Whatsapp icon Whatsapp

Mutualismo

O mutualismo é uma relação harmônica interespecífica em que duas espécies se associam e se beneficiam dessa interação, que às vezes pode ser de dependência ou não. Por vezes chamado de mutualismo obrigatório, o mutualismo se diferencia da protocooperação pelo fato de que a sobrevivência das espécies envolvidas no mutualismo depende da interação entre ambas. A seguir iremos ver alguns exemplos de mutualismo.

Os líquens são constituídos por algas clorofiladas e fungos que vivem em estreita associação, sendo que as algas, por meio da fotossíntese, sintetizam matéria orgânica que o fungo utiliza como alimento. Por sua vez, o fungo consegue reter umidade e nutrientes que a alga utiliza, além de conferir proteção à alga. Esse mutualismo entre a alga e o fungo permite que os líquens sobrevivam em ambientes em que nem a alga e nem o fungo conseguiriam sobreviver sozinhos.

Líquens, exemplo de mutualismo entre algas e fungos
Líquens, exemplo de mutualismo entre algas e fungos

Outro exemplo de mutualismo ocorre entre as bactérias fixadoras de nitrogênio do gênero Rhizobium e as raízes das plantas leguminosas, formando as bacteriorrizas. Nessa associação, as bactérias fixam o nitrogênio encontrado na atmosfera necessário ao bom desenvolvimento da planta, enquanto que a planta fornece abrigo às bactérias. Há também as micorrizas, fungos que se associam a raízes de algumas plantas, sendo que os fungos contribuem com a absorção de nutrientes do solo, o que beneficia a planta, e a planta fornece aos fungos nutrientes orgânicos, numa relação de mutualismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Micorrizas e bacteriorrizas
Micorrizas e bacteriorrizas

Cupins também estabelecem uma relação de mutualismo com os protozoários, pois o cupim se alimenta de madeira, mas não consegue produzir as enzimas necessárias para a digestão da celulose, componente da madeira. Por esse motivo, o cupim possui protozoários que vivem em seu interior e são capazes de degradar a celulose e obter a energia necessária ao seu metabolismo. Essa relação também pode ser encontrada em ruminantes, como a vaca e a cabra, e bactérias que vivem em seu sistema digestório.

Os protozoários que vivem em mutualismo com os cupins são do gênero Trichonympha
Os protozoários que vivem em mutualismo com os cupins são do gênero Trichonympha

A anêmona do mar e o caranguejo paguro também estabelecem uma associação mutualística. Esse caranguejo tem o hábito de viver em conchas abandonadas de moluscos, e as anêmonas se instalam sobre essas conchas. Por ser provida de tentáculos cheios de substâncias urticantes, as anêmonas afugentam os predadores, conferindo uma maior proteção ao caranguejo, e a anêmona, por sua vez, que geralmente vive presa a rochas, pode expandir seu raio de ação alimentar, já que é levada para “passear” pelo caranguejo.

O caranguejo paguro tem uma associação mutualística com a anêmona do mar
O caranguejo paguro tem uma associação mutualística com a anêmona do mar

Publicado por Paula Louredo Moraes
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Anfíbios e répteis são considerados bioindicadores da qualidade ambiental
A importância dos répteis e anfíbios para o equilíbrio ambiental
Clique aqui e veja porque anfíbios e répteis são animais tão importantes para o meio ambiente.
A organização dos níveis tróficos e a biomassa convertida em energia transferida de um nível ao outro.
Biomassa e pirâmides de energia
A transferência de matéria e energia nos ecossistemas.
Os fungos do filo Basidiomycota são conhecidos como cogumelos
Classificação dos fungos
Conheça a classificação dos fungos e entenda algumas das principais características pertencentes aos organismos de cada um desses grupos.
Colônia
Compreenda o que é colônia, conheça seus principais tipos e entenda a diferença dessa relação ecológica quando comparada à sociedade, clicando aqui.
O fogo, desde que bem manejado, pode ser benéfico ao cerrado
Fogo no Cerrado
Descubra o principal causador de queimadas no Cerrado.
Inquilinismo
Você conhece a relação ecológica chamada de inquilinismo? Clique aqui, compreenda melhor essa interação, e conheça alguns importantes exemplos dela.
Relações ecológicas
Você sabe o que são as relações ecológicas? Descubra o que são e os tipos existentes, além de conferir uma lista com exemplos e exercícios resolvidos sobre o tema.
video icon
Português
A rosa do povo I Análise literária
Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra A rosa do povo, do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas