina e sementes são feitos remédios caseiros. O jatobá-do-cerrado é muito utilizado na medicina popular como expectorante, estimulador de apetite, vermífugo, no tratamento de problemas respiratórios, dores no estômago, para combater problemas renais e urinários, infecções intestinais, e como cicatrizante.

O jatobá-do-cerrado é uma árvore típica do cerrado
O jatobá-do-cerrado é uma árvore típica do cerrado
Publicado por: Paula Louredo Moraes
Assuntos relacionados
Goiaba
Goiaba
Propriedades nutritivas, terapêuticas e formas de consumo da fruta.
Ingá
Ingá
O ingá é comum na região Norte do Brasil. Clique aqui e conheça as principais características, utilização e propriedades desse fruto.
Cereja
Cereja
Você sabia que a cereja tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas? Clique e conheça mais sobre este fruto.
No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore.
21 de setembro – Dia da Árvore
Entenda a importância do Dia da Árvore e por que essa data foi escolhida clicando aqui. Neste texto abordaremos ainda a importância das espécies arbóreas tanto ecológica quanto economicamente. Citaremos também as consequências da retirada de nossas árvores.
O jambo-vermelho é uma fruta originária da Ásia que se adaptou muito bem em nosso país
Jambo-vermelho
Conheça mais sobre o jambo-vermelho, uma fruta originária da Ásia, muito apreciada em algumas regiões do Brasil.
Abacate
Abacate
Origem, utilização e benefícios que a fruta proporciona.
Açaí
Açaí
Confira aqui os efeitos benéficos do açaí para a saúde e outras informações sobre essa fruta.
Jenipapo
Jenipapo
O jenipapo é utilizado na medicina caseira como fortificante e estimulante do apetite. Clique aqui e conheça mais sobre esse fruto.
Existem várias espécies de murici distribuídas em todo o continente brasileiro
Murici
Obtenha mais informações sobre o murici, uma fruta de origem brasileira.