Açaí
O açaí é um fruto brasileiro cultivado predominantemente na região amazônica. Com cor escura, que vai do roxo ao preto, o fruto arredondado nasce em cachos e, na maioria das vezes, em locais com solos mais úmidos ou alagados.
Mesmo sendo um fruto característico da Região Norte do país, o açaí se popularizou nacionalmente e é utilizado de diversas formas na culinária brasileira, já que possui muitas propriedades nutricionais.
Leia também: Manga – uma das frutas mais consumidas no Brasil
Cultivo do açaí
O açaizeiro ou palmeira-açaí (Euterpe oleracea), planta responsável pela produção do açaí, é uma monocotiledônea da família Arecaceae, nativa da região amazônica, que abrange, além do Brasil:
No Brasil, cerca de 90% da produção está no estado do Pará.
A palmeira do açaí pode atingir mais de 20 metros de altura, e o fruto é formado em cachos. Cada palmeira costuma ter cerca de quatro cachos por ano e cada um deles pode produzir uma quantidade aproximada de três a seis quilos do fruto.
Os tipos de açaizeiro são definidos de acordo com a coloração, formas da inflorescência, tipo de cacho e diâmetro dos frutos. Por isso, há diversas denominações, como açaí-roxo ou preto, açaí-branco, açaí-açu, açaí-espada, açaí-sangue-de-boi etc.
Por meio do açaizeiro, além do fruto, também se aproveitam as folhas, raízes, palmito e tronco. Como ele é cultivado, em grande parte, junto à população ribeirinha, as folhas e troncos do açaizeiro são usados para fazer desde casas até para a produção de objetos como bolsas e chapéus, que contribuem com as atividades de subsistência locais.
Veja também: Sapoti – fruto nativo do sul do México e da América Central
Como é o consumo de açaí no Brasil?
Curiosamente, cada região do Brasil tem um costume diferente para consumir o açaí. No Norte e Nordeste, principalmente, ele ocupa um lugar de alimentação básica e é consumido com outros alimentos, como arroz, feijão, carnes, camarão, farinha de tapioca e outros.
Os nortistas e nordestinos também costumam consumir o suco do açaí. O fruto é amassado à mão ou em máquinas específicas, peneirado e adicionado à água para ser consumido. Outra forma de consumo é o vinho de açaí. Nesse caso, além de amassada, a fruta passa por um processo de fermentação.
Já nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, o açaí é mais considerado uma sobremesa. Sua polpa é utilizada para a produção de sorvetes, vitaminas e diversas misturas geladas que recebem o acréscimo de frutas e guloseimas para as refeições da tarde ou noite.
Essas são algumas das características de cada local, mas as diversas formas de consumo podem ser apreciadas em qualquer região.
Benefícios do açaí
O açaí é rico em:
A alta quantidade de gordura presente corresponde, em grande parte, a gorduras monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%), que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o colesterol bom (HDL).
A cor forte do açaí também traz consigo uma importante característica que beneficia a saúde. A casca do fruto possui antocianina, substância antioxidante que ajuda a combater as células mortas do organismo, refletindo na melhora da pele e aparência.
Pela quantidade de fibras, o açaí também contribui para a melhora do funcionamento intestinal, o que é fundamental para o bom funcionamento do organismo.
Para finalizar, o açaí também está presente na rotina alimentar de muitos atletas, levando em consideração que a presença dos minerais ferro e cálcio ajuda no fortalecimento dos ossos e articulações, além de contribuir com as funções energéticas e cardiovasculares do corpo.
-
Açaí engorda?
Muitas pessoas têm dúvidas se o açaí é um alimento que “engorda”. No entanto, é preciso levar em consideração que todos os alimentos devem ser consumidos em quantidades adequadas para cada pessoa, de acordo com a recomendação de um nutricionista ou médico.
No caso do açaí, o alimento é considerado energético e tem elevado valor calórico. Ele apresenta 2,37% de teor de proteína e 5,96% de gordura em sua composição. Por isso, o consumo deve ser moderado de acordo com o planejamento alimentar de cada pessoa.
Um alerta importante para as pessoas que consomem muito o açaí é que deve ter cuidado com a quantidade de adoçantes e açúcares utilizados no alimento, além dos acompanhamentos, como chocolates e doces, que possuem um nível mais alto de calorias.
Veja também: Cacau – fruto nativo da floresta tropical úmida americana
Como é feita a polpa do açaí?
A tradicional polpa do açaí é feita com o desmembramento do caroço e da polpa. A quantidade de polpa em cada fruto costuma ser pouca, já que o caroço é proporcionalmente grande.
Para a produção da polpa que é consumida pelas pessoas, há uma série de etapas. O fruto passa por uma higienização e desintoxicação. Depois disso, a polpa é extraída do caroço, batida até chegar à consistência ideal e, em seguida, congelada para manter sua conservação.
Na maioria dos locais em que o açaí é comercializado, é comum adicionar quantidades de xarope de guaraná, adoçantes e açúcares para que ele tenha um sabor mais adocicado.
Recomenda-se que, após a colheita, a polpa seja retirada em, no máximo, um dia para que o açaí não perca suas propriedades.