Açaí

O açaí é um fruto brasileiro cultivado predominantemente na região amazônica. Com cor escura, que vai do roxo ao preto, o fruto arredondado nasce em cachos e, na maioria das vezes, em locais com solos mais úmidos ou alagados.

Mesmo sendo um fruto característico da Região Norte do país, o açaí se popularizou nacionalmente e é utilizado de diversas formas na culinária brasileira, já que possui muitas propriedades nutricionais.

Leia também: Manga – uma das frutas mais consumidas no Brasil

Cultivo do açaí

Fruto é rico em proteínas, fibras e diversos nutrientes, que ajudam na melhoria da saúde.
Fruto é rico em proteínas, fibras e diversos nutrientes, que ajudam na melhoria da saúde.

O açaizeiro ou palmeira-açaí (Euterpe oleracea), planta responsável pela produção do açaí, é uma monocotiledônea da família Arecaceae, nativa da região amazônica, que abrange, além do Brasil:

No Brasil, cerca de 90% da produção está no estado do Pará.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A palmeira do açaí pode atingir mais de 20 metros de altura, e o fruto é formado em cachos. Cada palmeira costuma ter cerca de quatro cachos por ano e cada um deles pode produzir uma quantidade aproximada de três a seis quilos do fruto.

Palmeira do açaí pode chegar a mais de 20 metros de altura e produz cerca de 4 cachos por ano.
Palmeira do açaí pode chegar a mais de 20 metros de altura e produz cerca de 4 cachos por ano.

Os tipos de açaizeiro são definidos de acordo com a coloração, formas da inflorescência, tipo de cacho e diâmetro dos frutos. Por isso, há diversas denominações, como açaí-roxo ou preto, açaí-branco, açaí-açu, açaí-espada, açaí-sangue-de-boi etc.

Por meio do açaizeiro, além do fruto, também se aproveitam as folhas, raízes, palmito e tronco. Como ele é cultivado, em grande parte, junto à população ribeirinha, as folhas e troncos do açaizeiro são usados para fazer desde casas até para a produção de objetos como bolsas e chapéus, que contribuem com as atividades de subsistência locais.

Veja também: Sapoti – fruto nativo do sul do México e da América Central

Como é o consumo de açaí no Brasil?

Curiosamente, cada região do Brasil tem um costume diferente para consumir o açaí. No Norte e Nordeste, principalmente, ele ocupa um lugar de alimentação básica e é consumido com outros alimentos, como arroz, feijão, carnes, camarão, farinha de tapioca e outros.

Os nortistas e nordestinos também costumam consumir o suco do açaí. O fruto é amassado à mão ou em máquinas específicas, peneirado e adicionado à água para ser consumido. Outra forma de consumo é o vinho de açaí. Nesse caso, além de amassada, a fruta passa por um processo de fermentação.

O açaí é servido com diversos acompanhamentos para quem aprecia o sabor do fruto.
O açaí é servido com diversos acompanhamentos para quem aprecia o sabor do fruto.

nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, o açaí é mais considerado uma sobremesa. Sua polpa é utilizada para a produção de sorvetes, vitaminas e diversas misturas geladas que recebem o acréscimo de frutas e guloseimas para as refeições da tarde ou noite.

Essas são algumas das características de cada local, mas as diversas formas de consumo podem ser apreciadas em qualquer região.

Benefícios do açaí

O açaí é rico em:

A alta quantidade de gordura presente corresponde, em grande parte, a gorduras monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%), que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o colesterol bom (HDL).

A cor forte do açaí também traz consigo uma importante característica que beneficia a saúde. A casca do fruto possui antocianina, substância antioxidante que ajuda a combater as células mortas do organismo, refletindo na melhora da pele e aparência.

Pela quantidade de fibras, o açaí também contribui para a melhora do funcionamento intestinal, o que é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Para finalizar, o açaí também está presente na rotina alimentar de muitos atletas, levando em consideração que a presença dos minerais ferro e cálcio ajuda no fortalecimento dos ossos e articulações, além de contribuir com as funções energéticas e cardiovasculares do corpo.

  • Açaí engorda?

Muitas pessoas têm dúvidas se o açaí é um alimento que “engorda”. No entanto, é preciso levar em consideração que todos os alimentos devem ser consumidos em quantidades adequadas para cada pessoa, de acordo com a recomendação de um nutricionista ou médico.

No caso do açaí, o alimento é considerado energético e tem elevado valor calórico. Ele apresenta 2,37% de teor de proteína e 5,96% de gordura em sua composição. Por isso, o consumo deve ser moderado de acordo com o planejamento alimentar de cada pessoa.

Um alerta importante para as pessoas que consomem muito o açaí é que deve ter cuidado com a quantidade de adoçantes e açúcares utilizados no alimento, além dos acompanhamentos, como chocolates e doces, que possuem um nível mais alto de calorias.

Veja também: Cacau – fruto nativo da floresta tropical úmida americana

Como é feita a polpa do açaí?

Produção da polpa envolve diversas etapas para garantir a qualidade do alimento.
Produção da polpa envolve diversas etapas para garantir a qualidade do alimento.

A tradicional polpa do açaí é feita com o desmembramento do caroço e da polpa. A quantidade de polpa em cada fruto costuma ser pouca, já que o caroço é proporcionalmente grande.

Para a produção da polpa que é consumida pelas pessoas, há uma série de etapas. O fruto passa por uma higienização e desintoxicação. Depois disso, a polpa é extraída do caroço, batida até chegar à consistência ideal e, em seguida, congelada para manter sua conservação.

Na maioria dos locais em que o açaí é comercializado, é comum adicionar quantidades de xarope de guaraná, adoçantes e açúcares para que ele tenha um sabor mais adocicado.

Recomenda-se que, após a colheita, a polpa seja retirada em, no máximo, um dia para que o açaí não perca suas propriedades.

Publicado por Giullya Franco

Artigos Relacionados

No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore.
21 de setembro – Dia da Árvore
Entenda a importância do Dia da Árvore e por que essa data foi escolhida clicando aqui. Neste texto abordaremos ainda a importância das espécies arbóreas tanto ecológica quanto economicamente. Citaremos também as consequências da retirada de nossas árvores.
Abacaxi
Abacaxi
Benefícios e o emprego da fruta na indústria e culinária.
A acerola é um fruto que se destaca pela grande quantidade de vitamina C
Aceroleira
Saiba mais sobre a aceroleira, uma malpighiácea que produz a acerola, um fruto rico em vitamina C.
Amora
Amora
As espécies mais comuns da amoreira são a amoreira-preta e a amoreira-branca. Conheça aqui o valor nutricional da amora!
Araçá
Você já ouviu falar do araçá? Clique aqui e conheça mais sobre esse fruto, como ele é consumido e suas propriedades benéficas à saúde.
Cacau
Clique aqui e conheça mais sobre o cacau. Veja as características do cacaueiro e a importância e as propriedades do seu fruto.
Caqui
Caqui
Variedades, valor nutritivo e conservação do caqui.
Doença de Chagas
Você já ouviu falar a respeito da doença de Chagas? Clique aqui e conheça mais sobre a transmissão, sintomas e tratamento desse problema de saúde.
Jambo-vermelho
Você conhece o jambo-vermelho? Clique aqui e saiba mais sobre esse fruto, a planta da qual ele se origina e suas propriedades benéficas.
   O fruto do jamelão assemelha-se à azeitona preta.
Jamelão (Eugenia jambolana)
Planta cujo fruto pode ser a chave para a cura do câncer.
O jatobá-do-cerrado é uma árvore típica do cerrado
Jatobá-do-cerrado
Jatobá-do-cerrado, uma árvore típica do cerrado brasileiro.
Mamão
Conheça mais sobre o mamão clicando aqui. Veja algumas características do mamoeiro e alguns benefícios do consumo desse fruto.
Manga
Clique aqui e acesse este texto para conhecer mais informações sobre a manga. Veja quais são suas características, seus benefícios etc.
Maçã
Maçã
A maçã é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. Confira!
Melão
Melão
Propriedades nutritivas, terapêuticas e cultivo do melão.
Pêra
Pêra
Você sabia que a pêra possui baixo valor calórico? Confira aqui algumas propriedades e características dessa fruta.
Sapoti
Conheça mais sobre o sapoti, o fruto do sapotizeiro. Neste texto conheceremos mais sobre o sapotizeiro e sobre seu fruto.
video icon
Matemática
Volume de tronco de cone
Nesta aula, iremos aprender como calcular o volume do tronco de cone usando a fórmula clássica de volume de cone e usando a fórmula específica para o tronco de cone.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?