Whatsapp icon Whatsapp

Nucleoide

O nucleoide é uma região das células procariontes onde se encontra o material genético desses organismos. Em geral, ele é formado por uma única molécula de DNA circular.
As bactérias são organismos sem núcleo definido
As bactérias são organismos sem núcleo definido

Os organismos procariontes, tais como bactérias e cianobactérias, são seres que não possuem um núcleo definido e apresentam o material genético disperso no citoplasma sem nenhum envoltório nuclear. Nesses organismos, ocorre a presença do chamado nucleoide.

→ Nucleoide

O nucleoide, também chamado de cromossomo bacteriano, é a região onde se encontra o DNA do organismo procarionte. No nucleoide, o DNA apresenta-se geralmente como uma única molécula de DNA dupla fita circular. Diferentemente do DNA de células eucariontes, não se observa a presença de proteínas histonas, as quais estão relacionadas com o processo de compactação e descompactação do DNA.

A estrutura do nucleoide é muito variável e está diretamente relacionada com o estado fisiológico da célula. Em células que estão em fase exponencial de multiplicação (fase em que as células dividem-se), por exemplo, o DNA apresenta-se bastante compactado, e na fase estacionária de multiplicação (fase em que há interrupção da divisão) o DNA está mais relaxado.

As bactérias apresentam uma região com DNA conhecida como nucleoide
As bactérias apresentam uma região com DNA conhecida como nucleoide

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O DNA presente no nucleoide possui todas as informações que são necessárias para que a célula sobreviva. Além disso, esse DNA não possui introns, ou seja, partes do DNA de um gene que não são responsáveis por codificar nenhuma parte da proteína produzida pelo gene e possui capacidade de autoduplicação.

Plasmídeos

Nos organismos procariontes, também existem moléculas de DNA que não estão ligadas ao cromossomo bacteriano, replicando-se de maneira independente. Essas moléculas, chamadas de plasmídeos, são formadas por pequenas porções de DNA dupla fita que se apresentam de maneira circular.

Os plasmídeos possuem, em média, de 5 genes a 100 genes. Esses genes não são responsáveis por produzir características essenciais, entretanto, estão relacionados com algumas vantagens adaptativas. Entre essas vantagens, podemos citar a resistência a antibióticos e a tolerância a metais tóxicos. É importante salientar que os plasmídeos podem ser adquiridos ou mesmo perdidos sem causar danos à célula.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Bactérias
Amplie seus conhecimentos sobre as bactérias, organismos unicelulares que podem ser encontrados em colônias!
Classificação das bactérias
Conheça as principais formas de classificação das bactérias e amplie seus conhecimentos sobre esse grupo de organismos.
Células procariontes
Neste texto entenderemos o que são células procariontes, conheceremos suas características e descobriremos quais são os organismos procariontes.
Floração de cianobactérias
Compreenda o que é a floração de cianobactérias e por que ela é considerada um problema de saúde pública.
Superbactérias
Entenda por que as superbactérias constituem um grave problema nos hospitais brasileiros e do mundo.
video icon
Escrito"Dilema do prisioneiro" sobre a ilustração frontal de dois prisioneiros sentados em celas diferentes.
Filosofia
Dilema do prisioneiro
Saiba o que é o dilema do prisioneiro, um problema da Teoria dos Jogos que interessa as ciências sociais, economia, ciência política, sociologia e a biologia evolutiva.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.