Whatsapp icon Whatsapp

Manguezais

Os manguezais mediam o contato entre os cursos hídricos fluviais e o mar. Eles abrigam uma enorme diversidade de animais.
Caracterização de um mangue.
Caracterização de um mangue.

Os manguezais são ecossistemas típicos de regiões tropicais litorâneas, caracterizando ambientes aquáticos nos quais mediam o contato entre os cursos hídricos fluviais (água doce) com o mar (água salgada).

O solo desses locais é geralmente lamacento, semelhante à configuração pantanosa, rico em matéria orgânica, servindo de substrato para o desenvolvimento de vegetações específicas, tolerantes à salinidade e possuindo órgãos vegetativos com adaptação pouco comum, como é observado por meio das raízes respiratórias responsáveis pela captação de oxigênio (pneumatóforos) e formas que permitem a fixação do vegetal.

Esses locais são de grande importância para a fauna aquática, abrigando uma enorme diversidade de animais, que buscam esse ecossistema para se reproduzirem. Tendo também relevância econômica visando às atividades voltadas para a aqüicultura, se estimado o seu potencial produtivo, já que o mangue é considerado o berço da vida aquática, limite entre a terra e a água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro

Artigos Relacionados

Características do arquipélago de Galápagos
As Ilhas Galápagos são um laboratório vivo onde qualquer pessoa pode estudar e aprender sobre a vida, a evolução e a beleza da natureza.
Espécies exóticas invasoras
Saiba o que são espécies exóticas e os problemas que as espécies exóticas invasoras podem causar.
Poluição causada por cemitérios
Você sabe qual o tipo de poluição causada por cemitérios? Conheça aqui!
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!