Whatsapp icon Whatsapp

Muriqui-do-norte

Os muriquis-do-norte são primatas arborícolas que se movimentam rapidamente pela floresta com a ajuda de seus braços logos e cauda preênsil. Foto de P
Os muriquis-do-norte são primatas arborícolas que se movimentam rapidamente pela floresta com a ajuda de seus braços logos e cauda preênsil. Foto de P

Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Infraordem: Platyrrhini
Família: Atelidae, Gray, 1825
Subfamília: Atelinae, Gray, 1825
Gênero: Brachyteles, Spix, 1823
Espécie: Brachyteles hypoxanthus (Kuhl, 1820)

O muriqui-do-norte, também conhecido como mono ou mono-carvoeiro, é um primata endêmico da Mata Atlântica dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. No passado ocorria também na Bahia, mas atualmente encontra-se extinto neste Estado. É o maior primata das Américas, podendo pesar até cerca de 15 kg.

Muriqui

O muriqui-do-norte não apresenta dimorfismo sexual, tanto em relação ao tamanho corporal quanto à dentição. A distinção entre machos e fêmeas é feita pela observação da genitália, que pode ser facilmente distinguida. Os machos adultos apresentam testículos relativamente grandes e as fêmeas adultas possuem clitóris proeminente. Diferenças também podem ser percebidas entre um indivíduo e outro, sendo possível distingui-los. Esses primatas, quando adultos, apresentam certa despigmentação no pelo da região da face e da genitália, gerando padrões diferentes entre os indivíduos.

São primatas arborícolas diurnos e capazes de se movimentar rapidamente entre as árvores, principalmente em virtude de seus longos braços e cauda preênsil (capaz de se agarrar a alguma coisa, no caso, aos troncos das árvores). São animais sociais e vivem em grupos com vários machos e várias fêmeas, não apresentando hierarquia social. Possuem baixa agressividade e têm o hábito de se abraçarem.

Geralmente, tornam-se maduros sexualmente a partir do 5º ano de idade. Normalmente, as fêmeas migram para outros grupos sociais com 6 anos para se reproduzir e têm primeiro filhote por volta dos 9 anos. Elas geram um filhote por gestação, que normalmente dura por volta de 7 meses e ocorre a cada três anos. Ao nascer, o filhote é carregado pela mãe até o desmame.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A dieta dessa espécie é composta principalmente de frutos e folhas, mas também consomem brotos, flores e cascas de árvores.

De acordo com a Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, estabelecida pela instrução normativa n° 3, de 27 de maio de 2003 e editada pelo Ministério do meio Ambiente (Brasil/MMA, 2003), os muriquis-do-norte encontram-se criticamente ameaçados de extinção. Este grau de ameaça está relacionado à sua distribuição geográfica restrita, com habitat muito fragmentado, com continuada fragmentação na extensão de ocorrência e no tamanho populacional, além da previsão de redução em 80% da população em três gerações em razão da diminuição de habitat e caça humana.

Segundo o Plano Nacional para a Conservação dos Muriquis, elaborado pelo ICMBio, em 2011, as principais ameaças à espécie são a perda de vegetação nativa e fragmentação de habitats, queimadas, perda da qualidade de habitats, caça para consumo humano, caça para criação doméstica, tráfico, comercialização, turismo de natureza e doenças.

Fontes:

JERUSALISNKY, L.; TALEBI, M.; MELO, F. R. (Eds.). 2011. Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Muriquis. Brasília: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

BRASIL/MMA. 2003. Instrução normativa n° 03, de 27 de maio de 2003: Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Ministério do Meio Ambiente (MMA), Brasília. Diário Oficial da União – Seção 1 101: 88–97.

Publicado por Flávia de Figueiredo Machado

Artigos Relacionados

Arara
Descubra mais sobre as araras clicando aqui. Neste texto, exploraremos as características desses animais e conheceremos algumas de suas diferentes espécies.
Boi (Bos taurus)
Clique aqui e conheça as diferentes partes do boi que são comercializadas.
Burros e mulas (Gênero Equus)
Animais resultantes do cruzamento entre a égua e o jumento.
Leão
Amplie seus conhecimentos sobre o leão aqui. Veja algumas características básicas desses animais, como habitat, alimentação e reprodução.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Moda e Mediana" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Moda e Mediana
Nessa aula veremos como calcular a moda e a mediana de uma amostra. Mosrarei que a moda é o elemento que possui maior frequência e que uma amostra pode ter mais de uma moda ou não ter moda. Posteriormente, veremos que para calcular a mediana devemos montar o hall (organizar em ordem a amostra) e verificar a quantidade de termos dessa amostra.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.