2. Biologia
  3. Ecologia
  4. Os biociclos da Terra

Os biociclos da Terra

Chamamos de biosfera o conjunto de todos os ecossistemas do planeta, ou seja, a camada do planeta Terra que contém organismos vivos. Na biosfera, encontramos diversos ecossistemas (terrestres, marinhos e dulcícolas) e para facilitar o estudo deles é que muitos autores dividiram-na nos chamados biociclos, que são três: epinociclo, talassociclo e limnociclo.

O epinociclo abrange todos os ecossistemas terrestres. Nesse biociclo, encontramos uma biodiversidade riquíssima devido à grande variedade de biomas que possui. Elas são: tundra, taiga, florestas temperadas, florestas tropicais, campos e desertos, é por isso que ele é considerado o biociclo com a maior diversidade de espécies. Cada um desses biomas apresentam uma fauna e flora características, que se adaptaram ao clima, ao regime de chuvas, à latitude, entre outras condições ambientais. Algumas espécies que são encontradas em alguns desses biomas são endêmicas, ou seja, são encontradas somente em determinado bioma.

Características dos biomas pertencentes ao epinociclo:

Tundra – bioma característico do Hemisfério Norte.  Fica quase todo o ano coberto por neve. Nos meses de verão, podem ser encontrados gramíneas, pequenos arbustos, líquens e musgos. Dentre os animais da tundra, podemos citar renas, bois almiscarados, aves, raposas, insetos etc.

Taiga – encontrada no Canadá, Sibéria e Estados Unidos. Ela é chamada por alguns de floresta de coníferas. Nesse bioma, encontramos insetos, aves, alces, renas, ratos, linces, lobos, ursos-pardos etc.

Florestas temperadas – com estações bem definidas, esse bioma é encontrado em áreas dos Estados Unidos, Europa Ocidental, China e também no sul do Brasil. Sua flora é constituída por carvalhos, araucárias, samambaias etc., e sua fauna por diversos animais invertebrados e vertebrados.

Florestas tropicais – bioma encontrado na faixa da linha do Equador com uma diversidade de fauna e flora riquíssimas.

Campos – bioma encontrado em áreas dos Estados Unidos, Rússia, África do Sul, Austrália e América do Sul. Por apresentar baixo índice pluviométrico, a flora encontrada nos campos se restringe a capim. A fauna desse bioma se constitui de gazelas, antílopes, zebras, leões etc.

Desertos – bioma com baixíssimo índice pluviométrico e devido a isso não há diversidade de flora e fauna.

O segundo biociclo que iremos estudar é o talassociclo, que abrange os ecossistemas marinhos. Esse biociclo é considerado como sendo o maior, pois mares e oceanos ocupam aproximadamente ¾ da superfície terrestre. Os organismos encontrados no ambiente aquático, tanto no talassociclo quanto no limnociclo, são chamados plâncton (seres microscópicos como o zooplâncton e o fitoplâcton), nécton (organismos macroscópicos que nadam livremente como peixes) e benton (vivem fixos a um substrato ou se arrastando pelo fundo do mar, como ostras, cracas, anêmonas, siris etc.). O talassociclo é composto pelas regiões costeiras, pelos recifes de corais e pelos manguezais.

As regiões costeiras e os recifes de corais são áreas extremamente produtivas e por esse motivo apresentam uma grande diversidade de organismos vivos. Os manguezais são encontrados em toda região costeira do Brasil e apresentam pouca diversidade de plantas. Neles é possível encontrarmos animais como caranguejos, ostras, aves, peixes etc.

Quanto à profundidade, o talassociclo é dividido em zona nerítica, zona batial e zona abissal. A zona nerítica vai da superfície até aproximadamente 200m de profundidade, já a zona batial vai de 200m até 2.000m de profundidade e a zona abissal pode chegar a profundidades que variam entre 2.000m e 11.000m abaixo da superfície.

O terceiro biociclo conhecido e estudado por nós no presente artigo é o limnociclo, que abrange ecossistemas de água doce e é considerado como sendo o menor dos biociclos. No limnociclo, encontramos dois tipos de ecossistemas, o lêntico e o lótico. O lêntico é representado por ambientes de água parada como lagos e lagoas e o lótico por ambientes de água corrente como rios e córregos.  Os ambientes lênticos são ricos em fitoplâcton, enquanto os ambientes lóticos são pobres em plâncton.

Os biociclos abrangem os ecossistemas terrestres e aquáticos
Publicado por: Paula Louredo Moraes
O aumento na temperatura média do planeta pode desencadear longos períodos de estiagem no futuro.
Mudanças climáticas
Amplie seus conhecimentos sobre mudanças climáticas conhecendo melhor o que é esse fenômeno, bem como suas principais causas e consequências para o planeta.
O aspecto seco do ecossistema Caatinga.
Caatinga
Um bioma brasileiro castigado pelo regime climático.
Consumidor primário sendo predado por um consumidor carnívoro, topo de cadeia alimentar, e sua prole.
Predatismo
Uma relação ecológica interespecífica desarmônica, manifesta pela ação predatória.
Forma independente de mutualismo entre diferentes espécies.
Protocooperação
Forma independente de mutualismo entre diferentes espécies.
Campanha de reciclagem de óleo de cozinha de Porto Seguro - BA
Dicas práticas de como melhorar o meio ambiente
Pequenas ações, grandes mudanças: ajude o meio ambiente.
Hora do Planeta 2020
A Hora do Planeta é um movimento conhecido mundialmente que ocorrerá no dia 28 de março. Aproveite nosso texto para conhecer essa ação e seu objetivo.
Na imagem, podemos observar uma relação de comensalismo entre as rêmoras e o tubarão
Comensalismo, uma relação ecológica interespecífica
Veja qual é a relação ecológica que ocorre entre tubarões e rêmoras.
O ciclo do elemento químico fósforo.
Ciclo do Fósforo
Um elemento químico componente da estrutura molecular de importantes substâncias orgânicas.
A herbivoria é uma relação interespecífica prejudicial às plantas
Herbivoria
Saiba mais sobre a herbivoria, relação ecológica interespecífica que é boa para o animal, mas prejudicial às plantas.
O fogo, desde que bem manejado, pode ser benéfico ao cerrado
Fogo no Cerrado
Descubra o principal causador de queimadas no Cerrado.
O ciclo da água é essencial à vida
Ciclo da água
Saiba no que consiste o pequeno e o grande ciclo da água.
As abelhas são insetos que vivem em sociedade, um exemplo de relação ecológica intraespecífica
Relações ecológicas intraespecíficas
Saiba quais são os tipos de relações ecológicas intraespecíficas existentes e compreenda a diferença com as relações ecológicas interespecíficas.
Iniciativa da WWF, a Hora do Planeta é uma campanha que conscientiza sobre a necessidade de adoção de medidas sustentáveis de desenvolvimento.
Hora do Planeta 2019
A Hora do Planeta é um movimento muito conhecido e em 2019 ocorrerá no dia 30 de março. Aproveite essa data para conhecer melhor essa ação e seu objetivo.