Whatsapp icon Whatsapp

Células procariontes

Células procariontes ou procarióticas são observadas em organismos pertencentes aos domínios Bacteria e Archaea e se destacam pela ausência de núcleo.
Ilustração de uma célula procarionte em evidência no primeiro plano, ao fundo, mais células procariontes
Células procariontes se destacam pela ausência de um núcleo definido.

Células procariontes ou células procarióticas se destacam pela ausência de núcleo, ou seja, o material genético está disperso no citoplasma. Além disso, não possuem outras organelas, tais como mitocôndria, complexo golgiense e retículo endoplasmático.

Ribossomos são estruturas que ocorrem nesse tipo celular, estando relacionados com a síntese de proteínas. Em algumas células procariontes, pode-se observar ainda a presença de parede celular, flagelos, fímbrias e pili. Bactérias e arqueas são organismos com células desse tipo.

Leia mais: Descoberta da célula — foi possível graças aos avanços na área de microscopia

Resumo sobre células procariontes

  • São células que não possuem núcleo.

  • Assim como todas as células, elas possuem membrana plasmática e citoplasma.

  • Não se observa nelas a presença de organelas, ou seja, estruturas como mitocôndrias, cloroplastos, complexo golgiense e retículo endoplasmático estão ausentes.

  • Nelas há ribossomos, estruturas relacionadas com a síntese de proteínas, assim como há nas células eucariontes.

  • Fímbrias, flagelo e pili são estruturas que podem ocorrer nelas.

  • Organismos procariontes pertencem aos domínios Bacteria e Archaea.

O que são células procariontes?

As células procariontes ou procarióticas não possuem núcleo, estando seu material genético disperso no citoplasma. O termo procarionte vem do grego pro, que significa “antes”, e karyon, que significa “núcleo”.

Os procariotos são seres unicelulares, ou seja, formados por uma única célula. Esses organismos podem ocorrer de maneira individual ou formar colônias. Em geral, são pequenos. As bactérias, por exemplo, medem, com algumas exceções, de 0,2 µm a 2 µm de diâmetro e de 2 µm a 8 µm de comprimento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos de organismos com células procariontes

As células procariontes podem ser observadas em organismos dos domínios Bacteria e Archaea. Assim sendo, são exemplos desses organismos as bactérias, as cianobactérias e arqueas.

Características de uma célula procarionte

Assim como todas as células, as procariontes contam com uma membrana plasmática e o citoplasma. A membrana plasmática é constituída por uma bicamada de fosfolipídios e atua, entre outras funções, selecionando as substâncias que entram e saem da célula. Também atua delimitando o citoplasma, constituído por uma matriz gelatinosa. No citoplasma estão dissolvidas diversas substâncias e é onde está o material genético.

Como mencionado, as células procariontes não têm o núcleo definido, estando seu material genético, portanto, disperso no citoplasma. A região onde está o material genético recebe a denominação de nucleoide. Nas células das bactérias, observa-se, na maioria das espécies, uma molécula circular de DNA, denominada cromossomo bacteriano, bastante condensado.

Nas bactérias, observa-se, além do DNA presente no cromossomo, pequenas moléculas circulares de DNA conhecidas como plasmídeos. Essas moléculas têm a capacidade de se replicar de maneira independente do DNA do cromossomo. Além disso, nos plasmídios há genes que podem conferir grande vantagem para as bactérias, estando relacionados, por exemplo, com a resistência a antibióticos.

 Ilustração esquemática das partes de uma célula procarionte
Observe as principais partes de uma célula procarionte.

Além da ausência de núcleo, nas células procariontes não se observa nenhuma outra organela celular. Vale destacar que ribossomos estão presentes nelas, porém, como não são estruturas envoltas por membranas, não são descritos como organelas. Assim como nas eucariontes, os ribossomos de células procariontes estão relacionados com a síntese de proteínas e são compostos por duas subunidades, uma maior e outra menor. Os ribossomos de células procariontes são menores que os encontrados nas eucariontes.

Outra estrutura que ocorre em células procariontes é a parede celular. Esta é uma estrutura localizada externamente à membrana plasmática e que atua na proteção da célula, moldando o seu formato. Ela é ausente em algumas bactérias e arqueas.

Nas arqueas que possuem parede celular, esta não apresenta a mesma composição do que a observada em bactérias. Nas bactérias, a parede celular é composta primordialmente de peptidoglicano. Em algumas espécies, por fora da parede, observa-se ainda uma outra camada viscosa denominada cápsula.

Em algumas células procariontes, podemos observar flagelos, os quais atuam na locomoção da célula. Apesar de desempenharem a mesma função, apresentam algumas diferenças em relação aos flagelos de células eucariontes.

Outras estruturas que podem constar em células procariontes são fímbrias e pili. Fímbrias são estruturas, em geral, mais curtas que os pili e estão relacionadas com a aderência da célula às superfícies. Pili, por sua vez, está relacionado com a aderência e também com a transferência de material genético.

Leia mais: Diferenças entre as células animal e vegetal

Diferenças entre células procariontes e eucariontes

Ilustração da estrutura de uma célula eucarionte
A célula eucarionte é maior e mais complexa que a procarionte.

Células procariontes e eucariontes apresentam algumas diferenças básicas. A primeira delas é a ausência de núcleo nas procariontes e a presença dele nas eucariontes. Além disso, células eucariontes são maiores e mais complexas que as procariontes, apresentando, por exemplo, várias organelas, ausentes em células procariontes. Nestas, observa-se ainda a presença de um DNA circular, enquanto, naquelas, o DNA é linear.

  • Videoaula sobre células procariontes e eucariontes

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

As bactérias são organismos unicelulares e procariontes
Bactérias
Amplie seus conhecimentos sobre as bactérias, organismos unicelulares que podem ser encontrados em colônias!
O citoesqueleto é uma estrutura presente em células eucarióticas que pode ser definida como uma rede de filamentos proteicos.
Citoesqueleto
Aprenda um pouco mais a respeito do citoesqueleto. Saiba o que é essa estrutura, em que células ela está presente e qual é a sua constituição e função.
Citoplasma
Quer conhecer mais sobre o citoplasma? Clique aqui e conheça as principais características do citoplasma e as funções por ele desempenhadas.
As bactérias apresentam diferentes formatos que permitem a sua classificação
Classificação das bactérias
Conheça as principais formas de classificação das bactérias e amplie seus conhecimentos sobre esse grupo de organismos.
Camilo Golgi – Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1906
Complexo Golgiense
Clique aqui e compreenda em que consiste o Complexo de Golgi.
Células
Cliquei aqui e aprenda mais sobre as células lendo nosso texto. Falaremos aqui sobre a classificação das células e suas principais partes, e aprenderemos sobre as organelas.
O DNA é um acido nucleico que se relaciona com a hereditariedade
DNA
Saiba mais sobre o DNA (ácido desoxirribonucleico), um ácido nucleico que garante a transmissão da informação genética de um indivíduo para outro.
A descoberta da célula foi fundamental para o rumo dos estudos em Biologia
Descoberta da célula
Conheça como ocorreu a descoberta da célula e entenda o porquê desse termo.
Diferença entre células procarióticas e eucarióticas
Você sabe a diferença entre células procarióticas e eucarióticas? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre esses dois tipos celulares e conheça suas diferenças.
Membrana plasmática
Que tal ampliar seus conhecimentos a respeito da membrana plasmática? Clique aqui e conheça as principais características dessa membrana e suas funções!
As bactérias são organismos sem núcleo definido
Nucleoide
Você já ouviu falar sobre o nucleoide? Clique aqui e entenda o que é essa região encontrada em células procariontes.
Evolutivamente uma estrutura que proporcionou maior complexidade entre os organismos.
O Núcleo da Célula
Núcleo, Eucariontes, Membrana, Cromossomo, Nucléolo, Nucleoplasma, Cariolinfa, Robert Brown, Mononucleadas, Binucleadas, Multinucleadas, Anucleadas, Poros nucleares, Núcleo interfásico.
Osmose é um processo de movimentação da água através de uma membrana semipermeável.
Osmose
Aprenda um pouco mais a respeito da osmose, processo que envolve a movimentação de solvente por uma membrana semipermeável. Neste texto, aprenderemos a definição desse processo e conheceremos como a osmose atua nas células animais e vegetais. Além disso, conheceremos um exemplo de osmose que acontece no nosso dia a dia.
Plasmídeo é uma molécula de DNA extracromossômica
Plasmídeos
Entenda o que são plasmídeos e sua importância para as bactérias e para os seres humanos.
As cobras são organismos eucariontes, portanto, estão agrupadas no domínio Eukarya
Três domínios
Conheça a classificação dos seres vivos em três domínios e compreenda como o seu surgimento afetou a divisão em cinco reinos.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.